07 ago 2017

O que são e como utilizar indicadores de desempenho?

leitura de 4 min
O que são e como utilizar indicadores de desempenho?

Acompanhar os resultados dos processos é essencial para entender como eles contribuem para o alcance dos objetivos e se algumas mudanças precisam ser feitas nos métodos de trabalho.

Para que esse acompanhamento seja eficaz, é essencial desenvolver métricas e basear as análises nelas. É aí que surgem os indicadores de desempenho e seus benefícios para as empresas.

Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que são esses indicadores?

Os indicadores de desempenho podem ser definidos como uma ferramenta de gestão voltada para a análise dos resultados dos processos. Por meio deles, o gestor consegue identificar se todos os recursos e esforços empregados foram suficientes para alcançar as metas.

Por que são importantes para uma gestão?

Ao fazer o acompanhamento desses indicadores, o gestor consegue monitorar melhor os seus processos, além de saber com maior precisão quais são as principais falhas (e onde elas ocorrem) a fim de tomar uma decisão mais acertada a respeito de quais mudanças precisam ser feitas.

Quais tipos de indicadores de desempenho devem ser acompanhados?

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho — relacionados a produtividade, qualidade, finanças, comercial, logística, entre outros — e eles podem ser usados nos mais diversos níveis dentro da empresa. Entre alguns mais relevantes, podemos citar:

Indicador de custos

O acompanhamento desse tipo de indicador é essencial para garantir a saúde financeira da empresa. Para manter suas atividades, é natural que sejam gerados custos. No entanto, quando eles são muito altos, podem comprometer a lucratividade do negócio.

O ideal é acompanhar todos os custos (fixos e variáveis) por categoria, o que torna mais fácil o acompanhamento e a decisão de quais deles são supérfluos e poderão ser cortados.

Além disso, vale lembrar que essa identificação também influencia a precificação dos produtos.

Indicador de lucratividade

Acompanhar o indicador de faturamento mensal ajuda a compreender como foi o resultado em vendas da empresa. No entanto, saber qual foi o lucro alcançado por meio delas também é necessário para entender se o desempenho foi mesmo satisfatório.

Se já ocorreram situações em que o faturamento é alto, mas o dinheiro não sobra, é sinal de que a lucratividade foi comprometida. O problema pode estar na precificação que não considera uma margem adequada, ou nos custos que estão muito elevados.

Indicador de recebimento

Ao fazer as análises para avaliar o desempenho financeiro, deve-se lembrar de que podem existir casos de inadimplência e que também alguns recebimentos são parcelados.

Ou seja, existe a possibilidade de se faturar R$ 50 mil, mas receber apenas R$ 30 mil desse valor.

Acompanhar os recebimentos ajuda a entender o valor real que está entrando no caixa da empresa.

Indicador de nível de estoque

Manter uma quantidade de produtos em estoque é necessário para garantir que as demandas de vendas serão supridas. Contudo, é preciso ter o cuidado de evitar excessos de itens, que podem levar a prejuízos.

Sendo assim, é preciso acompanhar o giro dos materiais (tempo médio em que eles ficam no estoque antes de precisar de reposição), índice de avarias, perdas e obsolescências, por exemplo.

Esses dados ajudam a entender melhor como deve ser feita a composição, evitando desperdícios e a falta, que pode provocar perda de vendas e insatisfação dos clientes.

Indicador de valor do ticket médio

O ticket médio de vendas representa qual é o valor médio de cada negociação que foi realizada no período. Para encontrar esse dado, basta dividir o valor do faturamento mensal pela quantidade de vendas que foram feitas no período.

Quando se acompanha esse número por cliente, torna-se possível saber quais compram melhor e quais precisam ser mais desenvolvidos, a fim de melhorar os resultados.

Existem diversos outros indicadores de desempenho que podem — e devem — ser acompanhados em uma empresa. No entanto, para que eles realmente ajudem a aprimorar os processos e os resultados, é preciso ter o cuidado de acompanhar os dados que realmente são relevantes para a companhia. Caso contrário, corre-se o risco de se perder em diversos controles que não levam a lugar algum.

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