06 maio 2020

Pandemia do novo Coronavírus: últimas notícias e novidades

Resumo diário (06/05) das principais informações e novidades sobre a pandemia do Coronavírus e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Pandemia do novo Coronavírus: últimas notícias e novidades

Nós sabemos que empreender por si só já é uma tarefa desafiadora. Manter a empresa em pleno funcionamento, com as entradas, saídas e contas organizadas, com uma equipe engajada e gerando resultado mesmo nos momentos mais difíceis. No entanto, com a crise da pandemia do novo Coronavírus e seus impactos para a economia, essa missão se tornou um desafio ainda mais complicado, recheado de novas adversidades.

Assim, os pequenos negócios que conseguiram manter as suas atividades nos últimos meses, enxergam todos os dias a necessidade de resistir e se reinventar. É nesse cenário que entramos para fazer a nossa parte. 

Decidimos reservar um espaço no nosso blog, a Seção Coronavírus, com resumos sobre os últimos acontecimentos a respeito da Covid-19 e dicas de gestão para empreendedores enfrentarem esse momento mais preparados e fortes.

Confira o resumo do que rolou hoje (06/05) sobre a pandemia do Coronavírus e seus impactos na saúde a na economia: 

Pandemia do novo Coronavírus: perspectiva geral 

Nas últimas 24 horas, o Brasil bateu um novo recorde de vítimas fatais por complicações da doença Covid-19 e o número notificado foi 600. Portanto, já são quase 115 mil infectados pelo vírus, 50 mil recuperados e 8 mil mortos registrados em todas as regiões do país. A preocupação com a proliferação da pandemia do novo Coronavírus continua muito presente em território nacional e as consequências conseguem ser sentidas em diferentes esferas. (Fonte: El País)

Nesse cenário, os principais afetados são as pessoas que estão nas linhas de frente de combate à pandemia: os profissionais da saúde. Desde quando o vírus foi notificado em terras brasileiras, já perdemos 73 profissionais da enfermagem nessa luta, mais do que em muitos países também afetados pela pandemia. De acordo com a matéria do El País, alguns dos fatores que levaram à alta mortalidade de profissionais de saúde no Brasil, foram a escassez de equipamentos de proteção individuais e o não afastamento de profissionais que fazem parte do grupo de risco.

No início desta semana, a prefeitura de São Paulo colocou em prática o bloqueio das vias da cidade, principal afetada pela pandemia do Coronavírus no Brasil, como forma de conter a proliferação do vírus. No entanto, hoje (06/05), a prefeitura voltou atrás com a decisão após a reclamação de funcionários da saúde que precisavam se locomover pela cidade para chegar em seus trabalhos. (Fonte: G1)

Pandemia do novo Coronavírus: economia e empreendedorismo 

O retrato da economia também é preenchido por incerteza e preocupação com os efeitos dessa pandemia por todo o mundo. Por outro lado, algumas iniciativas, públicas e privadas, têm sido divulgadas como forma de conter as consequências do vírus principalmente para empreendedores. Vamos falar sobre as últimas novidades?

Hoje (06/05), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou um documento dizendo que destinará R$ 4 bilhões para auxiliar pequenas e médias empresas brasileiras que estão enfrentando a crise provocada pela pandemia do Coronavírus, por meio de financiamentos empresariais. O investimento será feito em até 10 fundos de crédito privado, que serão selecionados e divulgados nas próximas semanas. (Fonte: R7)

Além disso, de acordo com a Caixa, o novo lote de pagamento do auxílio emergencial destinado aos trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs durante a crise, deve ter uma distribuição mais eficaz. Ainda não conseguiu receber o seu? Confira as novidades sobre a iniciativa na matéria da Valor Investe.

Dica para empreendedores

Como podemos ajudar os empreendedores brasileiros hoje? Inspirados na nossa pergunta de todos os dias, mergulhamos de cabeça em um projeto muito especial criado para minimizar os impactos da crise do #Coronavírus na sobrevivência das pequenas e médias empresas.

O Estímulo 2020 é uma iniciativa totalmente privada que oferece crédito empresarial para os negócios mais afetados pela pandemia. Ainda, com custos mais baixos e um processo simples. Os beneficiados do projeto terão três meses de carência, parcelamento de até 15 vezes e juros de 4% ao ano.

Contando com a doação de quase 20 empresários e a esteira de crédito da Biz, o objetivo do auxílio é dar acesso aos recursos necessários para empreendedores enfrentarem a crise, se reestruturarem e conseguirem manter as portas de suas empresas abertas.

Vamos juntos? Ajudando pessoas, apoiando negócios. Afinal, somos a maior rede de empreendedores do Brasil. Acesse https://apoiandonegocios.org/ e saiba sobre as doação e como conseguir crédito empresarial.

Como podemos te ajudar mais?

O nosso propósito na crise da pandemia do novo Coronavírus é não deixar de oferecer nossas mãos e apoio para os protagonistas da nossa história: os donos de pequenos negócios. O isolamento social e atmosfera de incerteza que vem nos cercando nas últimas semanas não têm tornado nada fácil a vida do empreendedor que precisa manter as portas abertas. 

Nosso papel é te ajudar a enfrentar todas as adversidades desse processo. Afinal, estamos aqui por você e para você, empreendedor! Conta pra gente, como podemos te ajudar hoje? 

Sua empresa precisa de financiamento empresarial na crise da pandemia do novo Coronavírus? Nós podemos te ajudar. Já conhece a linha de crédito, rápida, segura e online da Biz? Ainda não? Então, está na hora de correr no nosso site e conhecer cada benefício:  https://bizcapital.com.br/

ver tudo sobre: dicas de gestão