29 maio 2020

Resumo sobre Covid-19: últimas notícias sobre o Coronavírus

Resumo diário (29/05) das principais novidades e informações sobre a Covid-19 e seus efeitos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Resumo sobre Covid-19: últimas notícias sobre o Coronavírus


Como podemos ajudar um pequeno negócio hoje? É com esse constante questionamento que trabalhamos para formar uma grande rede de apoio para os empreendedores brasileiros. O nosso objetivo é servir de trampolim para o seu crescimento e amortecedor para os maiores impactos da pandemia do Coronavírus. E, se você tem uma empresa e está passando por momentos conturbados nessa crise, seu lugar é aqui, aprendendo e crescendo junto com a gente. 

Hoje, para manter todos os empreendedores informados com o que está acontecendo no Brasil e no mundo, tanto sobre questões relacionadas à saúde, quanto com a nossa economia, vamos entrar em mais um resumo sobre Covid-19, Assim, embora o momento seja imprevisível, sua empresa consegue ficar preparada para qualquer surpresa positiva ou negativa que possa aparecer. 

Então, vamos juntos? 

Resumo sobre Covid-19: perspectiva geral

Até esta sexta-feira, 29/05, de acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de vítimas fatais já soma 26.754. Pelo terceiro dia consecutivo, mais de mil óbitos vem sendo registrados no período de 24 horas. Esse cenário coloca o Brasil com o recorde de quantidade diária de vítimas fatais por complicações da Covid-19 em todo o mundo. Especialistas e órgãos de pesquisa internacionais já apontam o nosso país como epicentro da pandemia. (Fonte: El País

No entanto, ainda com um cenário pessimista e sem previsão de melhora, a conversa sobre a reabertura da economia continua em alta em boa parte dos estados brasileiros, principalmente em São Paulo, no Rio e no Ceará. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo tem estudado uma forma segura de fazer com que os brasileiros voltem a trabalhar. Esse retorno, gradual e cuidadoso, terá protocolo e será dividido tanto por região, quanto por setor de atuação. (Fonte: UOL)

Enquanto isso, o governo brasileiro parece ter mudado de posição e a sua postura na relação entre a pandemia e os acordos mundiais. Passamos a fazer parte e a investir em um acordo, proposto pelo governo da Costa Rica, de compartilhamento de tecnologia e informação que procura acelerar o desenvolvimento de mecanismos contra a Covid-19, como vacinas e tratamentos. Além do Brasil, outros 30 países, como a Noruega e Equador, também estão inseridos na iniciativa. (Fonte: UOL)

Resumo sobre Covid-19: economia e empreendedorismo

Como já conversamos, a pandemia do Coronavírus (Covid-19) tem causado grandes perturbações à economia global. Para além de questões relacionadas à saúde da população, a disseminação do vírus também colocou o Brasil em estado de alerta e crise econômica. As atividades econômicas no país já estão “paradas” pelo isolamento social em um período de mais de 2 meses e as consequências são preocupantes. 

Nesse cenário, conseguimos ver que a economia brasileira encolheu no primeiro trimestre de 2020 e o Produto Interno Bruto (PIB) também caiu em 1,5%, em comparação ao último trimestre do último ano. Os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que a crise provocada pela pandemia contribuiu para uma queda de 2% no consumo das famílias, sendo a maior queda desde o apagão de 2001. (Fonte: UOL)

Além disso, nessa semana, o nosso estudo com os tomadores de crédito da Biz teve destaque em uma matéria da Valor Investe sobre os impactos da pandemia do Coronavírus, principalmente nos mercados de turismo e transporte. Você sabia que esses setores foram os mais afetados pela medida de isolamento social? Segundo os dados da nossa pesquisa, esses empreendedores estão tendo que se adaptar a uma queda de receita de 72% nos seus negócios. (Fonte: Valor Investe)

Por fim, não podíamos terminar o nosso resumo sobre Covid-19 sem dar novidades sobre o Auxílio Emergencial para ajudar trabalhadores sem carteira assinada, autônomos, MEIs e desempregados, né? De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, existe a possibilidade da ajuda ser prorrogada por mais meses, tendo em vista que a pandemia continua a ter efeitos negativos, mas que o seu valor de R$ 600 precisa diminuir. (Fonte: UOL)

Como podemos te ajudar mais? 

Empreendedor, agora que já estamos navegando no nosso terceiro mês da pandemia do Coronavírus, queremos te ouvir. Neste momento que tivemos que mudar o nosso modo de vida e a forma como fazemos negócio, o que mais mudou na rotina da sua empresa? Qual foi a principal solução que sua equipe teve que colocar em prática nos últimos meses? 

A sua experiência pode ajudar no obstáculo que o empreendedor ao seu lado não está conseguindo ultrapassar. E se a gente pudesse virar a maior rede de apoio entre empreendedores do Brasil? 

Diante dessa missão: para além de oferecer empréstimo empresarial, com um processo rápido, seguro e online, nesta crise nós dedicamos todos os nossos esforços para vocês.  Acompanhe as nossas redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram) e a nossa Seção Coronavírus aqui no blog. Separamos os nossos espaços para compartilhar conteúdos exclusivos que foram pensados para te oferecer o nosso apoio durante a crise.

Por fim, se é de investimento que a sua empresa precisa para vencer a crise do Coronavírus, a Biz oferece uma linha de crédito feita sob medida para o seu negócio. Simule as suas condições, solicite o empréstimo e mude o rumo dessa história!

ver tudo sobre: dicas de gestão