13 maio 2020

Saiba como ter uma renda extra ao criar um site

Confira essas dicas de como conseguir uma renda extra ao criar um site e tenha sucesso com o principal canal da sua estratégia de Marketing Digital!
leitura de 6 min
Saiba como ter uma renda extra ao criar um site

Um site é o principal canal de uma estratégia de Marketing Digital, por isso muitas empresas e profissionais autônomos o utilizam para ganhar dinheiro por meio da internet. Porém, a grande dúvida que surge entre as pessoas que querem entrar nesse mundo é: como ter uma renda extra ao criar um site?

Para responder essa pergunta, produzimos este artigo dividido pelos seguintes pontos:

  • como criar um site;
  • como monetizar um site.

Vamos em frente?

Como criar um site

Vamos começar apresentando os quatro pontos principais para a criação de um site: ideia, domínio, servidor e CMS.

Ideia

O primeiro passo para fazer um site é saber qual será a ideia principal dele. É válido dizer que não precisa ser necessariamente um site, mas também um blog em que você publique posts sobre um assunto específico

Por essa razão, a ideia é fundamental. Assim que você a tiver criado, será mais fácil seguir os próximos passos referentes ao objetivo de gerar renda por meio da internet.

Porém, sem um exemplo, fica difícil imaginar uma ideia, não é mesmo? Então, vamos criar um! Imaginemos que a ideia para o seu site ou blog seja tênis.

Domínio

Agora que a ideia está elaborada, o passo seguinte é escolher e contratar o domínio para o seu site. O domínio é a URL que inserimos na barra de endereços para acessarmos um site. Para ter um, você deve acessar uma empresa que ofereça esse tipo de serviço e adquirir o seu.

O preço pode variar de acordo com a empresa e, sobretudo, a disponibilidade do domínio. Certamente tênis.com.br não está disponível. Mas, se a ideia for fazer um site sobre tênis para corrida, o domínio tenisparacorrida.com.br ainda estava disponível até o fechamento deste post pelo RegistroBR.

Servidor

O domínio dá acesso ao seu site, mas como os conteúdos são armazenados nele? Afinal, um site tem textos, imagens, vídeos, documentos, etc. Todos esses tipos de arquivos precisam estar em algum lugar da internet, certo? Por isso, é necessário contratar também um servidor de hospedagem.

O servidor é classificado em dois tipos: compartilhado e dedicado. O servidor compartilhado é o mais apropriado para sites iniciantes e com orçamento enxuto, nele você paga um valor anual para ter um espaço de hospedagem dividido entre outros usuários.

Por outro lado, a hospedagem dedicada dá a você um espaço exclusivo para o seu site. É o tipo mais apropriado aos sites que têm um número alto de visitas, pois permite que ele aguente tal quantidade de tráfego sem que o servidor caia, o que resulta no erro 500.

CMS

Na sequência, você deve escolher o CMS para o seu site. CMS é a sigla de Content Management System, ou seja, é o sistema que gerencia os conteúdos criados no seu site. Há vários que você pode escolher, embora o de maior preferência seja o WordPress.

A razão disso é que o WordPress possui muitas funcionalidades para otimizar o desempenho do seu site, além de ser fácil de usar. Em apenas simples passos, você consegue instalar o WordPress no seu servidor e criar um site da forma como você imagina.

Rock Stage

E se quiser facilitar ainda mais esse processo, existem soluções como o Rock Stage. Desenvolvido pela equipe de tecnologia da Rock Content, o Rock Stage permite que você crie um site em apenas 2 minutos.

Para isso, basta clicar aqui e escolher o plano que é mais apropriado para a sua necessidade no momento. Caso tenha dificuldade em escolhê-lo, não se preocupe, basta clicar aqui para agendar uma consulta gratuita com um especialista do Rock Stage.

Como monetizar o site

Agora que você já sabe quais são os passos necessários para a criação, listamos aqui quais são as formas de ganhar uma renda extra ao criar um site.

Google Adsense

Alguma vez você já entrou num site ou blog e viu anúncios relacionados a pesquisas que você fez anteriormente no Google? Por exemplo: você vê o anúncio de uma geladeira, mas não a compra. Depois disso, a oferta dela aparece em banners dentro de outros sites.

Esses banners de remarketing pertencem ao Google Adsense que insere esses tipos de anúncios em sites e blogs de forma automática. As visualizações e cliques dão ao dono do site centavos de dólar, ou seja, se você tiver muitos visitantes, poderá ganhar cada vez mais.

Para fazer o mesmo no seu site, é muito simples. Basta acessar o site do Google Adsense e criar uma conta a partir do seu Gmail. A medida que os ganhos começarem a entrar, você conseguirá vê-los no painel do seu perfil.

Oferta de produtos ou serviços

Se tiver produtos ou serviços que você mesmo produz ou oferece, seu site pode ser o principal canal para promovê-los. Por isso, dedique uma parte dele para criar conteúdos referentes a essas ofertas e trate de otimizar os conteúdos com técnicas de SEO.

Essas técnicas fazem com que seu site tenha mais chances de aparecer entre as primeiras posições dos resultados de busca do Google. Como esse é um assunto amplo, recomendamos que leia também este Guia de SEO da Rock Content.

Programa de afiliados

Você não precisa vender somente produtos seus para ganhar dinheiro com o seu site, também pode vender produtos de terceiros por meio de um Programa de Afiliados. Alguns dos principais sites que oferecem afiliação são:

Ao criar uma conta neles, você pode começar a oferecer seus produtos no seu site a partir de um link de afiliados que te atribuem uma comissão toda vez que alguém fizer uma compra a partir deles. Assim, você consegue uma renda extra com a comissão gerada pela sua indicação.

Venda de espaço publicitário

Por fim, outra forma de monetizar um site é vendendo espaço dentro dele para quem quiser anunciar uma marca. Contudo, para fazer esse tipo de oferta, é fundamental que o seu site seja bem conhecido pelo seu público, além de ter uma quantidade alta de visitantes dentro do seu nicho.

Ao seguir essas dicas, você poderá ter uma renda extra ao criar um site. Os ganhos no começo deverão ser poucos, mas tenderão a aumentar à medida que o seu site passe a ter cada vez mais visitas, sobretudo vindas de procuras feitas pelo Google.


Assim, para que você saiba quais passos seguir para ficar mais visível nos motores de busca, confira este artigo que escrevemos sobre como fazer seu site aparecer no Google.

Esse texto foi escrito pelo time da Rock Content. Sua empresa tem conhecimento e recursos necessários para tocar uma estratégia de marketing de conteúdo? A Rock Content pode te ajudar!

ver tudo sobre: guia financeiro