Central de Ajuda

O que significa SCR?

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) é um banco de dados com informações sobre todas as operações de crédito acima de R$200,00, como empréstimos, financiamentos, avais e fianças, realizadas entre as instituições financeiras ou fintechs e seus clientes.

O SCR é diferente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou SERASA, pois é um sistema próprio do Banco Central que não indica apenas os negativados, mas todas as transações financeiras que são realizadas no país.

Qual a finalidade do SCR?

  • Permitir que os clientes das instituições financeiras ou fintechs acompanhem as informações de suas operações de crédito que estão registradas no SCR, trazendo maior transparência, sem desrespeitar o sigilo bancário.
  • Permitir que o Banco Central do Brasil obtenha informações mais precisas para o controle das operações de crédito praticadas pelas instituições financeiras ou fintechs autorizadas, oferecendo maior credibilidade e segurança ao público que consome os serviços e produtos destas empresas.
  • Permitir que as instituições financeiras ou fintechs façam uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus clientes, garantindo que as aprovações sejam feitas com mais segurança e precisão. Com isso, também conseguem praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. 

Como posso consultar as informações do SCR?

Você pode consultar seus dados cadastrados no SCR por meio da internet, no site do próprio Banco Central. Basta acessar com seu login de pessoa jurídica ou através da conta Gov.br com o certificado digital associado no Registrato: https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/.

Você também pode obter mais informações sobre a consulta e a utilização do SCR pelo telefone 0800 979 2345 do Banco Central, nos dias úteis, das 9h às 16h, ou no endereço eletrônico www.bcb.gov.br/?SCR.

O que devo fazer caso haja necessidade de correção, exclusão, registro de medidas judiciais ou manifestação de discordância nos meus dados do SCR?

Se você identificar algum erro nas suas informações divulgadas no SCR, solicite a retificação dos dados junto à instituição responsável pela informação.

Você também pode fazer uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil, apresentando o documento de Identidade e CPF ou entrar em contato com o número 0800 979 2345 do Banco Central do Brasil.

Caso as providências acima não tenham adiantado, sugerimos que busque apoio jurídico para resolver a questão.

Não se esqueça! As instituições financeiras ou fintechs só poderão consultar as informações registradas no SCR mediante a prévia autorização do cliente.

Para mais informações, acesse: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/scr.asp.

Leia mais: o que é SCR

Entre em contato conosco

Não encontrou o
que procurava?

Estamos disponíveis em diversos
canais para ajudar você:

Rede Sociais