Não tem como negar que um visual bonito chama atenção e ajuda a aumentar suas vendas. Ignorar a aparência do seu negócio pode ser um verdadeiro “tiro no pé”. Por quê? Vai dizer que você mesmo não se identifica mais com aquele ambiente harmonioso ou com aquele produto bem feito e elaborado?
Quando você pensa no visual e constrói uma identidade para aquele determinado objeto, marca, sala ou loja, você aumenta a chance de atrair aquela pessoa que é especial para você.
E quando o assunto é a sua empresa, não é diferente. A apresentação da sua loja é essencial para a atração do seu cliente. Além disso, como resultado de um bom trabalho estético vem o aumento das vendas.
Pesquisas realizadas pelo Sebrae nos últimos anos, com mais de 8 mil empresários em 157 cidades brasileiras, mostram que melhorias nos aspectos visuais da loja (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros) podem ampliar as vendas de 12% a 40%, com medidas simples e baratas.
Se você traz para o seu cliente uma experiência diferente e faz do seu negócio um ambiente especial, ele pode virar um promotor da sua loja, fazendo um verdadeiro marketing boca a boca, indicando o local para seus amigos e familiares.
Por melhores produtos e preços que a sua loja ofereça, se a sua aparência não ajudar a atrair os clientes pelos olhos, seus lucros estarão comprometidos e, assim, a sustentabilidade do negócio.
Então, organizar as finanças da sua empresa para fazer uma reforma e melhorar o ambiente e aspecto do espaço físico, deveria ser um objetivo definido por você.
Economizar na comunicação visual do empreendimento pode pôr tudo a perder. Por isso, a organização do espaço externo e interno da loja e o investimento na aparência devem assumir um papel central no planejamento do negócio.
Pensando nisso, para te ajudar, separamos 3 dicas incríveis para melhorar a aparência da sua loja e aumentar suas vendas.
Por onde começar?
1 – A primeira impressão é a que fica
Sua fachada não pode ser ignorada, ela é a vitrine do seu negócio, ela chama o seu potencial cliente para dentro. Seu letreiro, design, ambiente externo e imagens precisam ser estrategicamente definidos. Quando você investe na sua fachada, você pensa diretamente na atração das pessoas que passam pelo seu estabelecimento. Ela precisa ser um convite declarado para quem está do lado de fora.
E uma boa estratégia para começar a pensar na fachada do seu negócio é entender como as cores podem influenciar as ações do seu público alvo.
As cores atraem diretamente o subconsciente das pessoas influenciando as ações delas, criando de imediato uma conexão inicial. Grandes marcas utilizam a estratégia das cores como uma “isca” para chamar a atenção do público.
Os restaurantes fast foods, por exemplo, costumam usar o vermelho e o amarelo porque essas cores estimulam o apetite. Já o verde remete ao meio ambiente e é comum em restaurantes de alimentação saudável.
Preparamos um infográfico para te ajudar a entender um pouco mais sobre o estudo das cores e a sua influência nas emoções e também nas áreas de negócios. Se você se interessar mais pelo assunto, vale fazer uma busca e se aprofundar mais na psicologia das cores.
2 – Conforto e acessibilidade
Nesse caso, não se trata apenas do visual estético do seu empreendimento, mas de pensar na circulação das pessoas e priorizar a visualização do seu produto. O interior do seu negócio deve ser funcional, os móveis e acessórios precisam estar adequados ao seu produto.
Manter o local limpo e organizado também tem um impacto direto no bem estar do seu cliente. Os espaços livres são essenciais para a circulação de ar, seja natural ou climatizado. Além disso, disponibilizar poltronas ou cadeiras em algum local de menor circulação de pessoas para acomodar acompanhantes também faz diferença.
Todo esse planejamento vai depender diretamente do seu tipo de negócio. Por isso, é bem importante que você tenha um especialista ao seu lado na hora da sua tomada de decisão para evitar erros e custos desnecessários.
Vale lembrar que todo investimento tem um valor e entender o impacto dessas ações para a empresa é muito importante. Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de manter as finanças em dia. Nada melhor do que se preparar bem para o crescimento.
3 – Comunicação eficaz e empatia com o cliente
Não se engane, a forma como você se comunica com o seu cliente cria ou não uma identificação direta entre vocês. Toda empresa quer que o cliente retorne e a maneira como você “conversa” com ele tem um papel super importante nessa decisão de retorno.
Todas as informações e mensagens que são transmitidas pela sua empresa devem ser claras, coesas e facilmente compreendidas. Quanto mais direto for, mais chances de não existir erros de interpretação e frustrações.
Para isso, é bem importante que você conheça seu público, saiba como ele se comporta, qual a melhor maneira de falar com ele e o que chama mais a sua atenção.
Até na hora de fazer uma promoção é legal entender qual a melhor estratégia de comunicação!
Vale sempre lembrar que ser criativo é bom, mas exageros podem ser um caminho sem volta. Cuidado para não poluir e prejudicar a sua marca. Pesquise sempre, veja como as empresas estão trabalhando e o que estão fazendo. É sempre bom estudar o mercado para ter boas ideias.
Tão importante quanto o seu espaço físico é a identidade visual do seu negócio. Todas essas estratégias compõem juntas a personalidade da sua marca e têm um efeito direto no seu consumidor e consequentemente nas suas vendas.
Chegou o momento da sua empresa aumentar as vendas?
Essas 3 dicas para melhorar a aparência do seu negócio fizeram sentido para você? Chegou a hora de fazer aquela reforma do seu espaço para melhorar seu ambiente, trazendo mais conforto para o seu cliente? Você quer trabalhar melhor a identidade do seu negócio?
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Conhecemos a sua urgência e também as dificuldades do dia a dia, por isso, não queremos que você mexa no seu caixa. Sabemos que você não pode descapitalizar a sua empresa. Dessa forma, pegar um empréstimo para impulsionar suas vendas pode ser uma ótima solução.
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