03 jan 2020

5 razões para você usar um software de gestão financeira na empresa

No mercado há várias empresas que fornecem ferramentas práticas e fáceis de usar, então não vai ser difícil encontrar o melhor software de gestão financeira para o seu negócio.
5 razões para você usar um software de gestão financeira na empresa

Você é um empreendedor que deseja ter uma empresa de sucesso, certo?! Já pensou em usar um software de gestão financeira para melhorar a organização do seu negócio?

Como um bom gestor, você deve saber que ter um propósito bem definido, planejar o ano, analisar as contas, fazer controle e acertar os custos é fundamental para a saúde financeira da sua empresa.

A gente sabe que é muito comum, principalmente nos micro e pequenos negócios, o uso daquele famoso caderninho de contas, que os empreendedores costumam anotar tudo. Mas será que ele é a melhor maneira de controlar as finanças da empresa?

O objetivo no final das contas é melhorar os resultados do negócio; e pensar quais as melhores estratégias para isso é essencial. 

E um importante passo para isso é começar utilizar ferramentas que ajudem no processo de organização da empresa.

Mas por onde começar?

Começar a deixar de lado as atividades manuais e amadoras é importantíssimo para o amadurecimento do negócio. O caderninho, apesar de parecer seguro, não é eficiente e nem escalável. 

Um negócio de sucesso acaba chamando mais e mais clientes e sair da dependência de uma atividade tão manual é fundamental.

E você pode ficar tranquilo que essa desorganização é muito comum entre empresas (até mesmo as maiores), isso não acontece só na sua que é pequena. Por isso, o mais importante é você tomar a decisão de melhorar a sua gestão hoje. 

De acordo com a matéria da revista Exame, em uma pesquisa realizada, muitos gerentes apontaram grande desorganização nas empresas na hora de conseguir informações.

Dos entrevistados, 45% acham que reunir informação sobre as outras áreas da empresa é um grande desafio, quanto 31% disseram ter dificuldade em obter dados sobre os concorrentes.

Os profissionais afirmaram que gastam mais de um quarto do tempo buscando informações necessárias ao seu trabalho e, quando as encontram, 50% dos dados estão incorretos.

Viu como essa tarefa de se organizar é um desafio a todos?

Como um software de gestão financeira pode ajudar o seu negócio a decolar?

No mercado há várias empresas que fornecem ferramentas práticas e fáceis de usar, então não vai ser difícil encontrar o melhor software de gestão financeira para o seu negócio. 

Importante entender quais são as funcionalidades imprescindíveis para ajudar a sua empresa em todos os processos. Por isso, fazer uma pesquisa na internet é item obrigatório antes de escolher a sua opção. 

Avaliar o custo/benefício do software de gestão financeira é muito válido, porque o barato pode sair caro. Afinal, estamos falando do futuro da sua empresa e nessa hora vale colocar tudo na ponta do lápis para não ter erro.

Confira agora as 5 vantagens que separamos para você na hora de fazer a sua pesquisa sobre o melhor software de gestão financeira para a sua empresa:

Confira as 5 vantagens que separamos para você na hora de fazer a sua pesquisa sobre o melhor software de gestão financeira para a sua empresa.

1 – Organização das despesas

Você vai poder organizar suas contas a pagar por data, categoria, centro de custo e ainda vai poder ter alertas de pagamentos e vencimentos. A ferramenta colabora para você ter mais segurança e facilidade na hora da organização.

2 – Dados mais precisos e de fácil acesso

Com os dados da sua empresa reunidos em um único lugar, a chance de você se perder nos números é bem pequena. Você também vai deixar de ser dependente de uma única pessoa e mais funcionários poderão ter acesso. Com a utilização de um sistema, a visualização fica mais simples, precisa e também mais confiável.

3 – Relatórios de desempenho

Na hora de tomar decisões, os relatórios de desempenho da empresa são importantíssimos, mas nem sempre estão dispostos da melhor maneira – o que pode deixar o gestor ainda mais confuso. Com um sistema informativo de gestão, você consegue visualizar os resultados de maneira simples, além de analisar as despesas, o faturamento de clientes e o ranking de venda dos produtos.

Conhecendo os benefícios de um software de gestão financeira, fica mais fácil entender por que um número cada vez maior de empresas tem optado por administrar suas contas de forma automatizada, confiável e prática. 

Vale tudo na hora de planejar o crescimento e a escalabilidade da sua empresa.

4 – Controle de Estoque

Essa é uma hora que você que precisa organizar e controlar bem o seu estoque sabe que pode dar muuuuita dor de cabeça. Perder qualquer produto de vista pode significar um prejuízo enorme. Além disso, as planilhas manuais podem roubar horas e horas do seu tempo. Ao invés de estar focado no que vai fazer sua empresa crescer, você pode estar consumindo seu tempo com uma organização que poderia ser muito mais simples.

Com o software de gestão financeira você vai ver com mais clareza a situação do seu estoque, com a possibilidade de emitir notas fiscais e controlar de maneira mais eficiente as suas compras.

5 – Planejamento financeiro

Quais são as metas financeiras da sua empresa? Como está o fluxo de caixa para fazer aquela reforma no seu negócio? Essas são algumas perguntas que você vai conseguir responder com mais precisão uma vez que tenha uma empresa com os números organizados. 

Um software de gestão financeira vai ajudar na tomada de decisão para o futuro do negócio. Afinal, você vai ter de maneira mais rápida e assertiva os dados necessários para entender os próximos passos a serem feitos.

Um exemplo prático, você precisa comprar um equipamento para atender a uma importante demanda da empresa. Ou você compra ou acaba perdendo um negócio que pintou, aquela oportunidade única. E agora? Consegue responder rapidamente se tem dinheiro disponível em caixa?

Obviamente, se você não tiver dinheiro em caixa, não tem problema, facilmente você pode conseguir crédito com as fintechs, como a BizCapital – empresa de empréstimo para empresas 100% digital e focada em ajudar os pequenos empreendedores a crescerem. Mas, para isso, é importante estar organizado financeiramente para entender o quanto a empresa vai precisar, qual o melhor valor de parcela, quantas vezes você pode pagar, taxa de juros que cabe no seu bolso e etc.

Não tem como fugir da gestão. Um empreendedor que quer crescer precisa se planejar e conhecer bem os seus números.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e fique de olho nas oportunidades de negócio. Ter crédito agora ficou mais fácil. Veja como a Biz pode ajudar a sua empresa: bizcapital.com.br.

ver tudo sobre: dicas de gestão