Desde captar endereços de e-mail para enviar uma proposta comercial até concretizar vendas, a criação de landing page é fundamental para qualquer estratégia de marketing.
Quando bem planejada e otimizada, uma landing page pode aumentar (e muito!) as conversões de clientes no seu negócio. Neste post, mostramos como criar uma landing page que converte.
Quer saber mais? Então, vem com a gente!
O que é landing page?
As landing pages ou páginas de destino, como o nome indica, são o local para o qual desejamos levar o público para realizar uma ação de conversão.
Landing pages mal projetadas afastam os clientes em potencial. Então, se sua landing page tem alto tráfego e baixas conversões, o problema pode estar relacionado ao design.
O que pode ajudar nessa situação é usar o visual de forma estratégica. Além de quebrar a monotonia do texto, os recursos visuais têm o poder de evocar emoções, envolver os usuários e incentivar a ação.
Criação de landing page deve ser feita de forma didática
Explique os conceitos. Digamos que você, ao criar landing page, queira delinear os benefícios de um produto ou serviço, definir um cronograma ou resumir pontos complexos. Uma boa maneira de comunicar essa informação é por meio de infográficos.
Os infográficos são tão eficazes porque combinam recursos de forma visual e textual, ajudando os leitores a entender e digerir informações com facilidade.
Ao contrário de uma landing page com muito texto, um infográfico bem projetado tem mais probabilidade de atrair os visitantes do site e reter sua atenção, gerando conversões.
Aqui estão algumas maneiras de usar infográficos na criação de landing page:
- Forneça uma visão geral do seu produto ou serviço;
- Explique um processo;
- Apresente dados de destaque;
- Compare opções;
- Dê instruções.
Depois de estabelecer o que você deseja alcançar por meio do infográfico, você pode organizar as principais informações enquanto usa ícones e ilustrações para reforçá-las.
Leia mais: como construir modelo de negócio para sua empresa
Dê exemplos de como usar o seu produto
Se uma empresa vende produtos, deve exibir essas imagens, mas não é tão simples quanto parece. A landing page também deve refletir o posicionamento da sua marca e reforçar o seu modelo de negócios.
Por isso, simplesmente colocar uma imagem do produto não é suficiente. Em vez disso, mostre o contexto dele em uso para que as pessoas tenham uma ideia melhor de seus reais benefícios.
Leia mais: como apresentar produtos de forma impactante
Mostre benefícios tangíveis ao criar landing page
Outro aspecto importante é trazer os benefícios tangíveis do que você está vendendo. Intrigue seu público usando a comunicação visual e deixe que eles tenham uma noção do que podem esperar.
Se você vende um produto digital, a chave é mostrar como ele pode ser usado na prática.
Veja a página de “recursos” do Slack, por exemplo. Eles fizeram um bom trabalho ao apresentar sua plataforma visualmente. Ao rolar para baixo, observe como eles usaram ícones para enfatizar os recursos da plataforma.
Da mesma forma, se você estiver criando uma landing page para um produto como um white paper ou um modelo de eBook, insira uma imagem para mostrar aos visitantes o que eles receberão ao preencher o formulário apresentado.
Fonte: https://pt.venngage.com/templates/ebooks
Como alternativa, você também pode usar imagens abstratas ou de estilo de vida para complementar o produto digital.
Envolva os usuários
Se você conseguiu atrair tráfego para sua landing page isso já é ótimo, mas o que acontece se ela não gerar interesse e fizer com que os visitantes saiam sem deixar rastro?
O foco das táticas de marketing do seu site não deve ser apenas obter tráfego – deve ser como transformar esse tráfego em conversões.
Por isso, é importante criar conteúdo que envolva o público e os incentive a realizar a ação desejada.
Uma das maneiras mais eficazes de envolver os usuários é incluir conteúdo interativo em sua landing page.
De infográficos interativos a calculadoras, pesquisas, questionários e vídeos, o poder da interatividade é incomparável, pois oferece uma experiência imersiva.
As pessoas acabam gastando mais tempo em seu site e isso se traduz em leads de melhor qualidade e conversões mais altas.
Leia mais: como ter e testar novas ideias de negócios
Desperte emoções
As emoções desempenham um papel importante na tomada de decisões. Uma maneira inteligente de gerar conversões é despertar emoções nas pessoas. O uso correto de recursos visuais pode fazer isso por você.
Comece entendendo quem é seu público-alvo, o ponto que você está abordando e use recursos visuais para demonstrar o que você quer que eles sintam.
Digamos que você esteja vendendo seguros – as imagens que você usa devem ser voltadas para trazer uma sensação de segurança e proteção.
Ofereça dicas
Quantas vezes você se deparou com páginas de destino desordenadas e se perguntou onde procurar a informação principal? As marcas que tentam falar muito podem acabar não dizendo nada.
Lembre-se: se há uma coisa com a qual você está competindo, é a disputa da atenção das pessoas.
Por isso, uma das principais formas de como criar uma landing page que converte é: mantenha a página de destino simples, com poucas cores e concentre-se em instruir o usuário para que ele se sinta confiante para testar a sua ferramenta.
Uma das formas de fazer isso é dividindo o processo em alguns passos, como neste exemplo:
Fonte: https://pt.venngage.com/templates
Leia mais: como criar proposta de valor para sua empresa
Use dicas visuais para guiar o olhar do usuário
Os elementos visuais são usados para direcionar a atenção do visitante para o que ele precisa ver, sendo uma ótima tática para manter as pessoas engajadas e incitar a ação. É como dizer: “Ei, aqui está o meu produto e é isso que você precisa fazer”, mas com recursos visuais.
Aqui estão os diferentes tipos de táticas visuais que você pode incorporar em sua landing page:
- Setas;
- Flechas;
- Pessoas ou ilustrações apontando para o botão de call-to-action (CTA);
- Cores contrastantes;
- Espaço em branco.
Aprendeu como criar uma landing page que converte? Não há dúvida de que os recursos visuais dão vida às landing pages e oferecem uma experiência mais envolvente.
O importante é saber como usá-los de forma significativa para comunicar a mensagem principal de forma eficaz e facilitar as conversões no processo. Esperamos que esses exemplos de landing page tenham ajudado a sua empresa!
Este artigo foi produzido pela Venngage.
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