19 jun 2019

Afinal, o que é uma gestão patrimonial? Como uma imobiliária pode auxiliá-lo!

leitura de 3 min
Afinal, o que é uma gestão patrimonial? Como uma imobiliária pode auxiliá-lo!

A gestão patrimonial é a administração ou o controle de empreendimentos por meio do acompanhamento do patrimônio. Basicamente, ela cuida dos bens da sua aquisição até sua destinação final.

Ressalta-se que tal patrimônio refere-se ao conjunto de direitos, obrigações, bens móveis e imóveis. Assim sendo, quanto maior a quantidade de bens, maior a necessidade de uma gestão patrimonial eficiente.

Para ajudá-lo a entender a importância de se investir nessa gestão, fizemos este post. Continue a leitura e confira!

Qual a importância de realizar uma gestão patrimonial eficiente?

A gestão patrimonial eficiente é importante para a administração dos bens, pois quem investe nesse tipo de gestão mostra preocupação com seu patrimônio e consegue as seguintes vantagens:

  • realização de planejamento estratégico, principalmente orçamentário;
  • estimativa dos custos;
  • análise das necessidades, para melhorar os investimentos;
  • geração de lucro e aumento do retorno financeiro do patrimônio;
  • estabelecimento de controle e organização, por manter rotinas internas e informações atualizadas;
  • implemento de fiscalização sobre os bens, para evitar inconsistências nos dados e desvios de dinheiro;
  • diminuição de desperdícios e gastos, até eliminá-los por completo;
  • aumento do foco nos objetivos principais;
  • criação de imagem relevante e positiva no mercado, por demonstrar credibilidade;
  • descoberta do valor real dos bens, primordial para atrair investidores.

Além dessas vantagens, uma gestão patrimonial eficiente é essencial para evitar problemas legais. Isso confirma que a má administração propicia dificuldades fiscais. Nesse sentido, essa gestão consegue prevenir omissões nas declarações de novos bens e informar os valores adquiridos das vendas deles.

Também é possível realizar planejamento tributário, impossibilitando sonegações. Além disso, contribui para organizar e manter atualizada toda documentação referente a tributos, o que facilita fiscalizações.

Assim, multas, processos judiciais e administrativos ou outras sanções contra seus proprietários podem ser evitados, pois aumenta-se o controle das informações sobre os bens.

Como uma imobiliária pode contribuir para uma gestão patrimonial eficiente?

Os imóveis costumam ser os bens mais valiosos do patrimônio. Por essa razão, investir na gestão patrimonial eficiente é importante, uma vez que consegue acompanhar a valorização desses bens.

A fim de garantir essa gestão, recomenda-se a contratação de uma imobiliária. Entre os serviços prestados, tem-se a assessoria e o gerenciamento personalizado dos imóveis. Ela também traça estratégias para aumentar o patrimônio e auxiliar na gestão geral dos outros bens.

Não obstante, uma imobiliária consegue negociar compras, vendas e locações de imóveis, reajustando valores com o mercado, bem como cuidando da sua conservação. Logo, é evidente que tal gestão patrimonial facilita as decisões e negociações que os envolvem.

Dessa forma, aquisições ou vendas são agilizadas, já que documentos e informações estão organizados. Nesse caso, as operações pautam-se em dados verdadeiros, o que manifesta sua credibilidade.

Diante disso, é fato que a gestão patrimonial cuida dos bens das pessoas com o objetivo de ampliar seus lucros. Para realizá-la com qualidade, é necessário contratar uma pessoa jurídica capaz de oferecer serviços imobiliários.

Entretanto, é preciso cautela, pois nem toda imobiliária é qualificada. Para evitar prejuízos e transtornos futuros, entre em contato com nossa empresa. A CrediPronto é referência no mercado e está apta a orientar você no que diz respeito à gestão patrimonial eficiente.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas atualizações com conteúdos exclusivos!

Texto escrito pela equipe de redação da CrediPronto, referência no mercado de crédito imobiliário e está apta a orientar você no que diz respeito à gestão patrimonial eficiente.

ver tudo sobre: biz convida