17 jul 2019

Análise de crédito: afaste a inadimplência do seu negócio

Análise de crédito: afaste a inadimplência do seu negócio

A inadimplência é uma sombra para os empresários brasileiros. Em 2018, o Brasil terminou o ano com 5,305 milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes. Esse número representa uma alta de 7,5%, se comparado a 2017, e marcou o segundo maior resultado da série histórica. O maior número foi registrado em setembro de 2018, quando havia 5,327 milhões de micro e pequenas empresas na mesma situação.

Nesse contexto, é fundamental buscar ferramentas para combater a inadimplência. A análise de crédito é uma delas, já que, ao lado da análise cadastral, amplia o poder de decisão antes da liberação (ou não) de crédito. Quer saber mais benefícios da análise de dados para a concessão de crédito? Confira:

  • Conhecer o cliente: quando você tem acesso ao histórico financeiro de um cliente, você pode traçar um perfil de consumo, de capacidade de pagamento e de comportamento diante de obrigações contraídas. Dessa forma, sabendo se uma pessoa física ou jurídica cumpre com obrigações financeiras assumidas ou não, é possível segmentar seus clientes de acordo com um maior ou menor risco de inadimplência.
  • Mitigar riscos: se o seu negócio depende da concessão de crédito, existe um ônus natural em cada uma das liberações de dinheiro para um cliente. Assim, para diluir esse risco geral, é fundamental analisar o cadastro e o risco envolvido em cada operação para evitar calotes e prejuízos.
  • Tomar decisões de forma segura: dados confiáveis são matéria-prima para ter mais chances de tomar decisões seguras. Esses dados podem ser coletados em diversas fontes e validados com base em uma política de integridade da informação. Ao investir em soluções de análise de dados cadastrais e de histórico de clientes, você terá acesso a subsídios para decisões estratégicas, reforçando a continuidade do seu negócio.

Ferramentas de análise cadastral

Na hora de fazer negócio, é fundamental ter acesso a informações de qualidade de forma ágil. Para isso, vale a pena apostar em plataformas que automatizam a análise de crédito e de cadastro, simplificando o dia a dia estratégico e operacional.

Além disso, toda essa agilidade pode ser aliada do gerenciamento da carteira de clientes e fornecedores e também da escolha de bons parceiros de negócio. O monitoramento da situação financeira e cadastral possibilita identificar riscos e aproveitar oportunidades.

Confira mais quatro benefícios do uso dessas ferramentas:

  • Evitar calotes na hora de fechar negócio;
  • Consultar o histórico financeiro do seu cliente;
  • Tomar decisões com mais segurança;
  • Entender o momento do seu fornecedor.

A Serasa Experian oferece uma dessas ferramentas de análise cadastral, que permite a consulta de CNPJ e CPF e favorece as negociações trazendo mais segurança para elas.

Por que fazer a análise de crédito do seu cliente?

A prevenção contra a inadimplência é apenas um dos benefícios que a análise de CNPJ e CPF pode trazer para um negócio. Se pensarmos que toda ação tem uma consequência, uma pessoa inadimplente pode acabar buscando mais crédito no mercado para honrar suas dívidas atrasadas. A questão é que a contratação desse crédito nem sempre é feita de forma consciente, já que a pressa e fatores emocionais podem comprometer a objetividade dessa escolha.

Podemos assim concluir que uma análise cuidadosa de crédito também contribui para o fim do efeito cascata da inadimplência, reduzindo as chances de um calote que pode resultar na contratação impulsiva de um crédito para quitar uma dívida gerada pela falta de pagamento de algum outro compromisso financeiro.

Além disso, a análise de crédito pode te ajudar a criar e manter uma base de clientes estratégica. Ao se assegurar de que seus clientes regulares são confiáveis e bons pagadores, você terá mais segurança para conceder novos créditos (vendas a prazo por exemplo) e propor novos negócios ou produtos.

Outro fator importante é que, ao inserir as análises de crédito na rotina da sua empresa, a estimativa de receita fica mais saudável e realista, permitindo que você crie estratégias para o futuro com um maior grau de previsibilidade. Essas estimativas são um caminho em direção ao crescimento do seu negócio, eliminando prejuízos que precisariam ser solucionados, e também a uma maior fidelização de clientes, gerando valor ao seu negócio.


Texto escrito pela da equipe de redação do Serasa Empreendedor, uma plataforma destinada às micro e pequenas empresas para auxiliar na melhora da saúde financeira do negócio e no crescimento sustentável.

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