Todo empreendedor, em algum momento, se pergunta: “como divulgar minha empresa”?
Um erro muito comum de diversas empresas, independente do tamanho ou mercado, é abrir as portas e não fazer divulgação da sua marca ou dos seus produtos e serviços. E não adianta ter um bom produto, se o seu consumidor não sabe disso, né?
Com a competição cada vez mais intensa no mercado, temos que encontrar maneiras de promover nossa marca. E, acredite, existem formas baratas de fazer isso.
Por isso, separamos aqui algumas dicas, com base no livro “Tração”, sobre os principais canais que podem acelerar a divulgação da sua marca e o crescimento das suas vendas.
Vem com a gente!
Como divulgar minha empresa: os melhores canais
Tração, de forma muito simples, é a evidência de que seu negócio está crescendo, de que você possui demanda e está apresentando sua empresa para o público certo e no canal certo. Vamos lá:
1) Como divulgar minha empresa com marketing viral
É a maneira mais barata de divulgação de empresas. A ideia é estimular que seus clientes recomendem sua marca e seus produtos ou serviços para outras pessoas.
Isso pode acontecer de maneira espontânea, caso você conquiste o seu cliente pela experiência de atendimento, por exemplo. Ou pode ser potencializada com descontos por indicação ou outras vantagens de curto prazo oferecidas ao seu público
2) Como divulgar minha empresa com marketing de conteúdo
Outra maneira bastante acessível, principalmente para quem tem presença online, é o marketing de conteúdo. A ideia é produzir conteúdo, seja em texto, imagens, áudio ou vídeos, que entregue algo relevante para o seu cliente.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode ser interessante apresentar ao seu cliente dicas de moda e maneiras de combinar as roupas para cada ocasião. Se você trabalha com comida, talvez seja interessante oferecer dicas de receitas. E assim por diante.
3) Como divulgar minha empresa com Search Engine Optimization (SEO)
SEO é uma técnica bastante difundida, que significa a otimização das páginas do seu site para ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca, como o Google.
Desse modo, quando seu cliente for pesquisar algo relacionado ao que você oferece, seu site poderá estar lános primeiros resultados. É muito comum combinar SEO com Marketing de Conteúdo.
4) Como divulgar minha empresa com e-mail marketing
E-mail é uma ferramenta que a maioria das pessoas utiliza. Então, estamos falando de um canal muito importante para fortalecer a relação com seu cliente ou potencial cliente e eventualmente até conseguir fazer novas vendas.
Aqui, também vale o olhar para a concorrência: é importante, em meio a tantas mensagens recebidas diariamente, se destacar e gerar relevância. Destaque seu negócio. Seja direto, interessante, original. E conquiste mais clientes!
5) Como divulgar minha empresa com parceria em blogs
Quando você conhece bem os seus clientes, é possível saber quais os blogs, jornais, revistas ou outros canais de comunicação que eles já acompanham.
Assim, uma estratégia barata para divulgar sua empresa é a cobertura em blogs. Vamos ao exemplo da loja de roupas: você pode fazer um texto em parceria com uma ótica, falando sobre tendências de moda para o verão e combinando peças de ambas as marcas.
6) Como divulgar minha empresa com desenvolvimento de negócios (BD)
Ainda na linha das parcerias, o Desenvolvimento de Negócios é a ideia de fazer atividades conjuntamente e que possam beneficiar ambas as partes.
Por exemplo: se você tem um restaurante, pode ser interessante ter uma parceria com um profissional de nutrição para oferecer pratos saborosos e nutritivos aos seus clientes e, assim, tanto sua empresa quanto o nutricionista saem ganhando – e os clientes, claro, também se beneficiam.
7) Como divulgar minha empresa em feiras e eventos
Apesar das mudanças geradas com a pandemia, feiras e eventos têm um forte impacto, pois são canais muito relevantes para demonstrar seu produto ou serviço direta e presencialmente para o público.
É possível fazer campanhas de lançamento, apresentar novas funcionalidades de um aplicativo, software ou outros produtos, além de fechar contratos e parcerias em tempo real.
8) Como divulgar minha empresa em palestras
Por fim, destacamos as palestras como um canal de tração importante para o seu negócio. Falar sobre seu produto ou serviço pode ajudar seus clientes ou potenciais clientes a conhecerem melhor sua empresa, suas ofertas e se decidirem por fechar negócio.
Descubra associações, eventos, instituições de ensino, entre outros, que tenham a ver com o seu negócio. Pergunte a si mesmo se vale fazer uma palestra para aquela audiência. Se a resposta for “sim”, pense no tema e procure os responsáveis pela instituição.
Respondemos sua pergunta de “como divulgar minha empresa”? Agora é sua vez de testá-los e aplicá-los em seu negócio!
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
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