17 ago 2020

Como vender online: confira 5 dicas para atrair clientes pela internet

leitura de 10 min
Como vender online: confira 5 dicas para atrair clientes pela internet

Como vender online? Quem acompanha as tendências de negócios sabe que as vendas online seguem em crescimento no Brasil há alguns anos. Contudo, esse mercado nunca esteve tão em foco. Com muita gente praticando o distanciamento social, a internet se tornou o “shopping” mais frequentado dos últimos meses.

Mas como chamar atenção de toda essa gente? Ou melhor, como chamar atenção das pessoas certas para vender online na sua loja virtual?

Bem, optar pelo e-commerce tem muitas vantagens. Para começar, o custo inicial de uma loja online é bem menor do que o necessário para abrir uma loja física. 

Além disso, você elimina barreiras geográficas, já que consumidores de todo o Brasil podem encontrar seus produtos. Sem esquecer que a internet funciona 24 horas por dia, então você não precisa estar com a loja “aberta” para vender, os pedidos podem chegar a qualquer momento!.

Em compensação, a concorrência é alta. Então como fazer para se destacar e atrair clientes pela internet?

Não existe uma fórmula milagrosa sobre como vender online e ter sucesso, mas algumas dicas podem ajudar a encontrar o público certo para vender online.

Dá uma olhada nessas 5 dicas (e um bônus!) para atrair clientes pela internet:

1. Fique de olho no SEO

Otimização em SEO é essencial para atrair clientes pela internet. (Imagem: Pexels)

Essa é a regra de ouro para quem quer ganhar visibilidade na internet, e com as lojas online não poderia ser diferente.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Em resumo, diz respeito a uma série de boas práticas que chamam atenção dos buscadores online para o site da sua loja. 

Ah, quando falamos em buscadores online, pensamos principalmente no… Google! O “dono de todas as respostas” domina mais de 90% do mercado global, então é claro que você quer aparecer entre seus primeiros resultados, certo?

O melhor caminho para fazer sua loja online aparecer quando alguém procura pelo seu produto no Google é por meio do acesso orgânico, livre de investimentos financeiros. É aí que entra o SEO, com uso de palavras-chaves – ou keywords – mais buscadas no Google. Essas palavras precisam aparecer em locais estratégicos da loja online, como URL, imagens e texto.

Como vender online com anúncios pagos?

Como o crescimento em acesso orgânico leva um tempinho, você também pode investir em anúncios pagos do Google, que aparecem no topo da página, aumentando as chances de visita. Essa estratégia pode ser legal para dar um impulso inicial no lançamento do e-commerce ou em épocas específicas.

Porém, os anúncios pagos devem ser acompanhados de um bom trabalho em acessos orgânicos, para evitar o gasto constante.

Outros fatores que ajudam uma página a aparecer nos primeiros resultados das buscas do Google são carregamento rápido do site e um conteúdo original e relevante que tenha a ver com a palavra-chave. Aliás, isso é tão importante que merece um tópico exclusivo.

2. Invista em Marketing de Conteúdo

Aqui, o objetivo é ser lembrado como autoridade e referência em um assunto ou nicho específico, relacionado aos produtos que você vende na internet.

Como fazer isso? Criando (e publicando) conteúdo relevante. Isso quer dizer que você vai dar as respostas para possíveis perguntas sobre um nicho de atuação. Uma dica para desenvolver conteúdos relevantes é pensar em soluções para dúvidas e problemas dentro de um determinado assunto de interesse, ao invés de apenas vender um produto.

Por exemplo, uma loja de roupas pode dar dicas de moda e estilo. Já uma loja de alimentos orgânicos pode falar sobre receitas e benefícios dos diferentes ingredientes.

Assim você vai trabalhar aquelas palavras-chave das quais falamos antes, usando termos e expressões que costumam ter um alto volume de buscas no Google.

Mas atenção: esse conteúdo deve ser original e relevante. Ou seja, deve realmente tirar as dúvidas, com boas e reais soluções para seus possíveis clientes.

Lembre-se que você quer se tornar uma referência no segmento, para assim ganhar autoridade e credibilidade. Afinal, é muito mais fácil a gente comprar de quem entende do assunto, certo? Então estude bastante e torne-se um especialista sobre o nicho do seu e-commerce.

Onde publicar os conteúdos criados? Em todos os lugares! Você pode criar um blog no site da loja, um canal do YouTube para publicar vídeos com análises e tutoriais de produtos, postar em redes sociais ou até criar um podcast! 

3. Seja presente em Redes Sociais e outras plataformas além da loja online

Uma loja precisa estar onde o público certo está, simples assim! E quem não tem redes sociais hoje em dia? Marcar presença no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube é essencial para criar uma relação mais próxima com o público.

Mais uma vez, é importante criar conteúdos originais e interessantes para alcançar o público certo e incentivar proximidade e engajamento, ou seja, likes, comentários ou compartilhamentos. 

Por isso é válido ir além daqueles posts de anúncio dos artigos vendidos pela loja. Aposte em conteúdos que humanizem a relação entre a sua loja e os clientes, como em uma conversa entre amigos. Novamente, você pode impulsionar essas publicações em anúncios pagos, direcionados ao seu público-alvo.

Não tenha medo de usar GIFs, memes e outras tendências das redes, um ótimo caminho para induzir o engajamento e, quem sabe, a viralização do post. Mas seja coerente! Nada de forçar a barra e usar um meme só para seguir a modinha. Aliás, isso pode até pegar mal.

O YouTube é uma excelente plataforma para mostrar mais detalhes dos produtos vendidos, seja em análises, unboxings ou demonstrações de uso. Ao produzir os vídeos, considere as dúvidas que os compradores podem ter. Vale saber que isso ajuda até no SEO, já que o Google costuma mostrar vídeos entre os primeiros resultados das buscas.

Já o Instagram é um excelente canal para aproveitar o chamado Conteúdo Gerado pelo Usuário. Dê um incentivo para que seus clientes postem fotos mostrando seus produtos ou sua marca e aproveite essas publicações no seu perfil!

É sempre bom ter em mente uma palavrinha mágica: interação. Responda aos comentários, agradeça pelos elogios e, claro, dê toda a atenção para críticas e reclamações. Lembre-se que você quer se aproximar do cliente, e essas interações são essenciais.

4. Saiba quem é o seu público

Já falamos sobre a importância de produzir conteúdo relevante em blogs, vídeos no YouTube e publicações em redes sociais. Mas aqui entra uma questão: relevante para quem? 

Bem, o primeiro passo é saber que direcionar a sua comunicação para quem tem chances reais de comprar o produto é muito mais eficiente do que sair atirando para todos os lados. Por isso, saiba quem é o seu público-alvo e, se possível, faça um levantamento para descobrir quem é a sua persona, um conceito mais detalhado sobre os seus compradores.

Cada vez mais as pessoas buscam marcas, empresas, lojas e produtos com os quais elas se identificam. Logo, é importante saber quem está do outro lado do pedido. Isso significa conhecer seus interesses, desejos, posicionamentos e até antecipar dúvidas e outros questionamentos sobre o nicho no qual você atua e quer se tornar uma autoridade.

Além de causar um impacto positivo nos clientes, esse direcionamento ajuda a planejar e colocar em prática uma estratégia de comunicação e vendas mais eficiente.

E não esqueça: seja sempre claro e verdadeiro. Pode acreditar que propaganda enganosa se torna um problema em pouquíssimo tempo.

5. Ofereça a melhor experiência do cliente

A Experiência do Consumidor, ou Customer Experience, abraça tudo que envolve a percepção do cliente sobre seu e-commerce. Isso vai desde a navegação no site até a interação em redes sociais, atendimento em outros canais de comunicação e acompanhamento pós-venda.

Vamos pensar no caminho que uma pessoa percorre na compra de um produto na loja online. Primeiro, o site deve ser fácil e agradável de navegar. Um visual organizado, com informações claras e diretas, ajuda bastante.

O consumidor deve encontrar tudo o que é necessário para fechar a compra em uma única visita ao site. Inclua boas fotos dos produtos, descrições completas dos itens, opções de tamanho ou cores (quando o produto permitir), preço, meios de pagamento e opções de entrega.

Caso seja preciso, o comprador deve conseguir falar com a sua loja em pouco tempo e ter seu problema ou dúvida resolvido o mais rápido possível. Todos os canais de interação exigem atenção, seja Fale Conosco do site, e-mails, ligações, WhatsApp ou mensagens e comentários em redes sociais. 

Essa relação de confiança ajuda a fidelizar e a conseguir recomendações positivas sobre os serviços oferecidos, deixando uma boa impressão sobre sua loja.

Além disso, o Google também considera alguns aspectos técnicos da Experiência do Consumidor ao exibir os resultados das buscas.

Por isso, é importante que o site tenha carregamento rápido, pois páginas que demoram a exibir seu conteúdo não ficam bem ranqueadas. A navegação intuitiva, quando o consumidor tem facilidade em encontrar o que ele procura desde o primeiro acesso, é outro fator que faz diferença na ordem dos resultados exibidos.

Muita gente vai acessar a sua loja online pelo smartphone, então tenha certeza de que o site é otimizado para mobile, para que a navegação no celular seja tão eficiente quanto em um computador.

Dica bônus: Faça do frete o seu aliado

Cada loja online deve trabalhar para atrair clientes de acordo com seus interesses específicos. Mas uma coisa eles têm em comum: todos os consumidores adoram uma boa promoção!

Incentive o engajamento no Instagram com sorteios. Ofereça ofertas exclusivas para seus consumidores fiéis e descontos na primeira compra dos novos clientes. As possibilidades são muitas!

Além de deixar a entrega dos produtos mais eficiente, uma solução completa em fretes pode tornar a sua loja online mais competitiva! Afinal, ao economizar nos envios, você pode oferecer boas ofertas, sem prejuízos! Fora que o frete mais barato ajuda a reduzir a taxa de abandono dos carrinhos

É por isso que, aqui no Melhor Envio, você pode fazer a cotação de frete com Correios e transportadoras privadas em busca das melhores condições, sem se preocupar com contratos. E o melhor, sem nenhum gasto extra, já que todos os nossos serviços são gratuitos! Olha só o que você vai encontrar:

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Como vender online e ter ajuda para investir?

Vale lembrar que todas essas dicas estão relacionadas a investimento. Se a sua empresa precisa de capital para realizar ações de crescimento, nós da BizCapital estamos a todo vapor para fornecer os recursos financeiros necessários para alavancar sua empresa e fazer com que ela cumpra com todos os seus objetivos!

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