08 jul 2020

Saiba como usar o controle de ponto para redução de custos da empresa

Saiba como usar o controle de ponto para redução de custos da empresa


Você sabia que o controle de ponto para redução de custos pode ser um ótimo aliado da sua empresa?

Já é de grande conhecimento que a folha de pagamento é um dos maiores gastos de uma empresa e, com os adventos de horas extras, adicionais noturnos ela pode ficar mais cara ainda. 

Entretanto, o que algumas empresas não sabem é que geralmente esses custos extras costumam diminuir quando se faz o cálculo de horas trabalhadas corretamente. 

Isso mesmo, uma ferramenta utilizada para controlar a jornada dos colaboradores, pode fazer com que sua empresa diminua consideravelmente os custos da folha de pagamento mensal. Ainda mais neste momento de crise que as receitas diminuíram consideravelmente. 

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este texto!

Como a crise do coronavírus afetou empresas

Como você sabe, a crise do coronavírus afetou de diversas formas as empresas brasileiras. 

 Diminuindo consideravelmente suas receitas e até mesmo causando demissões.  A previsão feita por economistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro tenha uma queda de 6,54% neste ano. (Fonte: Agência Brasil)

Por isso, se a sua empresa ainda não apostou em um manual para redução de custos, chegou a hora de fazer o uso de um desses.

Antes de falar sobre como um controle de ponto para redução de custos pode ajudar nesta missão. Vamos entender a importância dele para uma empresa. 

Importância do registro de ponto para empresas

Apesar de ser obrigatório para as empresas com mais de 20 funcionários, nem todas costumam fazer o controle do ponto dos funcionários. 

Isso é um erro, pois o controle de ponto para redução de custos ajuda com que uma organização tenha total controle da jornada dos colaboradores. 

Isso quer dizer que ao utilizar um desses, sua empresa fica sabendo de todos os atrasos, faltas e horas extras. Sem fazer a anotação do ponto, todas essas informações passam despercebidas o que não é vantajoso nem para a empresa e nem para o funcionário. 

Além de que, a falta de controle pode abrir margem para diversos problemas trabalhistas e muitas vezes pode fazer com que a empresa tenha que arcar com todos os custos de um processo trabalhista. 

Para você ver como essa é uma realidade, basta acessar a lista de assuntos mais recorrentes nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), as horas extras são a maior causa de ações movidas contra as empresas. 

Por isso, esse é um assunto para ficar muito atento. Afinal, os custos de um processo trabalhistas costumam ser altos. Ainda mais quando a empresa perde uma ação. 

Entretanto, essa não é a única importância do registro. Ele pode contribuir muito para a cultura organizacional de uma empresa e para a otimização de processos, já que com ele é possível ter escalas de folga, controle de horas extras, de banco de horas e muito mais. 

E o principal, é que ele ajuda na contenção de gastos. Quer saber como? Confira o próximo tópico. 

Controle de pontos para redução de custos

Redução de horas extras

Você já se perguntou o quanto de horas extras sua empresa já pagou de forma indevida? É isso o que acontece quando não se faz o controle de horas extras da forma correta. Sua empresa acaba pagando horas a mais sem necessidade. 

Tudo isso porque na hora de fechar a folha de pagamento as informações não são precisas, o que não acontece quando se tem um sistema como o da PontoTel por exemplo, que calcula as horas automaticamente todos os dias.

E, deixa todas as informações prontas para enviar ao sistema de folha de pagamento a qualquer hora. 

Fazendo com que sua empresa tenha o controle e pague exatamente o valor devido aos colaboradores. 

Adoção do home office e controle efetivo da jornada

Uma outra saída que as empresas têm encontrado para redução de custos é fazer com que os colaboradores trabalhem de forma remota. Isso diminui bastante os gastos com escritório físico e todos os insumos. 

O problema é que ao fazer essa transição pode ser que os colaboradores relaxem um pouco nas horas de sua jornada, podendo às vezes esquecer de parar de trabalhar ou trabalhar menos do que o combinado. 

A única forma de isso não acontecer é fazendo o controle de ponto pelo celular. Com ele os colaboradores podem registrar seus horários remotamente e as informações do ponto aparecem em tempo real no sistema da empresa. 

Isso evita que a organização perca o controle da jornada dos colaboradores em home office. Fazendo com que não se acumulem horas extras e a jornada seja devidamente computada inclusive com as horas faltantes. 

Banco de horas

A adoção de um banco de horas é a última de nossas dicas de como pode ser útil o controle de ponto para a redução de custos da empresa. 

Quando a sua empresa adere a essa modalidade de compensação de horas. A folha de pagamento tende a estabilizar. Isso porque, as horas excedentes e faltantes vão sendo armazenadas no banco para que o colaborador vá fazendo a sua compensação diariamente. 

Mas, muita atenção. Não basta apenas decidir que quer adotar um banco de horas de uma hora para outra. Antes a sua empresa precisa conferir todos os pontos da legislação, saber se a categoria profissional de seus colaboradores permite essa modalidade. 

E por último, sua contratar um bom sistema que faça o controle desse banco. Para que as horas armazenadas sejam calculadas corretamente evitando prejuízos a sua empresa.  

Conclusão 

Viu só, com um controle de ponto para redução de custos pode ajudar consideravelmente a sua empresa.

E o melhor, agora existem sistemas modernos que podem fazer todo o controle da jornada a distância. O seu RH só precisa acessar o sistema em nuvem e conferir todas as informações do ponto dos colaboradores e fazer o tratamento deles pela própria plataforma. 

E se você pensa que um sistema desses deve ser difícil de se implantar, está enganado. Por ser totalmente em nuvem, é possível fazer a adesão dele e implantá-lo de forma rápida. 

Com ele com certeza sua empresa terá menos gastos com a folha de pagamento e será muito mais eficaz!

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

O artigo foi produzido pela equipe da PontoTel.

ver tudo sobre: dicas de gestão