17 mar 2020

Coronavírus e a economia: as medidas do governo para os impactos econômicos

Quais seriam os impactos da pandemia do Covid-19 para a economia? Essa é uma das principais perguntas que muitos empreendedores fazem neste momento tão delicado.
Coronavírus e a economia: as medidas do governo para os impactos econômicos

Nas últimas semanas, todas as atenções se voltaram para a pandemia causada pelo novo coronavírus. É um evento único, com muitas dificuldades e mudanças na rotina de todos, com o objetivo de evitar a contaminação e propagação do vírus. E claramente com grandes impactos na economia global e local. 

Nesta semana, o Ministério da Economia divulgou as medidas do grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia do COVID-19. São medidas emergenciais a serem tomadas para amenizar os impactos econômicos do coronavírus, um dos principais motivos é socorrer setores da economia. Assim, preveem a injeção de R$ 147,3 bilhões no país.

Entre as medidas, serão destinados R$ 59,4 bilhões a manutenção de empregos. Como por exemplo, a isenção do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por empresas no período de três meses. 

Outro ponto em que as medidas impactam diretamente a vida dos empreendedores é na isenção, também por três meses, do pagamento da União no Simples Nacional, o Simples, por parte das pequenas e médias empresas. Além disso, as contribuições ao Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) serão reduzidas pela metade.

A facilitação de acesso ao crédito para pequenos empreendedores também teve espaço nas medidas. Elas anunciaram que as exigências para contratação de crédito foram simplificadas e também foi facilitada a renegociação de crédito. 

Passando pela Crise: dicas para PMEs

É muito importante entender o impacto do coronavírus para a sociedade como um todo e também como as medidas de prevenção de saúde têm impactos na economia e nos negócios de maneira em geral.

Mesmo com alterações na rotina, é preciso manter sua empresa ativa e funcionando normalmente, principalmente quando se trata de um momento delicado como esse que estamos vivendo.  É bem importante manter o planejamento financeiro empresarial em dia para que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada.

Conhecer bem os números da sua empresa é um dos pontos principais para uma boa gestão financeira. Ter capital de giro é essencial para manter seu negócio ativo e é provável que seja necessário recorrer ao crédito externo para garantir o funcionamento normal da sua empresa.

A BizCapital está aqui para ajudar os empreendedores brasileiros com capital de giro sempre que necessário. Nesse momento, vemos dois tipos de empréstimos se destacarem: uma das empresas com perspectivas positivas, como farmácias e mercados, que precisam de capital de giro para reforçar o estoque e outras possíveis demandas, outro para empresas que verão uma queda na demanda pelos serviços, como empresas de eventos, que precisarão de crédito para passar por esse momento difícil.

O importante é não deixar nada para a última hora. Por isso, é importante se planejar.

Conte com a BizCapital para ajudar a sua empresa a passar por essa crise.

ver tudo sobre: dicas de gestão