31 mar 2020

Coronavírus e seus impactos: as últimas notícias sobre a Pandemia

Resumo diário (31/03) das principais notícias e informações sobre como a pandemia do Coronavírus tem impactado a economia e as pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
Coronavírus e seus impactos: as últimas notícias sobre a Pandemia

As últimas semanas, devido às medidas necessárias para diminuir o contágio do vírus causador da Covid-19, foram marcadas, principalmente, por muitas mudanças no nosso dia a dia. O isolamento social, maneira recomendada por especialistas para conter o avanço do novo coronavírus, tem um impacto direto na vida de pequenos negócios. 

Nesse cenário, se manter atualizado e bem informado é essencial. Por isso, estamos desde a última semana compartilhando informações específicas sobre os impactos da covid-19 para a sociedade e para a economia. Para conferir, acesse a seção “coronavírus” em nosso blog. São conteúdos voltados especialmente para os pequenos e médios empreendedores atravessarem esse momento de crise. #salveopequenonegocio

Então, vamos às notícias de hoje? Confira o que aconteceu hoje, 31/03, no Brasil e no mundo e os impactos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus

Coronavírus e seus impactos: perspectiva geral

Hoje, 31/03, na Espanha o número de mortes diárias relacionadas à Covid-19 voltou a crescer, logo após ter uma leve queda ontem. Os Estados Unidos tem o dobro de casos confirmados e também já têm mais mortes por Covid-19 do que a China. Ao redor do mundo, chega a 803 mil o número de casos, enquanto as mortes já passam de 40 mil. (fonte: G1)

Por aqui, no Brasil, o Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira, que há 5.717 pessoas com a Covid-19 e 201 mortes provocadas pelo novo Coronavírus. Em São Paulo, estado com maior número de casos, 2.339 pessoas foram infectadas pelo vírus e houve 136 mortes. O índice de letalidade do coronavírus no país é de 3,5%. (fonte: El país)

Coronavírus e seus impactos: economia

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) teve o maior nível da série histórica, iniciada em 2000) após subir 52 pontos em março. A escala vai de zero até 200 pontos, e neste mês atingiu 167,1 pontos.

Para o pesquisador da FGV Aloisio Campelo Jr., a alta foi influenciada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).  (fonte: Agência Brasil)

O índice de Incerteza da Economia busca é feito a partir de dados coletadas dos principais jornais do país, do Índice Ibovespa e das expectativas do mercado financeiro.  (fonte: FGV)

Coronavírus e seus impactos: dicas para empreendedores

A dica de hoje é relacionada às medidas adotadas pelo governo para os impactos econômicos da Pandemia do novo Coronavírus.

Vale lembrar que, assim que foram anunciadas as primeiras medidas (18/03), postamos aqui no blog um artigo. E você pode relembrar e conferir os detalhes clicando aqui

Então, vamos à dica?

Após o anúncio das medidas, uma pergunta que provavelmente está na cabeça de pequenos empreendedores é: como requerer os auxílios do governo que já estão em vigor? 

Parcelar 3 meses do FGTS

A medida, que já está em vigor, se trata da  isenção do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por empresas durante os meses de março, abril e maio. O pagamento referente a esses meses poderão ser parcelados em até seis vezes.

Para postergar o pagamento e não haver multas sobre o valor atrasado, é preciso que o empresário informe no eSocial até o dia 7 de cada mês (ou até 20 de junho).

Flexibilização trabalhista para férias e feriados

A MP 927 flexibilizou algumas exigências trabalhistas para a concessão de férias e banco de horas a funcionários. Com a medida, o empregador pode comunicar o empregado sobre as férias até 48 horas de antecedência. Também é possível adiantar períodos de férias de quem ainda não tem direito, o banco de horas, assim como todos os feriados do ano. E, no caso das coletivas, não é preciso comunicar ao Ministério da Economia e ao respectivo sindicato.

Declaração de pequenas empresas e MEI: 

As pequenas e médias empresas que fazem parte do Simples Nacional e MEIs poderão fazer sua declaração de rendimentos até 30 de julho. O prazo anterior era:  para as pequenas empresas no dia 31, e dos MEIs, em 31 de maio. 

Crédito para pagamento de folha salarial de pequenas empresas: 

O governo anunciou a liberação uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas quitarem suas folhas de pagamento no período de dois meses. Uma das condições para que as empresas tenham acesso é que durante os dois meses de financiamento da folha, a empresa não poderá demitir.

Mas vale lembrar que essa medida ainda não está em vigor, aguarda publicação de medida provisória. 

(fonte: Veja)

Como podemos te ajudar mais?

Nós estamos aqui para apoiar e pequenos empreendedores nesse momento de crise. Por isso, estamos produzindo diariamente conteúdos sobre os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Que tal contar para a gente se ainda não falamos por aqui de algum assunto importante? #salveopequenonegocio

E, como uma empresa de crédito para empresas, estamos aqui para te apoiar também com capital de giro para seu negócio. Conheça a linha de crédito da Biz!

ver tudo sobre: dicas de gestão