27 mar 2020

COVID-19: confira as últimas notícias sobre os impactos da Pandemia do Coronavírus

Resumo diário (27/03) das principais notícias e informações sobre como a pandemia do Coronavírus tem impactado a economia e as pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
COVID-19: confira as últimas notícias sobre os impactos da Pandemia do Coronavírus

As últimas semanas, devido ao avanço da covid-19, foram marcadas por profundas mudanças no nosso dia a dia e um cenário de muita incerteza. Bem como, o isolamento social e a interrupção do comércio, medidas recomendadas por especialistas para reduzir o contágio do Coronavírus, tiveram um impacto direto na vida de pequenos negócios. 

Por isso, criamos a seção “coronavírus” em nosso blog. E, dessa forma, estamos desde o começo da semana compartilhando informações sobre a pandemia do Coronavírus e os impactos que podem afetar o empreendedor. São conteúdos que podem ajudar aos pequenos e médios empreendedores a atravessarem esse momento de crise. #salveopequenonegocio

Vamos aos resumos do plantão de hoje? Confira o que aconteceu no Brasil e no mundo e os impactos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus

Impactos do coronavírus: perspectiva geral 

O cenário mundial em relação à pandemia do Coronavírus ainda é preocupante. Então, a recomendação é que as pessoas, que tiverem essa opção, permaneçam em suas casas, respeitando o isolamento social

O número de mortes relacionadas à Covid-19 e sua proliferação em todo o mundo já passa de 25 mil vítimas, de acordo com a Universidade Johns Hopkings.

Um dos piores locais em relação aos casos de Coronavírus, a Itália, registrou mais de 900 mortes nas últimas 24 horas, embora o chefe de Saúde Nacional do país defenda que ainda não chegaram ao pico do contágio da Covid-19. O prefeito de Milão, que defendeu que a cidade não deveria parar suas atividades econômicas pouco mais de um mês atrás, admitiu o erro da sua postura em relação ao momento delicado. (Fonte: G1)

Caminhando na direção contrária da postura mundial, o presidente  brasileiro, Jair Bolsonaro, ainda vem assumindo a defesa pela volta das atividades econômicas e o fim do isolamento social. Instituições como a FioCruz, instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, criticam a postura do presidente e defendem que as medidas de prevenção da proliferação da Covid-19 devem ser seguidas no país. (Fonte: UOL)

Impactos do coronavírus: o que mais afeta minha empresa?

Diante desse cenário, para a rede de empreendedores brasileiros, tivemos um dia de esperança para a manutenção do seu funcionamento durante a crise causada pelo Coronavírus. No Brasil, o governo anunciou uma linha de crédito emergencial de R$ 40 bilhões destinada para a folha de pagamento de pequenas e médias empresas.  Assim, o programa pode ajudar mais de 12 milhões de trabalhadores.

O programa, anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta tarde, é uma parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos bancos privados. Dessa maneira, serão disponibilizados 20 bilhões de reais por mês, com uma duração de 2 meses. O objetivo é ajudar pequenas e médias empresas durante a crise do Coronavírus e o dinheiro vai ser pago diretamente na conta dos trabalhadores.

Aliás, confira algumas informações importantes sobre o novo programa para pequenas e médias empresas: 

  • Só podem participar pequenas e médias empresas com faturamento entre 360.000 reais e 10 milhões ao ano
  • O limite de pagamento para cada funcionário é de 2 salários mínimos (2.090 reais)
  • O dinheiro será pago diretamente na conta dos funcionários
  • As pequenas e médias empresas que fizerem parte do programa não poderão demitir os funcionários por 2 meses
  • A empresa terá 6 meses de carência, 36 meses para pagar o empréstimo e os juros aplicados serão o da taxa básica, a Selic, de 3,75% ao ano.
    (Fonte: El País)

Além disso, a Câmara aprovou projeto que prevê um pagamento de R$ 600 por mês para os trabalhadores informais no período de 3 meses. O programa e é mais uma medida com o propósito de reduzir os impactos do Coronavírus na atividade de micro, pequenos e médios empresários. Vale lembrar que ainda precisa passar pela votação no Senado.

Em resumo, confira informações importantes sobre o programa para trabalhadores autônomos:

  • Deve ser maior de 18 anos;
  • Não pode ter emprego formal;
  • Não pode ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, tirando o bolsa-família;
  • Deve ter renda mensal de até meio salário mínimos ou a renda familiar mensal total deve ser de até três salários mínimos;
  • Deve exercer atividade na condição de Microempreendedor Individual (MEI), ser contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social ou ser trabalhador informal, de qualquer natureza, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até 20 de março de 2020.
    (Fonte: G1)

Sua empresa não se encaixa nesse perfil, mas precisa de um capital de giro para se manter durante essa crise? Conheça a Biz!

Dicas para empreendedores

Ser empreendedor não é das tarefas mais fáceis e, em um período de crise, se torna uma missão ainda mais desafiadora. Como uma empresa que quer estar do lado dos empreendedores, que dão o melhor de si para decolar suas empresas todos os dias, queremos dar dicas para que eles consigam sair dessa mais preparados e organizados para os próximos passos de crescimento dos seus negócios.

Estar atento a tudo que acontece no mercado e colocar o conhecimento em prática na empresa é uma das maneiras de ter uma gestão consistente e de qualidade. Então, vamos aproveitar esse tempo de isolamento social para estudar um pouco sobre empreendedorismo

A dica de hoje é a lista dos 10 melhores livros para um empreendedor de sucesso. Clique no link, confira e escolha o primeiro da sua lista para os próximos dias!

Como podemos te ajudar mais?

Qual está sendo a sua maior dificuldade de empreender durante a crise provocada pela pandemia do Coronavírus? Conta pra gente nos comentários e compartilhe a sua experiência com outros empreendedores. E assim, vamos formar, juntos, uma rede de apoio!

A Biz oferece empréstimo para pequenas e médias empresas com parcelas que cabem no seu bolso. Organizou as suas finanças e percebeu que precisa de capital de giro para sustentar o negócio? Pede Biz

ver tudo sobre: dicas de gestão