02 jun 2020

Crédito para Lojistas: qual é a melhor solução?

Como saber qual a melhor solução de crédito para lojistas? O que levar em consideração na hora de escolher qual a melhor opção de empréstimo empresarial. Veja os detalhes e descubra!
leitura de 5 min
Crédito para Lojistas: qual é a melhor solução?

Ter uma loja comercial de sucesso é um grande desafio. Não importa em qual setor do varejo seja o empreendimento, é sempre muito complicado se destacar frente aos concorrentes e ter uma clientela super fidelizada. Ter um negócio sustentável é o objetivo de todo empreendedor. O que vamos ajudar a responder aqui é como contar com crédito para lojistas para esse crescimento acontecer de maneira saudável para a empresa.

Todo varejista quer ver sua loja vendendo bem, de forma consistente e segura, com as contas sempre no azul. Afinal, de que adianta fazer grandes investimentos no negócio, se ficar inadimplente pode ser uma questão? Dessa forma, saber qual a melhor opção de financiamento buscar pode ser a decisão mais acertada a se fazer.

Quais são as soluções de Crédito para Lojistas que posso encontrar?

Crédito sem garantias reais

Empréstimos para empresas sem garantias reais são uma ótima solução para o lojista que neste momento não pode oferecer nada como garantia. Para a concessão desse financiamento, o perfil da empresa será levado em consideração para a oferta de crédito. A BizCapital, por exemplo, analisa cada empresa de maneira personalizada para conceder a oferta para o tomador. O lojista que precisa de capital de giro para manter a empresa funcionando pode encontrar nessa modalidade uma saída muito rápida para ter o dinheiro na conta.

Crédito baseado nas vendas com cartões de débito e crédito

As vendas da loja feitas com as maquininhas de cartão de débito e crédito permitem que o lojista consiga obter crédito a partir da antecipação de recebíveis das vendas parceladas, assim como com o histórico de faturamento registrado, que possibilita fazer projeções sobre as perspectivas de vendas futuras. 

Estamos falando então de duas possibilidades diferentes de crédito para lojistas: a antecipação de recebíveis e o crédito fumaça. Vamos explicar melhor cada uma dessas modalidades abaixo:

Antecipação de Recebíveis

Essa modalidade de crédito já é conhecida no mercado e muitos lojistas já estão bem familiarizados com ela. Antecipar recebíveis nada mais é do que adiantar o recebimento de valores que só seriam destinados a empresa no decorrer do pagamento das parcelas de uma compra.

O que isso quer dizer? Simplesmente que o lojista tem a possibilidade de receber de uma vez o dinheiro total das vendas parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes mesmo de ser cobrado do cliente.

Uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis é que, por ser uma operação garantida pelas duplicatas de uma venda, a empresa pode embolsar um dinheiro que já seria destinado a ela, ou seja, é um dinheiro existente, que só está parcelado. 

Crédito fumaça

Essa modalidade ainda é desconhecida por muitos, mas também é uma ótima possibilidade para quem precisa de capital de giro rápido. Com os serviços de adquirência, além de ser possível dar como garantia os recebíveis já constituídos, como falamos acima, o varejista pode, também, dar como garantia os seus recebíveis a constituir ou seja aquele recebível que se estima receber, ou seja, que ainda não existe.

É possível fazer, com base no faturamento das vendas da empresa, estimativas que indicam um limite de crédito sadio para o fluxo de caixa da empresa, ou seja, um valor que possa ser pago sem comprometer o quadro financeiro do negócio. Com o crédito fumaça, a garantia do empréstimo é a própria venda. Caso o cliente não pague a parcela, o valor será descontado dos recebíveis do cartão de crédito que possuir. Ou seja, o lojista terá uma trava nesses recebíveis, tudo acordado entre o empreendedor e a empresa credora.

Crédito com clientes

É possível negociar com o próprio cliente da loja, sabia? Se você é dona de uma loja de roupa e consegue fazer um lançamento incrível para suas clientes fiéis fazendo com que elas comprem antecipadamente por aquela peça exclusiva, que ainda não está pronta mas vai estar em 30 dias na loja, você está recebendo crédito do seu cliente. 

Crédito com fornecedores

Lojistas conseguem negociar com seus próprios fornecedores na hora de comprar seus insumos. O que isso significa? É possível negociar o prazo e as parcelas. Nada como uma carência para dar aquele respiro necessário ou um número ideal de parcelas para caber no orçamento planejado.

E agora? Qual é a opção certa crédito para lojistas?

Antes de tudo, planeje suas contas e conheça seus números. Empréstimos com e sem garantias podem ajudar e muito na manutenção do negócio e também na hora de investir, sem precisar mexer no caixa. Para isso, o mais importante é se planejar.

O crédito fumaça, por não estar atrelado a um valor fixo de recebíveis, pode dar ao empreendedor a chance de obter um valor maior de empréstimo com uma taxa de juros menor, por ser com garantia. Já o empréstimo sem garantias pode ser a melhor solução para o lojista que preferir não se comprometer com garantias, podendo ter uma taxa de juros um pouco maior, mas com a facilidade de obter o dinheiro na conta no mesmo dia. O mais importante é entender qual a necessidade do seu negócio!

A BizCapital é uma Fintech focada em ajudar pequenas e médias empresas a realizarem seus projetos, oferecendo o capital que elas precisam para crescer. Se você ainda não conhece o crédito para capital de giro da Biz, basta entrar neste link e entender como fazer o seu pedido sem complicações.

ver tudo sobre: guia financeiro