01 out 2020

CRM: entenda como aplicar essa estratégia no seu negócio

Descubra como o CRM pode alavancar seu negócio e deixá-lo ainda mais competitivo.
CRM: entenda como aplicar essa estratégia no seu negócio


Estamos em um mundo cada vez tecnológico e acelerado. A forma de consumo mudou totalmente as estratégia utilizadas na área comercial, por isso, com o avanço da tecnologia cada vez mais, as empresas têm adotado software em sua áreas comerciais, como uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Quer saber como um software de CRM pode alavancar seu negócio Continue lendo e confira!

O que é CRM?


CRM – Customer Relationship Management – tradução livre, Gestão de
Relacionamento com o Cliente. Basicamente, é software que foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar o processo de venda de forma organizada e atualizada, com o intuito de otimizar os custos e maximizar os lucros do negócio.

O CRM possui como filosofia, colocar o cliente sempre em primeiro lugar. O objetivo dessa tática é que conseguir visualizar todo o processo de venda e encontrar padrões entre os clientes, para que após a identificação seja possível criar estratégias mais assertivas.

Além disso, o CRM é considerada uma ferramenta para fidelização de clientes. Com a percepção dos padrões entre os clientes, é possível criar argumentações e até mesmo desenvolver produtos personalizados.

Fidelizar um cliente não tem como objetivo fazer ele gastar mais, mas fazer com que ele gaste mais vezes. Por exemplo, o que é mais vantajoso para uma clínica odontológica, fechar um procedimento ​lente de contato dental ou um tratamento com aparelho dental transparente?

A resposta é nenhum dos dois. São tratamentos diferentes para públicos diferentes, por isso, uma boa estratégia é oferecer planos odontológicos. Uma estratégia para garantir que esse paciente fique em sua clínica por mais tempo, ao invés de realizar um procedimento e ir embora.

Podemos observar esse modelo em outros setores, como assinaturas de
plataformas de streaming, seguros, assinaturas de tv, planos telefônicos, até mesmo água e luz.

Porque integrar um CRM?

Para um processo de vendas e de fidelização, é extremamente importante que consiga a maior quantidade de dados possíveis do cliente. Entender o que ele está procurando e qual a sua “dor” é crucial para o desenvolvimento de uma estratégia comercial.

A estratégia do CRM é ajudar as empresas a enxergarem o comportamento de seus clientes e realizar modificações internas para que ele seja alcançado novamente.

Reconhecer o real valor dos seus clientes, é permitir que haja um relacionamento saudável entre ambos. Quanto mais você conseguir entender a necessidade do seu cliente, mais você terá a oportunidade de lhe supri-las com o seu negócio. Por isso, muitas empresa tem investido em softwares de CRM.

Mas CRM serve para todas áreas e tipo de negócios? Como implementá-las no meu negócio?

Saiba qual é o CRM adequado para o seu negócio

Como vimos, o CRM é um excelente aliado para os negócios e foi desenvolvido para que gestores e empreendedores conseguirem visualizar qual é o comportamento de seus clientes.

Entender o comportamento do seu cliente e o que ele espera do mercado, é permitir que seu negócio ganhe muitas vantagens competitiva. Uma vez que você sabe a necessidade do público, é possível desenvolver ou personalizar seus produtos/serviços para que supra aquele tipo de demanda.

No entanto, cada negócio possui um fluxo e um formato, sendo assim, como encontrar o CRM ideal?

Com a demanda do mercado, é possível encontrar inúmeras empresas que
oferecem software, porém, a escolha poderá mudar de negócio para negócio. Por isso, é importante se atentar alguns pontos:

Objetivos

O planejamento é essencial para a escolha do CRM ideal, para isso, é importante que o responsável tenha os objetivos bem definidos.

O objetivo é captar e fazer prospecção de potenciais cliente, ou fidelizá-los?
É preciso entender a necessidade do seu negócio. Seguindo com o exemplo da clínica odontológica, ela possui uma necessidade que é fidelizar pacientes.

Para isso, ela precisará de um ferramenta que ofereça armazenamento de todos os dados do seu paciente, como um prontuário. Porém, que permita agendar lembretes para oferecer ao paciente uma avaliação para lente de contato para o dente, enviar uma mensagem com preço do clareamento dental ou avisá-lo sobre o agendamento da próxima consulta.

Para cada negócio existe uma ferramenta diferente que pode se adequar melhor aquela necessidade. Adquirir um software sem planejamento, é muito arriscado, e uma escolha ruim poderá trazer frustrações e prejuízo financeiro.

Integração com outros sistemas

Um CRM não é uma exclusividade para a área comercial e marketing. Dependendo do porte do seu negócio e da necessidade que possui, é preciso que ele faça integrações com outros sistemas, como BI, ERP e etc.

Verificar esses pontos antes do contrato é fundamental para ter a otimização do processo e evitar futuras dores de cabeça.

Configurações


Uma vez que os objetivos mudam a cada modelo de negócio, é importante que escolha um CRM com capacidade de personalização ou que possua particularidades compatíveis com o seu negócio.

O objetivo do CRM, é automatizar o processo e não complicá-lo, por isso ter
configurações que aceleram a rotina é essencial para que o investimento seja válido.

Invista em CRM

Neste conteúdo você conferiu o que é um CRM e como ele proporciona vantagens competitivas para o negócio. Também conferiu, pontos que precisam ser analisados no momento de escolher o CRM ideal para o seu negócio.

Escolher um bom CRM, é permitir que você consiga enxergar melhor o seu cliente e pode satisfazê-lo da melhor forma. Aderir a estratégia de CRM, é satisfazer seu cliente e maximizar os lucros!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na empresa Vue Odonto.

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