08 out 2019

Como um empréstimo para negócios ajuda sua empresa crescer

Como um empréstimo para negócios ajuda sua empresa crescer

Empréstimo para negócios – Como manter uma empresa em pleno funcionamento e, ainda, atingir os objetivos comerciais? Essa não é uma tarefa fácil. Pagar as contas e atender as demandas, tudo isso sem atrapalhar o caixa e o crescimento da sua empresa.

Por isso, pensar no empréstimo de maneira organizada é super importante para ajudar no crescimento dos negócios.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10% dos empreendedores conseguem construir um negócio com mais de 10 funcionários e, desse total, somente 1% dos empreendimentos prospera com taxas de crescimento acima de 20% por três anos seguidos.

Ou seja, é preciso um planejamento detalhado e estratégico para que o seu negócio tenha sucesso. Além disso, ao iniciar qualquer empreendimento, é necessário ter um acesso rápido ao capital de giro, isto é, o dinheiro para bancar a continuidade de funcionamento da empresa.

Mais, além do investimento inicial, de tempos em tempos o mercado pode exigir um financiamento, para aliviar momentos de crise, expandir os negócios e aprimorar o trabalho da empresa.

Neste sentido, muitos empresários e empreendedores consideram pegar um empréstimo para negócios. 

Atualmente, há uma grande diversidade de empréstimos para empresas de todos os tipos no mercado, envolvendo modalidades diferenciadas de produtos financeiros para crédito, com velocidade de análise e aprovação.

O empreendedor pode escolher os prazos (curtos, médios ou longos), pensando em um objetivo bem definido de crescimento da empresa. 

Mas é sempre um desafio saber por onde começar, já que existem muitas opções no mercado. Assim, é possível encontrar diferentes especificações de cada empréstimo, incluindo os critérios de elegibilidade, as taxas de juros e os custos em geral. 

Por isso, é preciso saber escolher o melhor opção para a sua necessidade atual, assim como o valor do empréstimo, para que o financiamento dê o impulso necessário ao seu negócio, com crescimento de rentabilidade e competitividade.

As principais vantagens do empréstimo para negócios

Engana-se quem acha que os empréstimos só são benéficos para as micro e pequenas empresas. Qualquer tipo de negócio pode planejar a tomada do recurso financeiro para expansão. Quem quer crescer tem pressa e a melhor opção de crédito é aquela que atende rapidamente a necessidade de quem empreende.

Então, os empréstimos podem ajudar em muitos aspectos, desde o aumento do fluxo de caixa, até a contratação de novos funcionários.

Quais são as principais vantagens em obter um empréstimo para negócios?

Aquisição de novos equipamentos

Muitas vezes, para acompanhar o crescimento do mercado é preciso investir em novos equipamentos, dispositivos tecnológicos e sistemas de ponta. Afinal, a tecnologia se tornou uma aliada no sucesso dos empreendimentos.

Assim, um empréstimo pode ajudar na compra de máquinas de alto desempenho, como uma impressora 3D profissional, usada para a fabricação de peças com alto nível de detalhamento. Ela é indicada para empresas que produzem acessórios, como displays, artigos ornamentais e, até mesmo, brinquedos.

Ahh, mas não para por aí! Não somente os equipamentos tecnológicos podem ser adquiridos com financiamento, mas também máquinas que ajudam a reduzir custos de produção, principalmente, o consumo de energia elétrica. 

Uma alternativa para as empresas é investir em um gerador de energia solar, que oferece a emancipação financeira das concessionárias de energia elétrica, além de possibilitar o uso de uma fonte renovável e limpa.

Manutenção preventiva e corretiva das estruturas ou equipamentos

Manter o funcionamento dos equipamentos antigos, bem como as condições estruturais da empresa, também é algo que pode ser feito com o empréstimo. É bem importante investir em um planejamento de manutenção preventiva e, em casos emergenciais, nas ações corretivas (consertos e reparos).

Assim, o empréstimo pode ser a solução certa para a manutenção de empilhadeira quebrada, como forma de garantir a conservação do equipamento e, ainda, não atrapalhar os trabalhos dentro do setor. No investimento, pode-se incluir o preço dos consertos, os custos com reposição de peças e o trabalho dos profissionais envolvidos.

No caso de reformas estruturais, o empreendedor pode requisitar os serviços de uma empresa de pintura predial, para renovação de fachadas, ambientes externos e internos da empresa. 

Manter a conservação do local é uma forma de atrair novos clientes e fidelizar os antigos, já que todo mundo gosta de um espaço bonito, agradável e aconchegante, não é mesmo?!

O mesmo vale para casos em que é necessário fazer o conserto rápido de um revestimento, sistema elétrico, hidráulico e, até mesmo, investir em um reforço estrutural. Todos os imóveis estão sujeitos a sofrer com a ação do tempo, por isso, é recomendável ter um financiamento disponível para os imprevistos.

Gerenciamento do estoque financeiro

Uma linha de crédito para capital ou um financiamento específico podem aliviar as preocupações dos empresários quanto ao fluxo de caixa. Em momentos de pouco estoque em uma temporada de muitas vendas, a ajuda financeira pode deixar o caixa positivo, evitando aquelas famosas dores de cabeça. Mexer com o financeiro é sempre motivo de preocupação.

Além disso, os empréstimos ajudam a evitar picos e quedas no fluxo de caixa, especialmente, em períodos sazonais de venda. Dessa forma, as linhas de crédito ajudam a aliviar as tensões das baixas temporadas.

Contratação de novos funcionários

Em trabalhos grandiosos e longos, como empreendimentos de construção civil (construção de prédios, casas, entre outros), é necessário dispor de muitos funcionários e, com isso, aumentar os custos envolvidos. 

Nestes casos, os empréstimos podem ajudar na expansão do negócio, incluindo a contratação de trabalhadores em tempo parcial, integral ou freelancers.

As micro, pequenas e médias empresas também podem ser beneficiadas com o empréstimo para contratação de funcionários, especialmente, para a expansão rápida dos negócios. 

E todos os setores podem usar o recurso de financiamento para este fim, desde indústrias até empresas de alimentação coletiva e comércios.

Participação em eventos

Participar de congressos, feiras, confraternizações, apresentações e outros eventos do mundo corporativo pode ajudar na expansão dos negócios. Isso porque esses espaços oferecem a possibilidade de atrair novos públicos e parceiros, além de:

  • Apresentar um produto e/ou serviço para muitas pessoas;
  • Convidar um público diferenciado para conhecer seu negócio;
  • Possibilitar a visualização e análise da concorrência;
  • Fomentar novas ideias de inovação para o seu negócio.

Por esse motivo, muitas empresas utilizam os empréstimos para investir em uma stand para eventos corporativos e, assim, se manterem em destaque no mercado.

Como buscar o empréstimo para negócios certo para você?

Diante das muitas vantagens das linhas de crédito, podemos entender o porquê tantas empresas buscam um financiamento. Separamos algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor solução para a sua empresa!

Faça um planejamento prévio

Defina os seus objetivos, a finalidade do dinheiro e do valor específico que a sua empresa precisa. Esses três aspectos precisam estar muito claros, pois, com eles, é possível verificar se realmente o empréstimo é a melhor opção, de acordo com seus planos, ou se é melhor esperar um pouco e economizar.

Verifique suas finanças pessoais

Ao solicitar um empréstimo, a credora irá avaliar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), bem como o histórico financeiro. Ou seja, é bom estar certo que seu nome não consta no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou no Serasa. Essa análise é uma forma da empresa credora ter garantia do empréstimo.

De acordo com o relatório de Financiamento dos Pequenos Negócios, publicado em novembro de 2019 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma das principais dificuldades de obter um empréstimo diz respeito a falta de garantias para o aval do banco. 

Por isso, é interessante verificar como estão suas finanças e buscar por alternativas viáveis.

Examine as condições de pagamento

Evite pegar um empréstimo que não oferece condições mínimas para você pagar a parcela. Além disso, opte por linhas de crédito dentro do seu orçamento, de acordo com os juros e custo total. 

Quer dizer que se as parcelas mensais tiverem um custo grande diante do seu planejamento, busque por alternativas ou tente negociar a extensão de prazos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ver tudo sobre: guia financeiro