18 Maio 2020

Entenda a importância do planejamento tributário para sua empresa

Entenda a importância do planejamento tributário para sua empresa

Nenhuma organização brasileira está livre dos impostos. Essas despesas mensais consomem uma boa parcela do orçamento e podem dificultar a gestão financeira. Porém, existe uma forma de reduzir esses gastos sem infringir a lei: o planejamento tributário.

Com tantas legislações diferentes regulando as dezenas de obrigações, existem diferentes caminhos que podem ser seguidos. Apesar de não ser possível se livrar completamente dos impostos, é possível buscar as melhores alternativas que podem ser adotadas para minimizar os gastos.

Neste artigo vamos entender melhor a importância do planejamento tributário para a sua empresa. Acompanhe.

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma forma de reduzir a carga fiscal de uma organização em total conformidade com a lei. Na prática, trata-se de um estudo aprofundado sobre todas as decisões que impactam na tributação de um negócio – incluindo o enquadramento tributário, fatos geradores, incentivos fiscais, alíquotas, entre outros pontos importantes.

É importante destacar que esse planejamento não se confunde com a evasão fiscal – que utiliza de meios ilícitos para a redução dos gastos tributários. O planejamento envolve simplesmente uma análise comparativa entre todas opções legais que estão disponíveis – encontrando aquela que resulte o menor custo tributário.

Tipos de planejamento tributário

Para alcançar a sua finalidade, o planejamento tributário pode ser dividido em dois tipos: estratégico e operacional. Veja a seguir as principais características de cada um deles.

Estratégico

O planejamento tributário estratégico está focado na projeção do futuro da gestão, incluindo decisões que afetam a tributação em longo prazo. Por isso, as questões decididas neste momento incluem a definição do regime tributário ideal, incentivos fiscais que serão utilizados e a contratação dos profissionais que participarão das decisões financeiras.

Geralmente, o planejamento estratégico trabalha com a adequação da gestão à legislação brasileira durante um prazo de 5 a 10 anos.

Operacional

O planejamento tributário operacional está focado nas atividades que ocorrem no dia a dia da empresa, incluindo medidas de curto prazo – em um período de 3 a 6 meses.

Ou seja, é feito um trabalho de determinação das metodologias utilizadas, definição de responsáveis e organização de todas as datas e valores que devem ser respeitados. Dessa forma, é possível garantir que todos tributos sejam pagos dentro do prazo e as obrigações acessórias sejam cumpridas.

Benefícios do planejamento tributário

O processo de planejamento tributário pode gerar uma série de benefícios para o seu negócio. Veja quais são os principais deles:

Controle das despesas

Um dos principais desafios para as empresas é gerenciar com clareza os gastos relacionados aos seus tributos. É preciso saber quais são essas despesas e como elas estão distribuídas ao longo do ano. Por isso, possuir um planejamento sobre essas despesas vai ajudá-lo a ter mais controle sobre as suas finanças e evitar ser surpreendido com custos inesperados.

Redução de custos

Para muitas empresas, o principal objetivo do planejamento tributário é promover uma redução das suas despesas. Conforme vimos anteriormente, um bom estudo sobre todas as alternativas possíveis permite que o seu negócio escolha os melhores caminhos para diminuir o impacto dos impostos para o caixa da empesa.

Essa redução de custos pode ser vista de diversas formas na prática: troca do regime tributário para um menos oneroso, aproveitamento de incentivos fiscais para reduzir a alíquota de um imposto ou simplesmente um controle maior para que todas obrigações sejam pagas em dia – sem a incidência de juros ou multas.

Cumprimento de todas as obrigações

Todo o estudo feito no planejamento tributário mapeia todas as obrigações que a sua empresa deve cumprir. Dessa forma, torna-se possível se preparar para que todas elas sejam cumpridas sem problemas dentro do prazo legal – evitando complicações com o Fisco.

Otimização do fluxo de caixa

As despesas tributárias são uma parte fundamental do fluxo de caixa de uma organização – afinal, gera saída de recursos todos os meses. Com um bom planejamento tributário, é possível ganhar mais previsibilidade sobre esses custos, permitindo que o fluxo de caixa seja otimizado.

Você já conhecia a importância do planejamento tributário para o seu negócio? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Esse texto foi escrito pelo time da Dootax. Uma solução fiscal que visa a simplificação e segurança do sistema tributário e fiscal brasileiro.

ver tudo sobre: biz convida