20 mar 2020

FAQ: tudo o que você precisa saber para o seu negócio não parar durante a crise do Coronavírus

No FAQ da BizCapital, você tira todas as suas dúvidas sobre o impacto do Coronavírus na economia e na sua empresa. E agora, o que fazer? A gente responde!
FAQ: tudo o que você precisa saber para o seu negócio não parar durante a crise do Coronavírus

Fique offline e olhe em volta. Dedique 10 minutinhos do seu dia para ler isso aqui. Olhe em volta de novo. Tá vendo como o mundo virou um caos da noite para o dia? Há quem diga que tudo isso era evitável. Há que pense o contrário. Basta ligar a TV em qualquer canal para se deparar com um monte de teorias conspiratórias sendo compartilhadas nesse momento. E, em paralelo, inúmeras discussões científicas que defendem que o surto de COVID-19 não tem nenhuma influência política por trás. 

Sim, as discussões parecem infinitas e fica realmente difícil saber “para onde ir” ou “em quem acreditar”. Mas, sabe o que essa situação toda traz de aprendizado para qualquer empreendedor – seja ele grande ou pequeno, da cidade grande ou do interior, do Brasil ou do mundo? Sem planejamento, você só estará nadando conforme a correnteza.

Hoje vivemos um surto global que gera pânico, colapsos de sistemas de saúde, diminuição drástica de consumo em diversos segmentos, fechamento de lojas, crises nas cadeias produtivas e na relação com parceiros e fornecedores – só para citar alguns dos resultados desse cenário. Mas, a vida não para. O proprietário da sua loja vai continuar cobrando aluguel, o fornecedor precisa receber pela entrega, os impostos não serão pagos sozinhos, os funcionários têm salário no final do mês e os boletinhos, sempre tão pontuais, vão continuar chegando na sua porta: luz, gás, água, telefone, internet. E aí, nesse momento que parece absolutamente enlouquecedor, você pode entender de um jeito bem dolorido: sem planejamento não dá. 

Hoje é uma crise de saúde, mas amanhã pode ser uma crise fiscal, social, política. Ninguém está isento. E você, como empreendedor, precisa estar preparado. Nossa recomendação é que você reflita e, se precisar, mude sua relação com o crédito. Empréstimo não é para ser pedido na hora do aperto. A sua hora do aperto pode ser a hora do aperto de milhares de outros, o que torna muito mais complicada a aprovação de crédito. Pense no empréstimo como uma ferramenta de negócios fundamental para você crescer e se preparar para momentos difíceis. Com calma, com estratégia, com visão de longo prazo. Esse é o melhor caminho para você não apenas enfrentar crises sem quebrar, como sair delas ainda mais forte. 

Fique online de novo. Mas não deixe nunca de olhar em volta para se planejar cada vez mais e melhor. 

A seguir, preparamos um FAQ especialmente para você, empreendedor. Você vai poder tirar suas dúvidas, que também são as dúvidas de muitos outros empresários nesse momento. Confira e compartilhe. Essa é a hora de todo mundo se ajudar.

FAQ CRISE COVID-19: o que isso tem a ver com o meu negócio?

→ Agora vai ser muito mais difícil conseguir crédito, já que muitos empresários vão sofrer com inadimplência?

  • Infelizmente, sim. Nesse momento, a demanda por crédito vai aumentar muito. Tanto crédito formal, junto aos bancos e instituições financeiras, quanto crédito informal, de empresas querendo alongar seus prazos de pagamento. Nem todos vão conseguir ser atendidos.
  • Além disso, em um momento de incerteza, os mercados de capitais devem ficar mais inseguros de investir em pequenos empreendedores. Mesmo quem hoje concede crédito, vai ter mais dificuldade trazendo novos clientes.

→ Meu negócio vai ter que fechar por 30 dias, como sobreviver a um momento desse sem fluxo de caixa?

  • Existem algumas ações que você pode tomar que podem ajudar nesse momento dificílimo:
    • Primeiro, corte custos não essenciais. Mantenha apenas os gastos que realmente não pode deixar de pagar (impostos, funcionários, etc.);
    • Segundo, existem soluções para atender seus clientes sem contato físico? Delivery, motoboy, qualquer solução que não te impeça de faturar?
    • Terceiro, se você depende de agendamento, tente remarcar, não cancele! Essas remarcações vão criar um relacionamento com seu cliente durante esse período conturbado.
  • Uma outra opção disponível é o crédito. O crédito pode, junto com essas outras medidas, te ajudar a manter a empresa funcionando durante um período difícil, pronta para se recuperar ao fim da crise.

→ Como devem se preparar as empresas com alta demanda neste momento, como farmácias e mercados?

  • Tenha estoque! Negocie com seus fornecedores, se comprometa com compras de maior porte que normalmente. Se preciso, peça crédito para fazer pedidos ainda maiores e ganhar margem nas vendas e garantir suprimento na sua loja/farmácia.
  • Comunique com os seus clientes e tente atendê-los de uma forma que faça sentido neste momento: os seus clientes conseguem falar com você e fazer pedidos pelo whatsapp? O seu time de entregadores está preparado para a demanda de entregas em domicílio?
  • Fique em contato com os seus fornecedores e entenda possíveis impactos na cadeia de suprimentos: eles estão prevendo algum atraso em entregas ou falta de certos produtos nas próximas semanas?

→ Como faço para minha empresa rodar normalmente se tive muitos contratos cancelados?

  • O mercado financeiro se utiliza de um conceito chamado mercado de futuros. Quanto vale fechar um contrato agora para entrega daqui a seis meses? O mesmo vale nesse momento. Como já dissemos antes, tente adiar, não cancelar! Negocie com seus clientes de já acordar compras futuras para daqui a 3 ou 6 meses, com parte do pagamento agora e parte na entrega. Isso pode te ajudar a evitar o cancelamento de contratos.
  • Neste momento, é importante ter uma política clara de reagendamento para os seus clientes se sentirem seguros em postergar pedidos sem cancelar.

→ As contas não vão fechar esse mês, é a hora de pegar um empréstimo?

  • Empréstimo é sempre bom pegar antes de as contas fecharem. Planejamento é essencial.  Não espere ficar inadimplente para pedir ajuda. Em um momento como esse, todos precisamos de ajuda.
  • É importante fazer uma análise de custos não essenciais e entender o que pode ser diminuído ou cortado preventivamente.

→ Como posso apoiar os meus funcionários da melhor forma, enquanto cuido do meu negócio em um momento de crise?

  • Seja sincero e honesto. Talvez você tenha que tomar decisões difíceis. Fingir que tudo está bem não vai ajudar.
  • Pense em novas maneiras de trabalho que os seus funcionários possam aderir: aquele garçom do restaurante pode se tornar entregador de delivery por algum tempo? A recepcionista pode ajudar com um novo plano de comunicação com os clientes? Como fazer com que nossos funcionários continuem trabalhando de maneira segura?
  • Caso o seu negócio esteja operando normalmente, é importante considerar formas de manter os seus funcionários saudáveis durante este período: 
    • Criar uma escala de trabalho;
    • Ter regras claras que se apliquem aos funcionários que forem expostos aos possíveis casos do vírus ou que demonstrem qualquer tipo de sintoma;
    • Manter o local de trabalho sempre limpo e higienizado (disponibilizar álcool em gel, higienizar superfícies como balcões e maquininhas de cartão, aumentar a frequência de limpeza de banheiros e etc);
    • Diminuir o contato físico como possível.

→ Que ferramentas você indica para o trabalho remoto? 

  • Ferramentas de chat como o whatsapp, slack ou google chat;
  • Ferramentas de videoconferência como o whereby, google hangouts ou zoom;
  • Utilizando o agendamento no calendário para manter horários;
  • Utilize a nuvem para compartilhar arquivos (google drive, dropbox).

Como podemos ajudar mais?

A BizCapital está à disposição para apoiar o pequeno empreendedor além da concessão ao crédito. Qualquer dúvida ou informação, é só entrar em contato pelas nossas redes sociais e pelos canais de atendimento.

Vamos compartilhar essas informações e ajudar os pequenos empreendedores e se organizarem melhor para enfrentar essa grande crise.

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