17 jan 2020

Formas de pagamento: o que devo adotar no meu negócio?

Quando há diversificação das formas de pagamento, o empreendedor aumenta suas chances de vender e lucrar mais.
Formas de pagamento: o que devo adotar no meu negócio?

Se seu foco é começar 2020 olhando o cliente com atenção, é hora de abrir a cabeça para conhecer a variedade de formas de pagamento disponíveis no mercado.

Início de ano é uma ótima oportunidade para renovar energias e dar o pontapé inicial nos planos sonhados no ano que passou. Em um mercado cada vez mais competitivo, muitos empreendedores esperam dar uma nova guinada nos negócios. Pode ser por meio de um investimento em produtos e serviços ou no atendimento.

Explicando melhor: em um negócio físico ou virtual, todo e qualquer esforço para atrair o público-alvo e convertê-lo em cliente pode ser em vão se seu visitante desistir da compra.

E como isso pode acontecer? Simples: uma vez que o pagamento não pode ser realizado de uma forma confortável para a realidade do cliente, ele pode desistir da compra.

Por isso, o segredo está em diversificar as formas de pagamento e, com isso, facilitar o atendimento aos variados perfis de clientes no mercado. Assim, você garante a competitividade do seu negócio. 

Conheça as principais formas de pagamento que todo empreendedor deveria adotar em seu negócio. Continue a leitura para descobrir!

Diversificar formas de pagamento para ganhar mais

Quando há diversificação dos tipos de pagamentos, o empreendedor tem maior chance de garantir uma venda e, consequentemente, lucrar mais.

Nem todo mundo tem cartão de crédito ou dinheiro no momento da venda, então pensar em novas possibilidades pode garantir uma melhor experiência para o cliente.

E isso passa por pensar em todos os pontos de contado que possam transformar a experiência de compra como um todo, para fidelizá-lo e ainda torná-lo um promotor da sua marca.

As formas de pagamento mais utilizadas no mercado

A cada ano, pesquisas mostram resultados similares no que diz respeito à queda no número de pessoas que preferem pagar as contas em dinheiro. Assim, formas alternativas de pagamento têm ganhado espaço nos hábitos de consumo, levando em conta algumas preferências do consumidor como:

  • facilidade em realizar um pagamento;
  • tarifas;
  • segurança de dados.

Levando esses três pilares em consideração, listamos as formas de pagamento mais utilizadas no mercado, acompanhe! 

Boleto bancário

Sabia que só no Brasil são mais de 3,6 bilhões de boletos emitidos todos os anos? Esse é o método preferido de 75% dos consumidores brasileiros. 

A explicação para isso está no fato de muitos clientes ainda se sentirem mais seguros usando o boleto, já que não precisam informar dados bancários. O boleto pode ser pago em bancos, correspondentes bancários, lotéricas, aplicativos ou pelo Internet Banking.

Carnê

As vantagens encontradas no boleto bancário são as mesmas que podem ser atribuídas ao carnê

A principal diferença está na forma de utilizá-los: enquanto o boleto é usado nas compras em que será paga uma única parcela, no carnê esse pagamento pode ser feito na forma de mensalidades

Links de pagamento

O link de pagamento é uma das formas de cobrança mais utilizadas na internet. São cobranças em que o seu cliente escolhe a forma de pagamento

Na prática, funciona assim: o cliente recebe um e-mail com os dados de cobrança e um link para a tela de pagamento. Caso seja disponibilizada a opção de pagamento por carnê, por exemplo, o empreendedor pode definir a forma e prazo de recebimento dos pagamentos parcelados.

Assinaturas

Por fim, as assinaturas são formas de cobranças recorrentes e podem ser oferecidas em diversos métodos de pagamento, como cartões de crédito ou boleto bancário. As cobranças têm vencimentos com intervalo mínimo de 30 dias e, em caso de cobrança no cartão de crédito, apenas o valor mensal é contabilizado no limite do cartão de crédito.

O recurso é indicado para empresas ou prestadores de serviço que recebem pagamentos com uma periodicidade definida, como provedores de internet, academias, escolas de idiomas, entre outros. 

Como oferecer esses serviços de forma mais simples

Se você acha que colocar tudo isso em prática demanda muito esforço e burocracia é porque ainda não conhece o trabalho dos intermediadores de pagamento. São empresas especializadas em oferecer plataformas seguras e versáteis para o recebimento de pagamentos.

As ferramentas criadas pelos intermediadores atuam como verdadeiras pontes entre negócios de qualquer tamanho e as instituições financeiras. Com isso, é possível diversificar as opções sem burocracia e garantir transações 100% seguras para seus clientes.

Quer ver na prática como essa solução é simples? Veja o passo a passo para emitir um boleto por meio da plataforma da Gerencianet.

Este conteúdo foi produzido em parceria pelo time da Gerencianet.

ver tudo sobre: guia financeiro