Uma empresa sem uma boa gestão financeira pode gastar recursos em ações que provavelmente vão resultar em prejuízos para o negócio.
Por outro lado, uma empresa que possui uma boa gestão financeira tem o domínio dos seus ativos e passivos. Em outras palavras, ela pode alocar e distribuir com exatidão os recursos entre os setores, evitando assim desperdícios importantes.
Dicas para uma boa gestão financeira:
Faça um Planejamento Estratégico
Em primeiro lugar, para atingir os resultados da sua empresa de maneira efetiva, é necessário que:
- Você tenha um visão esclarecida de suas missões e objetivos estratégicos;
- É recomendado que você faça esse planejamento periodicamente;
- É necessário estudar a direção estratégica que será tomada, bem como seus projetos operacionais, os objetivos de cada passo a ser tomado e seus prazos;
- O mais importante é que esses dados sejam convertidos em números para serem fáceis de medir e parametrizar.
Faça Um Controle Mensal
Para facilitar a visualização dos gestores em relação aos resultados e investigar se o Plano Tático está sendo, de fato, realizado, é necessário acompanhar com regularidade os indicadores e números da empresa.
Administre Corretamente seu Fluxo de Caixa
Certamente, um fluxo de caixa que foi calculado de maneira precipitada e seus custos subestimados levam a prejuízos de tempo, esforço e dinheiro. A alternativa mais indicada entre especialistas é a utilização de Softwares de Gestão Financeira.
Separe as Contas Pessoais das Corporativas
Um dos passos essenciais para se ter uma boa gestão financeira é a separação de contas pessoais das corporativas. Além disso, atos como usar verba da corporação para fins pessoais ou transacionar verba pessoal para fins corporativos é uma questão que deve ser resolvida no início da sua gestão.
Mantenha-se Organizado
Não adianta seguir todos os passos anteriores e conviver em um ambiente desorganizado. Comece com as papeladas, digitalize tudo o que puder e organize em arquivos simples. Além disso, mantenha as vias originais de documentos importantes a disposição.
Esteja Sempre Dois Passos à Frente
Você não pode se esquecer de fazer as projeções para o futuro para definir quais os próximos passos a serem seguidos. Além disso, a cada passo, é necessário sempre rever as estratégias e táticas definidas pela empresa. Afinal, se você não sabe para onde ir, qualquer lugar lhe servirá.
Esse texto foi escrito pelo time da Abertura Simples, que é a maior rede de contadores do Brasil, cujo propósito é ajudar o empreendedor a transformar o seu negócio.