04 maio 2020

Impactos da pandemia mundial: últimas novidades sobre o Coronavírus

Resumo diário (04/05) das principais informações e notícias sobre os impactos da pandemia do novo Coronavírus na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Impactos da pandemia mundial: últimas novidades sobre o Coronavírus

Estamos entrando na nossa sétima semana com a pandemia do novo Coronavírus como o assunto e preocupação em foco em todos os continentes do mundo. Ainda sem previsão de quando as atividades econômicas devem voltar à normalidade ou o dia em que o número de casos e morte deve apresentar uma redução significativa, os impactos da pandemia mundial tem se tornado principal preocupação da população mundial. 

Essa realidade não tem sido diferente no Brasil e, ainda, na vida dos principais afetados da crise provocada pela Covid-19: os pequenos negócios. 

Nesse cenário, para além de oferecer crédito online para empresas, queremos ser uma grande aliada de todos os empreendedores brasileiros. Então, criamos a nossa Seção Coronavírus. Um espaço reservado para te preparar para os próximos capítulos dessa história e não deixar a empresa ser pega de surpresa. Lá, você pode encontrar outros resumos como esse, dos maiores acontecimentos e novidades, e dicas sobre a #Covid-19. 

Então, vamos ao resumo de hoje (04/05)? 

Impactos da pandemia: perspectiva geral 

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, o número de vítimas fatais por complicações da Covid-19 bateu 263 nas últimas 24 horas. Dessa forma, foi um número otimista perto dos balanços registrados nas últimas semanas que apontavam cerca de 400 mortes. E, a notícia veio acompanhada de uma ainda melhor: já são quase 43 mil curados dentre os 105 mil casos registrados da doença em território nacional. (Fonte: Extra)

Em São Paulo, estado com maior número de casos e mortes pelo Coronavírus no Brasil, foi decretada obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os tipos de deslocamentos a partir do dia 7 de maio. A extensão da regra que entrou em vigor hoje e se limitava em garantir o uso das máscaras apenas em transportes públicos, táxis ou carros de aplicativo, foi uma maneira encontrada pelo Governo de preservar de forma mais assertiva a saúde da população. (Fonte: Folha de S.Paulo)

A vibração gerada pelos impactos da pandemia mundial continua gerando um cenário de incerteza e preocupação com futuro. No mundo, já são registradas mais de 3,5 milhões de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus. No entanto, em alguns países que já sentiram a redução de casos e mortes, a reabertura gradual das atividades já está sendo colocada em prática. É o caso de Portugal, Alemanha e Coreia do Sul, por exemplo. (Fonte: G1)


Impactos da pandemia: economia e empreendedorismo 

No ponto de vista econômico, na observação da Sondagem do Consumidor, realizada desde 2009 pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o percentual da população que está se endividando nesse momento de crise bateu seu recorde. O indicador, que mostra o nível de “estresse financeiro” bateu a marca de 28,6% no mês de abril, com 5,3 pontos percentuais a mais em relação ao mês anterior. (Fonte: G1)

Além disso, no começo dessa semana, o Ibovespa apresentou uma boa queda, contrariando as últimas notícias de disparada que citamos no resumo do dia 29/04. Isso porque, estamos vivendo um momento de tensão entre os EUA e a China, na medida em que os americanos alegam que o vírus gerador da Covid-19  surgiu em laboratório de Wuhan, epicentro da pandemia. As acusações da Casa Branca vão contra o que é defendido pela OMS, de que a doença na verdade surgiu de forma natural. (Fonte: Valor Investe)

Por fim, quer saber mais novidades sobre o Auxílio Emergencial de R$600 reais? Fez o seu cadastro e o resultado foi “inconclusivo”? Os beneficiados têm enfrentado alguns problemas para receber o dinheiro na conta e a avalanche de notícias relacionadas ao assunto não tem tornado o entendimento muito fácil. Confira aqui a matéria do G1 que aponta todas as atualizações de hoje (04/05) sobre o assunto! 

Como podemos te ajudar mais? 

Então, empreendedor, conta pra gente, como podemos te ajudar mais diante da crise provocada pelos impactos da pandemia mundial do novo Coronavírus. Nós estamos aqui por você e para você. Nosso objetivo é oferecer os recursos necessários para todo pequeno negócio prosperar e todo empreendedor conseguir mudar o máximo de vidas possíveis. 

Por isso, se a sua empresa precisa de capital de giro para conseguir manter as portas abertas nesse momento conturbado, você pode contar com a gente. Oferecemos crédito rápido, seguro, online e personalizado com a necessidade da sua empresa. Pede Biz

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades, lançamentos e histórias no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai 💛ver tudo sobre: dicas de gestão

ver tudo sobre: dicas de gestão