29 abr 2020

Pandemia mundial: as últimas notícias sobre o Coronavírus

Resumo diário (29/04) das principais notícias e informações sobre a pandemia mundial do Coronavírus na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Pandemia mundial: as últimas notícias sobre o Coronavírus

O nosso resumo sobre a pandemia mundial do Coronavírus foi nossa forma de atualizar todos que nos acompanham sobre os acontecimentos da crise. A ação é parte da nossa campanha do #salveopequenonegócio, que tem o objetivo de criar uma grande rede de apoio para empreendedores nesse momento.

A avalanche de informações que tem ocupado a mídia nos deu a ideia de criar um local para unir as informações mais relevantes sobre a Covid-19 e seus impactos. Assim, os empreendedores têm um espaço seguro para ficarem atentos à nova realidade do mercado e, como consequência, ter mais segurança no momento de entender o papel do seu negócio nesse cenário. 

Ainda não conferiu os nossos resumos diários e está curioso para saber os detalhes que você perdeu nos últimos dias? Confira todos os resumos das últimas semanas na nossa Seção Coronavírus, que também conta com dicas de gestão para colocar em prática enquanto essa realidade não passa. 

Então, vamos começar o nosso resumo de hoje (29/04)? Fique por dentro das notícias e acontecimentos em todo o mundo e no Brasil.

Pandemia mundial: perspectiva geral

A proliferação do novo Coronavírus não para de ser uma preocupação para os brasileiros. O número de mortes bateu novo recorde nas últimas 24 horas, somando 449 ao todo. Apesar disso, o país, que está entre os 10 mais afetados pela doença e já ultrapassou os números chineses, já têm algumas regiões se encaminhando para um processo gradual de finalização da quarentena. Mas a flexibilização deve ser feita de maneira responsável e a primeira preocupação é desafogar os hospitais, como defende o Governador do Rio, Wilson Witzel. (Fonte: Valor Investe)

Nesse cenário, São Paulo, região do território nacional que mais tem sofrido impactos com a pandemia mundial, tornou obrigatório o uso de máscaras em transportes públicos, incluindo até táxis e carros de aplicativo. A medida passa a valer na próxima segunda (04/05) e, assim como a maioria dos planos de ação, tem como objetivo minimizar a proliferação do vírus no Brasil. (Fonte: Prefeitura de São Paulo)

Sobre os últimos acontecimentos na política, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeou duas possibilidades para os cargos de Ministro da Justiça e de comandante da Polícia Federal, como contamos com mais detalhes no resumo de ontem (28/04). No entanto, a nomeação do último, Alexandre Ramagem, foi suspensa pelo STF, que alegou ferimento no “princípio da legalidade” por interesse pessoal de Bolsonaro. (Fonte: El País)

Pandemia mundial: economia e empreendedores

Quando passamos a olhar por uma perspectiva econômica, boa parte do cenário ainda é de incerteza e um certo pessimismo em relação aos próximos capítulos dessa história. A pandemia mundial coloca o mercado em frente a um cenário nunca antes visto e o resultado disso certamente impacta empresas e empreendedores. 

No setor industrial, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de confiança dos empresários e todos os 19 segmentos desabou 39,3 pontos em abril. Em relação às empresas que avaliam o momento atual como ruim, passamos para 59,9% em abril, um aumento significativo dos 21,4% registrados em março. (Fonte: G1)

Por outro lado, já estamos no terceiro dia seguido de disparada do Ibovespa. Isso porque, o surgimento de um possível tratamento dos contaminados pela Covid-19, realizado no Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos,  deu esperança de uma retomada mais veloz das atividades econômicas. Essa notícia, junto a possibilidade de uma término calmo, eficiente e responsável do isolamento social, pode trazer bons frutos para o cenário econômico.  (Fonte: Valor Investe)

Dicas para empreendedores

O isolamento social, principal medida de prevenção ao Coronavírus, foi responsável por causar grandes mudanças no cotidiano das pessoas e virar de cabeça para baixo a maioria dos modelos de negócios. Por isso, nas empresas, uma das principais soluções adotadas foi a política de home office ou trabalho remoto. 

No entanto, a pergunta que fica na mente do empreendedor nesse novo cotidiano de trabalho é: com a distância entre os funcionários, qual a melhor estratégia para manter a produtividade? Então, separamos dicas de ferramentas que podem te ajudar a colocar isso em prática. Confira nosso conteúdo sobre: Melhores ferramentas para Home Office durante a crise da Covid-19.

Como podemos te ajudar mais? 

Diante de todo esse cenário de crise e incerteza que já assombra por alguns meses a população mundial, procuramos nos perguntar todos os dias: como podemos ajudar um pequeno negócio hoje? Afinal, nada mais justo do que formar uma rede de apoio em um momento de tamanha dificuldade para os protagonistas da nossa história. 

A Biz é um time de empreendedores que sabem, por experiência própria, como pode ser complexo desenvolver um negócio no Brasil. Ainda mais em um período de crise nunca antes vivido no mundo dos negócios. 

Além disso, oferecemos um financiamento empresarial do jeito que a sua empresa precisa neste momento: rápido, simples e 100% online. Em tempos de isolamento social, você não precisa nem sair de casa para conseguir o investimento necessário para dar um fôlego no seu caixa. Conheça mais sobre a Biz: https://bizcapital.com.br/!

ver tudo sobre: dicas de gestão