06 abr 2020

Os impactos da Pandemia: as últimas notícias sobre o Coronavírus (Covid-19)

Resumo diário (06/04) das principais notícias e informações os impactos da Pandemia do novo Coronavírus no mundo, na economia e nas pequenas e médias empresas do Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 4 min
Os impactos da Pandemia: as últimas notícias sobre o Coronavírus (Covid-19)

Estamos entrando em mais uma semana com a atenção da população mundial toda virada para a Pandemia do Coronavírus. Mais uma semana também de incerteza e preocupação com os impactos da pandemia na sobrevivência, principalmente, dos pequenos negócios.

Nas últimas três semanas, preparamos uma seção Coronavírus que conta com um resumo diário com todos os acontecimentos que envolvem os impactos da pandemia no mundo, no Brasil, na saúde e na economia. 

Faz parte da nossa missão ajudar pequenas e médias empresas a prosperarem e é nesse momento que queremos, ainda mais, ser um trampolim para o pequeno empresário. Afinal, nada melhor que sobreviver e crescer junto daqueles que são os protagonistas da nossa história.

Então, confira agora o nosso resumo de hoje, dia 06/04, com as novidades sobre o vírus causador da Covid-19

Impactos da Pandemia: perspectiva geral

Quase um mês de quarentena completos na maioria das regiões do Brasil e o governador de São Paulo, Doria, prorrogou hoje o isolamento social obrigatório até o dia 22 de abril. A medida é a principal indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção do Coronavírus e da redução dos impactos da Pandemia em todo o mundo. (Fonte: G1

A situação no mundo também é crítica. O levantamento da Universidade Johns Hopkings já aponta para mais de 73 mil o número de mortos em decorrência de complicações da Covid-19. No Brasil, já são apontadas mais de 553 vítimas fatais pelo novo Coronavírus

Segunda uma pesquisa do Datafolha, publicada pela Folha de São Paulo, os brasileiros já entenderam a importância do isolamento social diante dessa situação. Mais de 76% dos brasileiros disse que as pessoas devem ficar em casa e 65% acredita que o comércio deve continuar fechado como forma de diminuir os impactos da Pandemia do novo Coronavírus. (Fonte: G1)

No entanto, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda nadando contra a corrente mundial, ameaçou demitir o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta segunda-feira. O deputado federal Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania, teria sido apontado como favorito a ocupar o cargo, mas o presidente desistiu da decisão ainda no mesmo dia. (Fonte: Veja)

Impactos da Pandemia: empreendedores e economia

Como falamos acima, o estado de São Paulo, principal afetado pandemia do novo coronavírus, prorrogou por 15 dias a obrigatoriedade do isolamento social como medida de prevenção à proliferação do vírus causador da Covid-19. No entanto, para pequenos negócios que dependem das vendas físicas, essa é uma notícia preocupante para o futuro da empresa. 

Nesse cenário, as notícias para a economia não tem sido nada satisfatórias e os impactos da Pandemia podem ser cada vez mais notados. O mercado financeiro, por exemplo, já prevê uma queda de 1,18% do PIB Brasileiro deste ano em consequência da crise causada pelo Coronavírus. (Fonte: Agência Brasil)

Além disso, para as pequenas e médias empresas, a principal novidade do dia é que a linha de crédito para ajudar a folha de pagamento pelo período de dois meses já está em operação. Os empréstimos do Programa Emergencial de Suporte a Empregos foram regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta segunda-feira. No nosso resumo do dia 27/03, demos informações detalhadas sobre o plano de auxílio para pequenos empreendedores. (Fonte: G1)

Dica para empreendedores

Não é novidade que a crise gerada pelos impactos da Pandemia do novo Coronavirus tem consequências diretas nas pequenas e médias empresas brasileiras. Por isso, pensando em deixar empreendedores cada vez mais informados e atentos ao que está acontecendo, criamos o nosso boletim informativo sobre a Covid-19

No boletim da última semana, destacamos os setores mais atingidos pela crise e ainda fizemos uma estimativa real dos casos da COVID-19 no Brasil, levando em consideração uma probabilidade alta de subnotificação. Prepare-se e confira aqui

Como podemos te ajudar mais?

Nosso papo é de igual para igual, de empreendedor para empreendedor. E nós queremos te ouvir e te ajuda com tudo o que pudermos durante a crise provocada pelos impactos da Pandemia do Coronavírus.

Como podemos ajudar mais o seu negócio? Qual nova ação seria perfeita para a nossa campanha do #salveopequenonegocio nesse tempo de crise? Conta pra gente! 


E, se precisar de capital de giro para dar um fôlego para o seu negócio, a biz oferece um crédito empresarial que se encaixa no seu bolso e é pensado para a sua empresa. Saiba mais sobre a BizCapital!

ver tudo sobre: dicas de gestão