15 jun 2020

Novidades sobre covid-19: últimos acontecimentos sobre o Coronavírus

Resumo diário (15/06) das principais notícias e novidades sobre a Covid-19 e seus impactos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Novidades sobre covid-19: últimos acontecimentos sobre o Coronavírus


Já estamos entrando no nosso quarto mês com as novidades sobre a Covid-19 como principal foco da realidade de todos os continentes do mundo. Mesmo com uma perspectiva mais otimista em relação à proliferação da doença e a quantidade de óbitos por dia, ainda vemos os impactos da pandemia como protagonistas na saúde e na economia mundial. 

Por outro lado, o começo da volta gradual das atividades no Brasil gera um novo momento de adaptação para empreendedores. Com a volta das atividades econômicas, como posso garantir meu retorno o mais próspero possível? Como fazer com que meu negócio volte a funcionar seguindo todas as medidas de seguranças? Dessa maneira, estar atento às notícias e novidades é fundamental para um bom resultado da empresa nesse momento. 

Por isso, criamos a Seção Coronavírus para te dar todas as informações que você precisa. No nosso espaço, você pode encontrar notícias, previsões, acontecimentos e dicas de gestão para um momento de crise.

Vamos ao nosso resumo das novidades sobre a Covid-19? Confira!

Novidades sobre covid-19: perspectiva geral

Em uma perspectiva global, estamos nos aproximando da marca de 8 milhões de casos infectados pela pandemia do novo Coronavírus. O número de óbitos também impressiona, são mais de 400 mil vítimas de complicações da Covid-19, espalhados por vários continentes e países do mundo. Nesse cenário, a China, primeiro epicentro da pandemia do mundo, teve o maior número de casos desde abril nesta segunda-feira (15/06), com 57 novas pessoas infectadas. A possibilidade do surgimento uma segunda onda para a pandemia continua a preocupar o cenário mundial. (Fonte: G1)

Em território nacional, de acordo com dados do Ministério da Saúde deste domingo (14/06), foram registradas mais de 40 mil mortes pelo Coronavírus, mais de 800 mil pessoas infectadas e a atual taxa de letalidade no país é de 5%. Nas últimas 24 horas, foram 612 óbitos e 17.110 novos casos no Brasil. (Fonte: Catraca Livre)

Novidades sobre covid-19: economia e empreendedorismo

Nosso propósito, para além de oferecer crédito digital para empresas, é construir um seleção forte, grande e unida com todos os empreendedores brasileiros. Ser um time que joga junto e se une nos momentos mais difíceis na gestão do negócio. Por isso, nos últimos meses, criamos a campanha #salveopequenonegócio como a nossa forma de contribuir para o crescimento e sobrevivência de pequenas e médias empresas. Afinal, empreender diante da crise do Coronavírus não tem sido nada fácil. 

E, uma das nossas ações foi uma pesquisa com mais de 2 mil tomadores de crédito da Biz para entender a realidade e as adversidades que estão precisando driblar neste momento. Vamos olhar juntos para os resultados que foram destaque em diversas matérias sobre a pandemia? 

Olhando para o comportamento de crédito dos nossos clientes, percebemos um aumento de 54% no valor médio solicitado nos pedidos de empréstimo feitos pelos setores de turismo e transportes. Com esse dado que compartilha um pouco do momento desses empreendedores, fomos destaque na matéria do Jornal do Comércio que faz uma leitura sobre os impactos da pandemia neste setor. (Fonte: Jornal Comércio)

Ainda, outro destaque para a nossa pesquisa, fala muito sobre a necessidade de corte de custos em boa parte das pequenas e médias empresas. Nosso estudo apareceu na matéria do SPTV, da Rede Globo, sobre o crescente endividamento dos empreendedores durante a pandemia. Você sabia que, na primeira quinzena da proliferação do vírus no Brasil, houve um aumento de 81% nos pedidos de empréstimo empresarial? (Fonte: Globo)


Além disso, olhando para o panorama econômico, a queda do Ibovespa que apontamos no resumo de sexta-feira (12/06) após um período de otimismo continua a ser uma realidade. E os motivos não sofreram grandes mudanças, mas o receio de uma possível segunda onda de Covid-19 no país e a saída do secretário Mansueto Almeida do Tesouro Nacional também ajudaram a reforçar essa realidade. O dólar comercial também continuou a perturbar a economia, com uma subida de 2%, chegando aos R$ 5,14. (Fonte: Valor Investe)

Sobre o Auxílio Emergencial, a Caixa divulgou nesta segunda-feira (15/06) um novo calendário para o pagamento dos novos aprovados pelo projeto. A previsão é de que quase 5 milhões de brasileiros recebam a primeira parcela já entre terça (16/06) e quarta-feira (17/06). O Governo confirmou, ainda, que serão distribuídas mais duas parcelas do benefício, mas os seus valores ainda não estão definidos. Ainda não conseguiu o seu? Não perca os últimos detalhes nesta matéria do G1

Como podemos te ajudar? 

É fundamental entender todas as novidades sobre a Covid-19 e quais são os seus impactos  para a economia brasileira e nas pequenas e médias empresas. Assim, podemos nos preparar, juntos, para os próximos passos e adaptar os modelos de negócio à nova realidade. E, agora, queremos te ouvir! Como podemos te ajudar mais diante da crise do novo Coronavírus?

A BizCapital, empresa de empréstimos para pequenas empresas, está aqui para para atender os empreendedores brasileiros com capital de giro em todos os momentos. Conheça a Biz

ver tudo sobre: dicas de gestão