08 jun 2020

Pandemia e seus impactos: últimas notícias sobre o Coronavírus

Resumo (08/06) das principais notícias e informações sobre a pandemia e seus impactos na economia e nas pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 5 min
Pandemia e seus impactos: últimas notícias sobre o Coronavírus

A pandemia do Coronavírus e seus impactos na saúde e na economia continuam a provocar um cenário de incerteza e tensão na vida de muitos brasileiros. Nas últimas semanas, algumas regiões brasileiras se prepararam para entrar em um plano de reabertura gradual das atividades econômicas. Foi o que aconteceu com lugares como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. 

Será que a crise está chegando no fim? Será que o Brasil já chegou no pico da pandemia? Esta é a pergunta que vem permeando as notícias sobre o nosso país em veículos de todo mundo. Enquanto isso, nós continuamos com a nossa campanha #salveopequenonegocio, com conteúdos exclusivos na Seção Coronavírus e nas nossas redes sociais

Nessa hora, procuramos dar a nossa mão aos empreendedores brasileiros, uns dos principais afetados, na missão de sobreviver a esse período conturbado. 

Então, vamos juntos? Confira os últimos acontecimentos da pandemia e seus impactos para a sua empresa:

Pandemia e seus impactos: perspectiva geral 

Diante de inúmeras críticas que o governo Bolsonaro recebeu após ter ocultado os números consolidados do alcance da pandemia do novo Coronavírus e fazer uma confusão de informações no domingo, o Ministério da Saúde colocou no ar uma nova plataforma com o balanço da pandemia. Foram registrados, até hoje (08/06), 37.134 óbitos, sendo 679 deles confirmados nas últimas 24 horas. Os casos registrados no país já chegam em quase 700 mil. Com isso, o país é o segundo maior número de casos e o terceiro em número de mortes no mundo. (Fonte: El Pais)

Neste domingo, 07/06, Carlos Wizard anunciou a sua saída do Ministério da Saúde. O empresário que, até então, estava atuando como conselheiro informal, se explicou em nota. “Peço desculpas por qualquer ato ou declaração de minha autoria que tenha sido interpretada como desrespeito aos familiares das vítimas da Covid-19 ou profissionais de saúde que assumiram a nobre missão de salvar vidas”, afirmou sobre a sua saída. (Fonte: Valor Investe)

Além disso, com toda a confusão gerada neste fim de semana a respeito dos dados da Covid-19, os principais veículos de comunicação do país resolveram se unir para dar mais transparência para a informação que precisa chegar na sociedade. O grupo de jornalistas é formado pelo G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL. Dessa forma, vão atuar coletando em todas as Secretarias de Saúde e divulgando, em conjunto, todos os dados a respeito da pandemia no Brasil. (Fonte: G1)

Pandemia e seus impactos: empreendedorismo e economia

Não mudou muita coisa desde a última conversa que tivemos no nosso resumo de sexta (05/06). No cenário econômico brasileiro, já no começo desta semana, continuamos a ver uma subida do Ibovespa e uma queda no preço do dólar. Apesar de um ambiente instável e incerto dentro de casa, esse cenário positivo isso vem acontecendo devido às interferências externas. A reabertura de grandes economias e a esperança de uma possível vacina contra o vírus deram sua contribuição para a ideia de que melhores dias estão chegando também para a realidade brasileira. (Fonte: Valor Investe)

Ainda nesse cenário, o Banco Mundial está prevendo uma queda de cerca de 8% do PIB brasileiro ainda neste ano. Diante do bloco da América Latina e Caribe, a realidade da previsão do índice do nosso país apresenta um dos piores resultados. Espera-se, ainda, que o bloco tenha uma perda de 7,2%. (Fonte: Valor Investe) Segundo estimativas também do Banco, as consequências dessas quedas bruscas em economias emergentes “levará milhões de pessoas à situação de pobreza extrema neste ano”. (Fonte: G1)

Para as micro e pequenas empresas, a dificuldade de conseguir os recursos necessários para sobreviver à crise não é novidade. Apesar dos últimos esforços divulgados pelo governo, o dinheiro não parece estar chegando para aqueles que realmente precisam de ajuda neste momento. No entanto, segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o governo tem pensando em “planos B e C” para garantir este acesso. O Plano A, teria sido composto por práticas como o Pronampe, o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese). (Fonte: G1)

Por fim, tivemos mais novidades a respeito do Auxílio Emergencial do governo para minimizar os impactos da pandemia nos brasileiros. Nesta segunda, mais 2,6 milhões de trabalhadores puderam sacar a sua parte. E você? Ainda não recebeu? Confira nesta matéria do G1 o Calendário do Auxílio Emergencial.

Como podemos te ajudar mais?

Quer saber mais sobre a pandemia e seus impactos para os empreendedores brasileiros? Confira a nossa seção Coronavírus. Feita de empreendedor para empreendedor, para compartilhar informações relevantes e dicas de gestão para quem está vivendo essa nova realidade.

Além disso, empreendedor, queremos te ouvir! Conta pra gente, como podemos te ajudar mais diante da crise provocada pela pandemia do Coronavírus e seus impactos.

Nosso objetivo é oferecer os recursos necessários para todo pequeno negócio prosperar e todo empreendedor conseguir mudar o máximo de vidas possíveis. Por isso, se a sua empresa precisa de capital de giro para conseguir manter as portas abertas nesse momento conturbado, nós podemos te ajudar. 

Oferecemos crédito rápido, seguro, online e personalizado com a necessidade da sua empresa. Pede Biz

ver tudo sobre: dicas de gestão