14 jul 2020

Pendências financeiras e o impacto na análise de crédito

leitura de 4 min
Pendências financeiras e o impacto na análise de crédito

Ter um histórico de pendências financeiras com instituições e outras empresas pode ser ruim para o seu negócio. Por isso, sempre falamos por aqui como é importantíssimo se planejar antes de tomar qualquer decisão. 

Quando uma empresa decide que chegou o momento de solicitar um capital externo para cumprir com um objetivo importante, as instituições financeiras ou fintechs vão atrás de dados importantes da empresa tomadora para fazer a análise de crédito. Assim, para saber se é o momento certo para emprestar a quantia pedida.

Para isso, consultas em birôs de crédito, como a Serasa, são feitas. Assim como ao SCR, sistema do Banco Central que centraliza as operações de crédito. Dessa forma, é fundamental que antes de pedir crédito, você, empreendedor, tente quitar ou negociar as dívidas de modo que seu nome esteja “limpo” e as finanças não comprometidas.

É muito importante manter o cadastro sem nenhum tipo de pendência, pois dívidas com fornecedores e instituições financeiras afetam bastante o perfil de crédito de potenciais tomadores.

Qual o impacto das informações sobre pendências financeiras dos birôs de crédito, como a Serasa, e do SCR na hora do empréstimo PJ?

Birôs de crédito

Começando pela Serasa, que é como comumente a população costuma conhecer os birôs de crédito, a importância maior é no que se refere à transparência. E isso impacta diretamente na tomada do crédito porque ajuda a reduzir as taxas de inadimplência. 

Entendendo melhor o perfil do bom e mau pagador, a partir de um score de crédito e perfil financeiro da empresa, as credoras conseguem avaliar melhor a decisão de emprestar o dinheiro. Isso também pode contribuir para que as instituições financeiras cobrem juros menores de crédito, por haver uma inadimplência menor.

SCR

O SCR, Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil – SCR, é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, como empréstimos, financiamentos, avais ou fianças, realizadas entre as instituições financeiras e  seus clientes.

O sistema permite que as credoras façam uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos possíveis clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos tomadores através de uma análise individualizada.

Como resolver as pendências financeiras e aumentar as minhas chances de conseguir empréstimo empresarial?  

Fale com os credores responsáveis pelas pendências financeiras e proponha uma negociação. Você pode quitar integralmente ou propor um novo plano de pagamento, como o parcelamento dos valores devidos, por exemplo. Se você conseguir separar um capital todo mês para amortizar a dívida, vai conseguir liberar seu cadastro negativo dessas instituições.

Uma boa dica para ter uma visão completa sobre as dívidas, operações de crédito, de câmbio ou relações com instituições financeiras, vinculadas a seu CPF ou CNPJ, é consultar o Registrato – Extrato do Registro de Informações ​no Banco Central. As informações são gratuitas e podem te ajudar a afastar a sua empresa de todas as pendências.

Agora, o mais importante para a estratégia de crescimento da sua empresa é ter um bom planejamento financeiro e uma gestão dedicada. Não tem fórmula mágica. Segundo uma pesquisa feita pela Serasa Experian, mais de 5,4 milhões de empresas brasileiras se encontravam inadimplentes. O valor das dívidas é de aproximadamente R$ 124,1 bilhões, o que corresponde a quase R$ 23 mil reais por empresa, em média.

Assim, para que decisões erradas não levem a empresa para esse fim, ter um negócio organizado é fundamental. Não só para conseguir o acesso ao crédito no mercado, mas também para conseguir garantir a sobrevivência sustentável do empreendimento. 

Com tudo certo e todas as pendências financeiras resolvidas, trace seu objetivo para o empréstimo PJ e veja como a BizCapital, fintech de crédito para pequenas e médias empresas, pode ajudar no crescimento do seu negócio.

Seu empréstimo empresarial não foi aprovado na Biz por pendências financeiras ou outro motivo? Confira aqui como funciona a nossa análise de crédito e tire suas dúvidas.

ver tudo sobre: guia financeiro