21 ago 2019

Por que as Fintechs de crédito são tão rápidas?

Por que as Fintechs de crédito são tão rápidas?

Um dos maiores diferenciais das Fintechs de crédito é a agilidade. Você já deve ter ouvido falar que as fintechs vieram para revolucionar o mercado financeiro, que são mais ágeis, tem preços melhores e serviços mais atraentes.

Como com todo produto ou serviço novo, é natural que você fique um pouco confuso com essa diferença e queira entender o porquê as fintechs conseguem ser tão rápidas.

Para facilitar o entendimento, vamos separar por tópicos os principais pontos que as diferenciam.

A Estrutura das Fintechs são mais horizontais 

Em uma instituição financeira tradicional é comum que uma análise de crédito passe por diversos setores e cargos até se tornar uma oferta para o cliente.

Isso pode demorar muito tempo pois cada analista e cada setor tem o seu tempo de resposta e a sua fila de prioridades. Ou seja, fazendo uma conta rápida, se a análise de crédito passa por 4 pessoas e cada pessoa demora, em média, 1,5 dias para fazer as análises. Então, você precisa esperar no mínimo 6 dias para receber uma resposta sobre o seu pedido.

Em uma Fintech de crédito as áreas são reduzidas, processos são automatizados e os gestores estão sempre ao lado dos analistas de crédito. Isso permite mais velocidade na análise e nas negociações com os clientes.

E geralmente as Fintechs não tem muitas filiais e Pontos de Venda (PDV). Com isso, toda a equipe está concentrada em um único lugar. Assim, a informação e as aprovações acontecem com muito mais agilidade do que em empresas que historicamente possuem diversas agências e escritórios espalhados por todo país.

Os Processos são baseados em tecnologia

O processo de análise de um pedido de empréstimo em um financeira ou banco costuma ser demorado devido a quantidade de pessoas envolvidas na operação.

Além disso, esses processos costumam ser manuais, ou seja, cada analista precisa pesquisar manualmente todos os dados da empresa solicitante e depois compilar essas informações em um sistema que fará a análise.

Já em uma Fintech, a análise de crédito é pré-analisada por um sistema que faz todas essas consultas automaticamente. Depois disso, demora minutos para que o sistema avalie a empresa solicitante e dê a resposta ao pedido de empréstimo.

Assim, por não existir processos manuais, essa operação se torna muito segura e com menos probabilidade de um erro por ação humana.

A Burocracia é menor

Os processos de crédito tradicionais podem ser muito rígidos. Se você já fez alguma operação de crédito sabe o quão burocrático pode ser. São muitos papéis, muitos contratos, muitos documentos, autenticações em cartório, muitos comprovantes e muitas assinaturas.

Juntar, tirar cópia, autenticar e levar uma pasta com todos esses documentos no banco pode demorar dias ou semanas.

O dia a dia do pequeno empresário costuma ser muito corrido pois, de maneira geral, ele que é o responsável pelas principais atribuições da sua empresa, desde o administrativo, até vendas. Ou seja, o tempo que você perderia com todo o processo do banco, você pode estar focado na sua empresa e até mesmo fechando uma venda importante.

As Fintechs foram criadas baseadas na tecnologia. Isso permite que todo o processo seja online e com poucos documentos. O que permite que o empresário tenha mais tempo para se dedicar às atribuições  aa empresa.

Na Biz, por exemplo, você faz todo o processo sem sair de casa. Você envia a cópia dos seus documentos pessoais, do contrato social da empresa, um extrato da conta bancária da sua empresa dos 3 últimos meses e com esses documentos já é possível aprovar uma operação de empréstimo. Além disso, a assinatura também é digital, por isso é muito rápida.

As Fintechs são mais digitais

O mundo digital evolui rápido. Só pensar que o seu celular tem mais capacidade de processamento que computadores de mesa de 20 anos atrás! As Fintechs são mais rápidas inclusive nas mudanças, atualizações e melhorias. Isso permite ter uma melhoria contínua dos processos, fazendo com que toda a experiência do cliente melhore e seja cada vez mais ágil.

Em resumo, o mercado de crédito no Brasil é muito grande e tem espaço para todos os tipos de empresas, sejam elas Fintechs ou Bancos.

O recomendado é sempre procurar a opção que melhor atende a você e a sua empresa.

Caso queira conhecer a Biz, acesse o nosso site, entenda nossos processos, condições e, caso precise de capital de giro para sua empresa e esteja procurando um processo 100% digital, solicite o seu empréstimo com a gente.

ver tudo sobre: guia financeiro