Não dá mais para fugir da presença digital! Após um longo período de pandemia, os marketplaces viram a demanda se intensificar. Só para ter uma ideia, as pequenas e médias empresas faturaram R$2,7 bilhões com as vendas online em 2022, valor 17% maior que o registrado no ano anterior.
Por isso, ter uma presença digital se tornou indispensável para as empresas, principalmente, quando tratamos de pequenas e médias empresas. Quer saber mais sobre a importância da presença digital para a sua empresa? Então, vem com a gente!
A importância da presença digital
Como os números de vendas no e-commerce nos mostram, ter um canal de vendas digitais não é mais opcional para as empresas. Desde que as redes sociais, os marketplaces e outros aplicativos passaram a fazer parte do nosso cotidiano, o número de vendas online vem crescendo em ritmo acelerado.
Prova disso também é o esforço que as próprias redes sociais têm feito para estimular o comércio eletrônico. O Instagram, Facebook e WhatsApp criaram espaços especificamente para vendas e canais para melhorar a comunicação entre vendedores e compradores.
Leia mais: entenda a relevância das redes sociais para a sua empresa.
Segundo dados da ABComm Forekast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2023, o crescimento do e-commerce será de R$185,7 bilhões. Trata-se de um crescimento de quase 9,5% em comparação com o volume de vendas de 2022.
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Otimizar as vendas pela presença digital
Com o avanço dos canais digitais, cada vez mais se fala em omnichannel, ou seja, ter presença em vários canais simultaneamente e de maneira integrada. Ser uma empresa digital se tornou, portanto, um pré-requisito e não mais uma opção.
A pandemia de Covid-19 expandiu a necessidade pela presença digital de muitas empresas, uma vez que o lockdown impôs o fechamento de vários estabelecimentos. Apesar de indesejada, a quarentena acelerou a transformação digital e, com isso, ampliou o uso de canais digitais.
Leia mais: como usar a inovação tecnológica a favor do seu negócio.
Contudo, há diferenças importantes entre vendas físicas e vendas digitais que demandam a necessidade de otimização dos canais. A maneira como sua empresa se comunica com o cliente é diferente, a maneira como você posiciona o produto ou o serviço é diferente e até a maneira como seu cliente consome também é diferente.
Note que produtos físicos precisam de uma outra abordagem para serem apresentados no digital, já que o cliente não consegue experimentar como em uma loja física. Isso vale para roupas, carros, alimentos e tantos outros produtos. Por isso que a experiência do cliente ganha importância extra.
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A experiência do cliente no digital
A experiência do Cliente (ou Customer Experience – CX, em inglês ) é o nome que se dá para o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. No digital, cada impressão que o cliente obtém da sua empresa conta.
Portanto, torna-se cada vez mais necessário mapear o que chamamos de jornada do cliente. Pense quando os negócios eram somente físicos. Os clientes tinham uma jornada que começava no momento que sentiam uma necessidade, passava por escolher uma opção de produto ou serviço, ir até o local ou ligar para fazer um pedido, escolher e comprar. E ainda tinha o pós-venda.
Leia mais: fazer a captação de clientes de forma eficiente.
Algumas variações
Atualmente, a jornada é semelhante, com algumas nuances dependendo da empresa, do produto e do serviço que está sendo ofertado. Mas a experiência se torna ainda mais relevante. Com a concorrência digital, fica muito mais fácil o cliente comparar ofertas, preços e até a comunicação, avaliar comentários de outros clientes, tudo isso antes de tomar uma decisão.
Por esta razão, para aproveitar a presença digital para elevar suas vendas e contribuir com o crescimento do seu negócio, pense na experiência do cliente de ponta a ponta para fidelizá-lo e garantir que ele será um divulgador da sua marca para outras pessoas.
Agora que você conhece a importância da presença digital da sua, utilize a seu favor para aumentar e otimizar as vendas.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
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