13 fev 2023

Captação de clientes: Como fazer de forma eficiente e barata?

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Captação de clientes: Como fazer de forma eficiente e barata?

Para você que deseja melhorar a captação de clientes para seu negócio, parte importante desse processo é saber qual o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) da sua empresa. Além disso, é preciso entender a importância de investir em marketing para aumentar as chances de acertar o cliente-alvo. Aproveite as dicas e a planilha gratuita que criamos para você fazer o seu cálculo de custo de aquisição de clientes.

Quer saber mais como medir seus esforços na captação, ter mais acertos e otimizar?  Então, vamos nessa!

Pesquisa setorial e análise de público

Primeiramente, antes de iniciar o processo de captação de clientes, é necessário uma lição de casa. Ou seja, é primordial saber em que área a sua empresa atua, quem são seus concorrentes, qual o público que você quer captar, o que eles consomem e onde eles estão.

O conhecimento sobre estes 5 fatores vai permitir que o empreendedor tenha certo domínio de seu mercado. Consequentemente, vai contribuir muito nos próximos passos, já que será possível fazer um filtro mais criterioso para o início das prospecções.

Leia mais: como definir seu público ideal.

Além da captação de novos clientes, esse exercício ajudará o empreendedor na definição de caminhos para manter os clientes atuais satisfeitos. Afinal, eles também são os atores mais importantes do seu negócio.

Otimizando o custo de aquisição de clientes 

Após essa primeira etapa de estudos, chegou o momento de saber como calcular e acompanhar o custo de aquisição de clientes. Esse processo é necessário para medir a relação de capital investido e retorno obtido. Na prática, é saber quanto de dinheiro foi investido para conseguir um novo cliente.

De maneiro clara e objetiva, o cálculo do Custo de Aquisição de cliente (CAC) é o seguinte:

CAC igual a Investimento feito em vendas mais Investimento em Marketing no período dividido pelo Número de clientes adquiridos no período.

Por se tratar de uma divisão, o ideal é que esse número seja o menor possível. Porém, não há uma regra. Isso depende muito do seu negócio e, especialmente, dos seus concorrentes. Vamos a um exemplo.

Se você fez investimento de R$1.000,00 em vendas e também em R$1.000,00 em marketing, seu investimento total foi de R$2.000,00. Se no período você captou, digamos, 200 clientes, o seu CAC foi de:

CAC igual a dois mil reais divididos por 200 igual a vinte reais por cliente adquirido.

Nesse caso, a captação de cada cliente custou R$20,00. Para saber se esse valor foi positivo ou não, você precisa calcular o valor que o cliente trouxe de receita para o seu negócio no período em que ele adquiriu o seu serviço. 

Para te ajudar com essa otimização e acompanhamento, fizemos uma um modelo de CAC pronto para você utilizar na sua empresa.

Aplicando o CAC no seu negócio

Por exemplo, se você vende a assinatura de um serviço por R$9,90 e o cliente foi assinante por seis meses, temos que:

R$9,90 x 6 =R$59,40 - R$20,00 = R$39,40

Desse ponto de vista, esse cliente foi rentável. Para saber se ele deu lucro, ainda é preciso abater custos operacionais e outras despesas do negócio. Esse conceito do total de receita que o cliente traz para o negócio é o que chamamos de LTV (em inglês, lifetime value – valor do tempo de vida, em uma tradução direta para o português).

O constante acompanhamento do investimento sobre o retorno permitirá ao empresário observar o caminho que o negócio está tomando para atingir o resultado desejado, além de permitir ajustes de rotas se o custo for alto. Vale lembrar que um CAC menor significa que você precisa investir menos para captar um cliente.

Leia mais: entenda o fluxo do dinheiro da sua empresa com o controle de caixa.

Neste sentido, o seu negócio também pode contar com o auxílio da tecnologia. A automação de tarefas ajudará a potencializar vendas e diminuir o custo no médio e longo prazo.

Portanto, se o retorno dos investimentos não apresentar o desempenho esperado, talvez seja o momento de reavaliar a pesquisa feita anteriormente e/ou as campanhas de marketing, sejam digitais ou não.

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Potencializando as vendas pela internet 

A tecnologia é uma peça chave no desenvolvimento da empresa dentro do mercado. Fazer uso dela e das mídias sociais não é mais “só uma opção” e sim uma necessidade para atingir o seu público e se sobressair frente aos concorrentes. 

O uso da internet combinado com uma boa equipe de analistas e profissionais de marketing serão potencializadores de vendas para a sua empresa. Outro ponto positivo do uso da internet na captação de clientes, é a possibilidade de segmentação mais efetiva de clientes, além de prospectar pessoas e empresas sem a barreira geográfica. 

Com essas ações combinadas, é hora de usar a fórmula do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) para medir os seus resultados. Além disso, não se esqueça do pós-venda, afinal manter os clientes atuais satisfeitos e falando bem do seu negócio por aí, é um passo muito importante no fortalecimento de sua marca.

Leia mais: 5 indicadores para acompanhar a saúde financeira da sua empresa.

Agora que você já sabe como calcular e fazer a análise do custo de aquisição de clientes, é a sua vez de fazer a empresa vender mais!

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André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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