26 maio 2020

Os estados dos empreendedores mais afetados pelo Coronavírus

leitura de 6 min
Os estados dos empreendedores mais afetados pelo Coronavírus

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) tem causado grandes perturbações à economia global. Para além de questões relacionadas à saúde da população, a proliferação do vírus também colocou o Brasil em estado de alerta no âmbito econômico e um dos principais afetados neste momento são os empreendedores de pequenas e médias empresas. 

Para ter a dimensão do tamanho do impacto da crise, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), se fizermos uma comparação com o período anterior à crise do novo Coronavírus, houve uma redução de 39% no faturamento do comércio brasileiro. (Fonte: G1

Nesse cenário, a pergunta que fica é: como empreendedores afetados pelo Coronavírus de diferentes estados e setores estão reagindo à esse momento de incerteza e preocupação? Pensando em responder essa pergunta e ajudar outras profissionais, preparamos um estudo com dados de uma pesquisa que fizemos com os tomadores de crédito da Biz durante o mês de abril/20.

Você sabia que Minas Gerais foi um dos estados mais afetados entre os nossos clientes, com uma média de perda de 61% de receita? Confira agora quais foram os estados mais afetados pelo Coronavírus e como a crise tem afetado o mercado!

Impactos do Coronavírus por estado

As consequências do Coronavírus e do isolamento social, principal medida preventiva da proliferação do vírus e defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estão sendo sentidas em pequenos negócios de diversos cantos do nosso Brasil. Muitos deles já tiveram que começar a fazer cortes necessários de gastos e tiveram uma perda de receita significativa. 

De acordo com a pesquisa que fizemos com os nossos clientes, os principais estados impactos pelo Coronavírus quando falamos sobre uma média de perda de receita são: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Os dois primeiros, que fazem parte da região sudeste, tiveram uma queda de 61%. No Distrito Federal, a queda foi de 59%, enquanto no Rio Grande do Sul foi de 57%. 

Além disso, também analisamos os estados menos afetados, na realidade dos tomadores de crédito da Biz: São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O primeiro, considerado epicentro da doença em território nacional pela grande quantidade de casos identificados, apresentou uma perda de receita de 56%. No Paraná, por sua vez, houve uma redução de 52% nesses empreendimentos. Enquanto isso, Santa Catarina foi o estado que apresentou a menor queda entre os entrevistados, com apenas 48% de queda. 

Soluções dos estados mais afetados pelo Coronavírus

Agora que já sabemos quais foram os principais estados dos empreendedores afetados pelo Coronavírus e suas consequências para economia, vamos ver como os empreendedores de cada local estão lidando com esse momento difícil? Nosso primeiro tópico trata do estado que sentiu maiores efeitos da crise. Minas Gerais. 

Nós já vimos aqui no blog que o primeiro passo do plano de ação preparado por boa parte das empresas foi fazer um corte de gastos. O objetivo é preservar o caixa e dar mais longevidade para a vida do negócio. Assim, as empresas tomadoras de crédito com a Biz do estado mineiro que tiveram uma média de perda de receita de 61%, tiveram também uma média de corte de custos de 45% na sua gestão para minimizar os impactos da crise. 

Além disso, quando perguntamos aos nossos clientes mineiros quais têm sido as táticas para continuar com as portas abertas nesse momento, dividimos eles em dois grupos principais. O setor mais afetado e o setor menos afetado. Portanto, o primeiro conta com os bares, lanchonetes e restaurantes, mais impactados pela crise. E o segundo com farmácias e drogarias, menos impactados.

  • Bares, lanchonetes e restaurantes: Como principal prática para ajudar a driblar a crise, 62% desse grupo aderiu ao serviço de delivery. No entanto, mesmo com o plano de ação, afirmaram que a empresa só possui de 1 a 2 meses a mais de sobrevivência, caso a situação da pandemia continue a mesma. 
  • Drogarias e farmácias: No segundo grupo, 50% aderiu ao serviço de delivery para garantir que seus produtos chegassem à casa dos seus clientes. Porém, nesse caso, 75% das empresas que participaram da pesquisa afirmaram ainda ter de 2 a 3 meses de sobrevivência. 

Soluções dos estados menos afetados pelo Coronavírus

Agora, no nosso mergulho nos dados mais relevantes da nossa pesquisa sobre como os empreendedores foram afetados pelo Coronavírus em diferentes estados brasileiros, vamos falar sobre o menos afetado da nossa lista. Santa Catarina. 

O estado, como vimos, apresentou uma média de perda de receita de 48%. Isso devido às consequências da pausa nas atividades econômicas provocadas pelo isolamento social. Nesse cenário, seguindo o plano de ação do estado mais afetado e da maioria das empresas que estão passando por um momento de crise, o estado apresentou uma média de 34% no corte de custos dentro das empresas. 

Quando dividimos os grupos novamente em setor mais impactado e setor menos impactado pela crise, temos um resultado diferente do que vimos em Minas Gerais. No caso de Santa Catarina, o setor mais afetado pelo Coronavírus foi o de Varejo de Roupas e Acessórios. Enquanto isso, o menos afetado foi o de Varejo Alimentar. Mas, como eles estão se comportando diante desse cenário? 

  • Varejo de Roupas e Acessórios: Nesse grupo, o atendimento online foi um dos planos de ação pensados pelos empreendedores que pedem Biz. 50% deles aderiram à nova forma de atender os clientes. Quando falamos sobre o tempo de sobrevivência da empresa, 75% dos entrevistados afirmaram que possuem uma média de apenas 1 a 2 meses de sobrevivência da empresa.
  • Varejo alimentar: No caso desse grupo, vemos de novo a prática do atendimento por delivery como destaque. 67% das empresas aderiram a esse movimento. Por outro lado, quando se trata do tempo de sobrevivência, a visão é mais esperançosa. Apenas 25% das empresas deram um prazo de apenas 1 a 2 meses para a sobrevivência do negócio. 

E a sua empresa? Está acompanhando os impactos dos clientes da Biz que estão no seu estado? Então, conta pra gente o que você tem feito para driblar os efeitos da crise. Quem sabe o seu depoimento possa ajudar outros empreendedores afetados pelo Coronavírus. 

Nosso objetivo é formar com os empreendedores e para os empreendedores uma grande rede de apoio. Vamos juntos? Afinal, somos a maior rede de empreendedores do Brasil!

Por isso, para além de oferecer financiamento empresarial para pequenas e médias empresas, com um processo rápido, seguro e online, nesta crise nós dedicamos todos os nossos esforços para vocês. Separamos os nossos espaços para compartilhar conteúdos exclusivos que foram pensados para te oferecer o nosso apoio durante a crise.

Acompanhe as nossas redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram) e a nossa Seção Coronavírus aqui no blog. Encontre resumos dos últimos acontecimentos e dicas de gestão para driblar as adversidades. 

Fonte: Dados do Boletim Informativo, de 07/05, da BizCapital

ver tudo sobre: dicas de gestão