08 set 2020

Score de crédito: como manter minha pontuação alta?

Score de crédito: como manter minha pontuação alta?

Ter um score de crédito alto não é garantia de que você vai conseguir (com certeza) um empréstimo. Cada instituição tem seus próprios critérios de aprovação e podem nem consultar o score do consumidor ou da empresa na hora de emprestar um crédito para ele. Entretanto, é preciso deixar o score sempre com uma pontuação alta, caso este seja o principal critério. 

O que é score de crédito?

Antes de dar as dicas, é importante ressaltar o que é o tal score de crédito. Os pontos são números que auxiliam financeiras a identificar o perfil pagante de clientes que pedem um empréstimo. É por este score que as empresas ficam mais ou menos confiantes em liberar um empréstimo pessoal, empresarial ou qualquer outra modalidade para os interessados. Funciona assim:

  • 0 a 200 – Risco Muito Alto de Inadimplência;
  • 201 a 400 – Risco Alto Inadimplência;
  • 401 a 700 – Risco Médio de Inadimplência;
  • 701 a 900 – Risco Baixo de Inadimplência;
  • 901 a 1000 – Risco Muito Baixo de Inadimplência.

 Por isso, aqui vão algumas dicas para manter o seu score alto:

Pague as contas em dia

Pagar as contas em dia é um dos comportamentos considerados “muito bom” para o score. Se você é daquelas pessoas esquecidas, que não lembra de pagar as contas em dia, a melhor alternativa é colocar suas contas para débito automático. Assim, você não corre o risco de perder a data e honra com todas as suas pendências, mostrando-se um bom pagador.

Tenha contas em seu nome

Ter contas no seu nome pode facilitar aos órgãos financeiros na hora de consultarem os seus pontos. Se tudo estiver sendo pago em dia, o Serasa e SPC podem ter uma visão mais clara de qual é o seu perfil de pagamento e aumentar sua pontuação.  

Mantenha as informações atualizadas

As pessoas que mantém os dados atualizados tem mais chances de manter o score alto. Mesmo que as empresas possam localizar todas as suas informações por meio de cruzamento de dado, ofereça você mesmo os dados necessários. 

No site Serasa, você pode enviar seus documentos como comprovante de pagamento, endereço e telefones. Em alguns casos, é necessário realizar autenticação em cartório para garantir a veracidade dos papéis. O importante é manter todos os dados sempre atualizados. 

Negocie suas dívidas

Se você tem dívidas, não vire as costas e siga em frente. Negociar as dívidas e quitá-las é um passo super importante para aumentar o seu score de crédito. Apesar de existir aquelas ofertas de pagar o total da dívida por um preço BEM abaixo da realidade, é recomendável que você considere pagar o valor total (até aqueles juros chatinhos). Com isso, você tem a oportunidade de voltar a  trabalhar com essa instituição financeira no futuro. 

Sem contar que alguns pontos positivos vão para o seu painel, já que mostra que está disposto a manter um bom relacionamento. Assim que negociar a dívida e pagar a primeira parcela, seu nome já sai da lista de nomes do Serasa

Cuide do seu CPF e CNPJ

Apesar de parecer apenas alguns números, essa informação é consultada pelas empresas sempre que você solicita um novo cartão, empréstimo ou aumento do seu limite. Para SPC e Serasa, isso não é nada bem visto, pois passa a impressão de que você está passando por uma grande instabilidade financeira. Por isso, pense sempre quando for tomar este tipo de atitude. 

Bancos

É natural que com o surgimento de tantas empresas financeiras, você acabe criando conta em diversos bancos. Mas, se você deseja manter o seu score alto, o mais indicado é que você escolha um banco para manter um bom relacionamento e considerá-lo sempre que precisa de algum produto relacionado às finanças. 

Os bancos têm a sua própria pontuação para análise de crédito e se você buscar sempre a mesma instituição para tudo que precisa, é consequência os seus pontos ficarem sempre positivos. 

Cartão de crédito 

Quanto menos cartões, maiores as chances de aumentar o score. Além do excesso de solicitações de cartão, pedir aumento de limite também não é uma boa ideia. O mais indicado é que você deixe por conta da empresa decidir aumentar ou não o seu limite. 

Com isso, se você já possui um bom cartão com limite que supre as suas necessidades, é uma boa ideia recusar algum novo que lhe for concedido. 

Bom, resumindo todas as dicas, se você tiver uma boa educação financeira, você consegue tirar tudo isso de letra e ainda aumentar os seus pontos no Serasa. É só ficar de olho para seguir tudo direitinho e não extrapolar. 

No caso de pessoas jurídicas, a análise de crédito pode ter algumas especificidades. Quer saber como funciona com a BizCapital? Confira nosso texto sobre nosso processo de empréstimo e como garantir o sucesso do investimento na sua empresa!

Texto escrito por Lendico, uma fintech de empréstimo pessoal que busca oferecer soluções adequadas para quem busca um empréstimo com taxas de juros mais justas.

ver tudo sobre: guia financeiro