23 mar 2020

Últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus e os impactos na economia e na sua empresa

Em momentos de crise é ainda mais necessário se manter bem informado. Assim, você consegue se organizar para sua empresa passar por tudo da melhor maneira possível.
Últimas notícias sobre a Pandemia do Coronavírus e os impactos na economia e na sua empresa

A pandemia de coronavírus provocou o fechamento do comércio e serviços em diversas regiões do Brasil, causando enormes preocupações sobre a sobrevivência dos negócios, principalmente das pequenas empresas. Esses são alguns dos impactos do coronavírus na economia e na sua empresa. Então, a pergunta que fica é como empreender em tempos de crise?

Alguns serviços vão sofrer grandes impactos negativos com a crise, principalmente aqueles geram a circulação de muitas pessoas, como eventos, restaurantes, lojas, academias, entre outros. É muito importante fazer uma estimativa dos danos e estar preparado. Se manter informado é ainda mais essencial!

Na última semana, o governo federal decretou estado de calamidade pública. E, logo depois, anunciou uma série de medidas, a mais nova é uma medida provisória que flexibiliza as leis trabalhistas, prorroga o vencimento de tributos e além de facilitar o acesso ao crédito.

Vale lembrar que a MP precisa da aprovação do Congresso em até 120 dias, ou deixará de valer.

Impactos do coronavírus: o que mais afeta minha empresa?

Uma das notícias que mais foram compartilhadas e comentadas na manhã de hoje, dia 23 de março de 2020, era sobre uma MP editada pelo governo que permita empresas suspenderem por até quatro meses contratos de trabalho. A MP 927  foi anunciada como uma tentativa de preservar empregos durante a pandemia da COVID-19.

Nesse meio tempo, com tantas críticas e polêmicas, esse trecho da MP foi revogado pelo Presidente Jair Bolsonaro no começo desta tarde.

Mas ainda há partes importantes da MP que devem ser destacadas. As alternativas da MP incluem:

  • adoção do teletrabalho (home office);
  • antecipação de férias individuais e concessão de férias coletivas;
  • aproveitamento e antecipação de feriados;
  • ampliação do uso de banco de horas;
  • prorrogação do pagamento do Simples e do recolhimento do FGTS;
  • prorrogação do pagamento de dívidas e acesso a crédito do BNDES;
  • negociação com fornecedores e revisão de contratos.

Impactos do coronavírus: perspectiva geral 

Segundo o Ministério da Saúde, foi registrado hoje o total de 1.891 casos de coronavírus e 34 mortes no Brasil. Em meio ao crescente número de mortes da pandemia e com vários países ampliando medidas restritivas para  para conter o avanço e o contágio do coronavírus, os mercados globais voltaram a cair.

As bolsas europeias, da mesma forma que as asiáticas, tiveram queda nesta segunda-feira (23). Com o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, não foi diferente. Seguiu o clima negativo dos mercados externos: fechou com forte queda.

Quanto ao Dólar, superou novamente o valor de cinco reais. Fechou em alta de 2,17% a  R$ 5,1352.

Como podemos ajudar mais?

É fundamental entender o impacto do coronavírus para a sociedade como um todo e também como as medidas de prevenção de saúde têm impactos na economia e nos negócios de maneira em geral.  A BizCapital, empresa de empréstimos para pequenas empresas, está aqui para para atender os empreendedores brasileiros com capital de giro em todos os momentos.

Conte com a BizCapital para ajudar a sua empresa a passar por essa crise.  

ver tudo sobre: dicas de gestão