23 mar 2020

Últimas notícias sobre os impactos do Coronavírus na sua empresa

Em momentos de crise é ainda mais necessário se manter bem informado. Assim, você consegue se organizar para sua empresa passar por tudo da melhor maneira possível.
Últimas notícias sobre os impactos do Coronavírus na sua empresa

A pandemia de coronavírus provocou o fechamento do comércio e serviços em diversas regiões do Brasil, causando enormes preocupações sobre a sobrevivência dos negócios, principalmente das pequenas empresas. Esses são alguns dos impactos do coronavírus na economia e na sua empresa. Então, a pergunta que fica é como empreender em tempos de crise?

Alguns serviços vão sofrer grandes impactos negativos com a crise, principalmente aqueles geram a circulação de muitas pessoas, como eventos, restaurantes, lojas, academias, entre outros. É muito importante fazer uma estimativa dos danos e estar preparado. Se manter informado é ainda mais essencial!

Na última semana, o governo federal decretou estado de calamidade pública. E, logo depois, anunciou uma série de medidas, a mais nova é uma medida provisória que flexibiliza as leis trabalhistas, prorroga o vencimento de tributos e além de facilitar o acesso ao crédito.

Vale lembrar que a MP precisa da aprovação do Congresso em até 120 dias, ou deixará de valer.

Impactos do coronavírus: o que mais afeta minha empresa?

Uma das notícias que mais foram compartilhadas e comentadas na manhã de hoje, dia 23 de março de 2020, era sobre uma MP editada pelo governo que permita empresas suspenderem por até quatro meses contratos de trabalho. A MP 927  foi anunciada como uma tentativa de preservar empregos durante a pandemia da COVID-19.

Nesse meio tempo, com tantas críticas e polêmicas, esse trecho da MP foi revogado pelo Presidente Jair Bolsonaro no começo desta tarde.

Mas ainda há partes importantes da MP que devem ser destacadas. As alternativas da MP incluem:

  • adoção do teletrabalho (home office);
  • antecipação de férias individuais e concessão de férias coletivas;
  • aproveitamento e antecipação de feriados;
  • ampliação do uso de banco de horas;
  • prorrogação do pagamento do Simples e do recolhimento do FGTS;
  • prorrogação do pagamento de dívidas e acesso a crédito do BNDES;
  • negociação com fornecedores e revisão de contratos.

Impactos do coronavírus: perspectiva geral 

Segundo o Ministério da Saúde, foi registrado hoje o total de 1.891 casos de coronavírus e 34 mortes no Brasil. Em meio ao crescente número de mortes da pandemia e com vários países ampliando medidas restritivas para  para conter o avanço e o contágio do coronavírus, os mercados globais voltaram a cair.

As bolsas europeias, da mesma forma que as asiáticas, tiveram queda nesta segunda-feira (23). Com o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, não foi diferente. Seguiu o clima negativo dos mercados externos: fechou com forte queda.

Quanto ao Dólar, superou novamente o valor de cinco reais. Fechou em alta de 2,17% a  R$ 5,1352.

Como podemos ajudar mais?

É fundamental entender o impacto do coronavírus para a sociedade como um todo e também como as medidas de prevenção de saúde têm impactos na economia e nos negócios de maneira em geral.  A BizCapital, empresa de empréstimos para pequenas empresas, está aqui para para atender os empreendedores brasileiros com capital de giro em todos os momentos.

Conte com a BizCapital para ajudar a sua empresa a passar por essa crise.  

ver tudo sobre: dicas de gestão