30 mar 2020

COVID-19 e seus impactos: as últimas notícias sobre Pandemia

Resumo diário (30/03) das principais notícias e informações sobre como a pandemia do Coronavírus tem impactado a economia e as pequenas e médias empresas no Brasil. #salveopequenonegocio
COVID-19 e seus impactos: as últimas notícias sobre Pandemia

Estamos na nossa segunda semana de resumo sobre a pandemia do Coronavírus e seus impactos sociais e econômicos. Para ver tudo o que rolou na última semana, é só entrar na nossa seção de Coronavírus aqui no blog e conferir os conteúdos que preparamos sobre a Covid-19 e seus impactos.

O nosso objetivo é dar informações sobre a crise causada pelo contágio da Covid-19, para que todo empreendedor que nos acompanha esteja atento às mudanças do mercado e preparado para contornar as consequências na sua empresa. #salveopequenonegocio

E, então, vamos para o resumo de mais um dia? Essas foram as principais notícias e acontecimentos sobre a pandemia do Coronavírus de hoje, 30/03. 

Covid-19 e seus impactos: perspectiva geral 

Ainda com um número crescente de casos de infectados confirmados pelo novo Coronavírus por todo mundo, a quantidade de mortos já passa de 35 mil na tarde desta segunda-feira. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou mais 23 mortes, somando 159, no total.

Nesse cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para um dado muito importante: o aumento da quantidade de mortes evitáveis causadas pela pandemia Coronavírus. Por isso, reforçou a importância de continuarmos uma política de isolamento social, além de testar todos os casos suspeitos da doença nos países afetados pela Covid-19. (Fonte: G1

Impactos do coronavírus: o que mais afeta minha empresa?

A pandemia provocada pela Covid-19 tem um impacto que era previsto pelo mercado e motivo de preocupação para pequenas e médias empresas. Hoje, após mais de um mês do primeiro caso comprovado de Coronavírus em território nacional e mais de 1 semana de isolamento social, já podemos sentir as consequências da crise de forma mais clara. 

Uma startup de gestão empresarial, a Vhsys, fez um levantamento que mostra um pouco do cenário atual para pequenas e médias empresas. Assim, podemos conhecer um pouco melhor sobre os impactos da Covid-19. Dentre as informações fornecidas pela pesquisa publicada pela revista Exame, a mais impactante é a de que 8 em cada 10 empresas poderão sofrer uma queda de 30% no seu faturamento

A pesquisa também apontou que apenas 11% das empresas estão satisfeitas com as medidas dos governos para apoiar os micro e pequenos negócios. E, de acordo com os entrevistados pela Startup Vhsys, as principais medida realizadas para conter as consequências da crise são:

Fonte: Exame

O BNDES anunciou duas linhas de financiamento para pequenas e médias empresas nos últimos dias para diminuir as consequência da crise do Coronavírus. A primeira é uma linha de capital de giro e a segunda é uma linha voltada especificamente ao pagamento da folha salarial. No entanto, recebeu algumas reclamações sobre a falta de mais informações para empreendedores que desejam utilizar as iniciativas. 

Em resposta às críticas, o BNDES criou um site para dar transparência ao uso do capital fornecido, mostrando tanto as instituições financeiras responsáveis pelas linhas, quanto a quantidade de operações realizadas e a taxa média ofertada por cada uma delas. E, você pode ter acesso a todas essas informações neste site. (Fonte: Exame)

Dicas para empreendedores

Com o isolamento social, adotado como medida de prevenção ao contágio da Covid-19, tem sido desafiador, principalmente para pequenas e médias empresas, manter o funcionamento normal e uma gestão sustentável do negócio. Por isso, na dica de hoje para empreendedores, vamos falar um pouco sobre a importância da presença online da empresa neste momento de crise.

Em um cenário que não podemos manter o contato físico com os nossos clientes, precisamos reinventar o nosso relacionamento com eles. E, é claro, contar com a tecnologia como nossa aliada. 

Quer saber como se manter próximo dos seus clientes neste momento? Foque em trabalhar as suas redes sociais!

Aliás, separamos algumas iniciativas que podem te ajudar a colocar o movimento nas redes sociais em prática: 

  • Fale sobre o produto ou serviço, adaptando as suas vendas para o momento atual. 
  • Faça uma promoção para os seus seguidores e aumente as chances da sua empresa ganhar visibilidade e alcance.
  • Faça bom uso do Instagram Stories: crie enquetes e perguntas que aumentem o engajamento da sua rede social.
  • Mantenha o contato direto com seus clientes, com um atendimento constante e atencioso. Responda seus comentários e suas mensagens para tentar atendê-lo da melhor forma possível.

Faça um planejamento para suas redes sociais e comece a interagir com seus clientes hoje mesmo!

Como podemos te ajudar mais?

Nós estamos aqui para te apoiar nesse momento de muita incerteza para a sua empresa, tendo em vista os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Por isso, se tiver algum conteúdo que ainda não tratamos por aqui, conta pra gente. Vamos dar as mãos e contornar a crise juntos? #salveopequenonegocio

E, não se esqueça de separar um tempo para organizar sua empresa, cortar os custos necessários e se preparar para os próximos passos. 

Fez isso tudo e sentiu falta de capital de giro para manter a sua empresa funcionando? Conheça a linha de crédito da Biz!

ver tudo sobre: dicas de gestão