03 abr 2020

Covid-19 e seus impactos: as últimas notícias sobre o Coronavírus

Resumo diário (10/07) das principais notícias e informações sobre a Covid-19 e seus impactos no mundo, na economia e nas pequenas e médias empresas do Brasil. #salveopequenonegocio
leitura de 6 min
Covid-19 e seus impactos: as últimas notícias sobre o Coronavírus

A pandemia do novo Coronavírus despertou um estado de alerta na população e, especialmente, nas pequenas e médias empresas. Pensando em ajudar empreendedores a driblar essa crise causada pela Covid-19 e seus impactos, criamos uma tag especial aqui no blog para falar sobre o momento e fornecer informações de qualidade para quem faz o nosso negócio acontecer. 

Nessa seção, colocamos resumos diários com tudo o que os pequenos negócios precisam saber sobre o vírus causador da Covid-19 no mundo, no Brasil e na economia. Queremos estar preparados para os próximos passos e que você esteja pronto junto com a gente para garantir a sobrevivência da sua empresa. #salveopequenonegocio

No nosso resumo de hoje (10/07), vamos falar sobre os principais acontecimentos e notícias sobre a Covid-19 e seus impactos para pequenas e médias empresas.

Consequência do Coronavírus: perspectiva geral 

O novo Coronavírus já infectou mais de 12 milhões de pessoas por todos os continentes do mundo. Nesse cenário, a doença, que teve como primeiro epicentro uma pequena cidade chinesa, transformou a vida e afetou a saúde da população mundial, além de ter sido responsável por muitas consequências na economia. 

No total, foram registradas mais de meio milhão de vítimas fatais de uma pandemia que chegou sem grandes avisos. O Brasil, um dos países mais afetados, atrás apenas dos Estados Unidos, contabiliza mais de 1.75 milhão de casos e 69.184 vítimas fatais, números que continuam a crescer. 

Diante da pandemia, o jornal El País separou um espaço para fazer o acompanhamento ao vivo de tudo o que está rolando sobre a pandemia. Confira a matéria da COVID-19 AO VIVO e se mantenha atualizado sobre as consequências do Coronavírus. 

Consequências do Coronavírus: economia e empreendedorismo

No Brasil, se compararmos com a realidade dos últimos meses, pode-se dizer que estamos vivendo um período diferente da pandemia do Novo Coronavírus. Principalmente para as atividades econômicas e os donos de negócio. Antes, as pequenas empresas precisaram se reinventar e se adaptar às consequências do isolamento social e da pausa nas suas atividades. Agora, com o processo de reabertura cautelosa da maioria das regiões brasileiras, chegou um novo momento de adaptação, mas com as portas abertas. 

Por isso, nós resolvemos entender melhor esse “novo normal” das empresas brasileiras. Nosso Boletim Semanal de acompanhamento do Coronavírus teve como tema entender as características das solicitações de empréstimo dos nossos clientes entre os meses de junho e julho, quando a mudança começou a entrar em cena. Você sabia que dentre os motivos de solicitações de empréstimo mais citados pelos clientes Biz entre junho e julho, estão capital de giro, consolidação de dívidas e compra de equipamentos? Ou que, dos empreendedores que destacaram uso do capital, apenas 21% afirmaram ter relação direta com a pandemia? Confira mais dados relevante sobre o momento no nosso Boletim de 10/07.

Enquanto isso, nessa semana, foi destaque nas notícias também o crédito por maquininhas. Como parte do programa de incentivo ao acesso à linhas de crédito durante a pandemia, o crédito por maquininhas é uma proposta de R$ 10 bilhões para serem emprestados para microempresas, pequenas empresas e MEIs. A medida, que pode ser estendida para depois da crise, ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Pensando em deixar o tema mais claro para empreendedores, criamos um conteúdo completo sobre tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira em “Crédito por maquininhas de cartão: como ter acesso?”

Por fim, outro tema importante que destacamos nas nossas redes na última semana foi o IOF Zero. A medida foi uma forma de reaquecer a economia em um momento de crise provocada pelo Coronavírus e facilitar o acesso ao crédito para os brasileiros. Assim, os serviços de crédito terão 0% de IOF desde o começo de abril deste até o dia 02 de outubro de 2020. No nosso post sobre o IOF Zero como a medida por impactar a vida de empreendedores. 

Dicas para empreendedores

Além de contar para os nossos leitores tudo o que está acontecendo no mundo a respeito da Covid-19 e seus impactos, nós queremos fazer a diferença na vida dos empreendedores neste momento de crise. Por isso, trazemos sempre dicas e novidades que eles podem colocar em prática na hora de reinventar suas atividades e se adaptar à nova realidade.

Confira algumas dicas que separamos para te ajudar hoje:

  • se possível, trabalhe de casa

Permitir que seus funcionários trabalhem de casa, caso seja possível, é também uma maneira de minimizar os problemas de deslocamento, contaminação no escritório e ajudar a reduzir o tempo dos efeitos da crise.

Controlar os gastos supérfluos da sua empresa é também uma medida inteligente no momento de crise. É preciso entender o impacto do covid-19 para a sociedade como um todo e como as medidas de prevenção de saúde acabam impactando a economia e o consumo.

É importante utilizar esse período para organizar os números do seu negócio. A saúde financeira da sua empresa é prioridade e deve ser afetada o mínimo possível durante esse período. Assim, esteja preparado para os impactos negativos e, se precisar de capital de giro, conte com a Biz!

  • congele novos projetos

Em um momento de crise, é muito importante pensar com calma e planejar todas as suas ações. Planeje como vai usar o seu caixa e pare com os novos projetos. Afinal, você vai precisar desse capital que seria investido para garantir a sobrevivência do negócio.

  • atenda o mercado

Entenda o mercado atual e todas as mudanças causadas pela Covid-19 e seus impactos. Assim, repense suas estratégias e se adapte à nova realidade para conseguir atender os seus clientes da melhor forma. 

Os nossos conteúdos aqui no blog e nossas dicas no Facebook, Linkedin e Instagram podem te ajudar a pensar em como colocar essas novas soluções em prática na sua empresa. Então, fique de olho!

Como podemos te ajudar mais?

O nosso trabalho aqui é sempre pensado para ajudar e dar força para os protagonistas da nossa histórias: as pequenas e médias empresas do Brasil. Por isso, estamos aqui por eles e para eles. Neste momento de crise causada pela Covid-19 e seus impactos, não poderia ser diferente. 

Então, vamos mudar o rumo dessa história e crescer juntos? Conta pra gente como podemos ajudar mais a sua empresa!

A BizCapital é uma empresa que oferece empréstimo para pequenas empresas que precisam do capital de forma rápida, simples e segura. E com o que é um grande diferencial nesse momento de isolamento social provocado pelo novo Coronavírus: um processo 100% online

Com a gente, crédito empresarial depende apenas de um clique! Já pensou? Pede Biz!

ver tudo sobre: dicas de gestão