21 fev 2020

As 5 dúvidas sobre empréstimo que você precisa saber!

Costumam ser muitas as dúvidas sobre empréstimo quando um empreendedor decide recorrer à ajuda de capital externo para alavancar seu negócio.
leitura de 6 min
As 5 dúvidas sobre empréstimo que você precisa saber!

Costumam ser muitas as dúvidas sobre empréstimo PJ. Aliás, pedir empréstimo costuma ser até mesmo a primeira dúvida, não é? “Será que um financiamento pode realmente ajudar meu negócio a crescer?” Essa é a pergunta que normalmente vem a cabeça do empresário quando ele se vê em um momento crucial de decisão. 

Mas pode ter certeza que esse pensamento não é só seu. Outros empreendedores passaram por isso e pediram crédito para financiar investimentos importantes da empresa.

No segmento de varejo, por exemplo, segundo uma pesquisa de 2019 feita pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas, 55% dos empresários pediram empréstimo com objetivo de aumentar suas vendas, 30% buscaram atender ao aumento das demandas da empresa e 26% precisaram adaptar suas empresas às novas tecnologias.

Assim, vale começar a pensar que recursos próprios não são a única alternativa de crescimento para negócios que estão crescendo. Muito pelo contrário.

Ainda com dúvidas sobre empréstimo?

Um empréstimo PJ pode ser uma ótima solução para as dores do seu negócio, além de impulsioná-lo a crescer ainda mais. 

Os motivos são os mais diversos: desde capital de giro e ampliação do estoque, até investimentos no marketing da empresa. E, nessa busca por crédito para empresas, existem muitas dúvidas sobre empréstimos.

Você sabia que os pequenos negócios  tiveram mais acesso ao crédito no Brasil? Foi o que mostrou o levantamento do Sebrae que levou em conta o primeiro semestre de 2019 e estimou que em 2020 continuará assim. Ou seja, ainda mais MPEs vão buscar por empréstimos e conseguir a aprovação do crédito. É um momento bem favorável para aproveitar o aquecimento no mercado de crédito e buscar um empréstimo PJ para ajudar no crescimento do seu negócio.

Pegar um empréstimo online para empresas não precisa ser um bicho de 7 cabeças! Pensando sobre isso, separamos as dúvidas sobre empréstimo mais frequentes de quem procura a BizCapital, afinal somos uma fintech de crédito para pequenas e médias empresas.

Como funciona o empréstimo? Tem que pagar alguma coisa antes? O que precisa para conseguir o crédito? Precisa de garantia? Quais documentos tenho que enviar? Essas são algumas das principais dúvidas sobre empréstimo que chegam para nosso time de Relacionamento. 

O que eu preciso saber antes de pedir um empréstimo PJ?

1. Como funciona o empréstimo

Da solicitação à assinatura do contrato, tudo acontece online! Então,  todo o processo é feito sem a necessidade de ir até um lugar físico, você só precisa de um celular ou computador com acesso a internet. 

Bem mais fácil de conciliar com a sua rotina corrida, não é mesmo?

Aqui na Biz, por exemplo, o processo acontece todo online e é super ágil! Conheça o  passo a passo: 

1º – Preencha o formulário no site com algumas informações suas e da sua empresa. É bem rapidinho, leva só 2 minutos!

2º – Logo depois, enviamos a proposta para os casos aprovados na hora mesmo! Aí é só conferir as condições do empréstimo: prazo, valor, taxa e parcelas. E concordar em prosseguir.

3º – Chegou a hora dos documentos! Você pode enviá-los  pelo whatsapp ou e-mail, do jeito que for melhor para você.

4º-  Pedido aprovado? Agora é só assinar o contrato, também enviado de maneira digital e o empréstimo estará na sua conta! 

2. Tirando suas dúvidas sobre empréstimo: o que a sua empresa precisa ter!

O ideal é que você procure pela linha de crédito que melhor atenda as necessidades e também as condições da sua empresa no momento. E existem alguns requisitos mínimos para conseguir o aporte financeiro.
É imprescindível que sua empresa tenha conta bancária PJ, CNPJ ativo há pelo menos 1 ano e faturamento mensal a partir de R$ 10 mil.  

Vale lembrar que faturamento e lucro são duas coisas diferentes, pois são palavras super importantes para a gestão empresarial

O Faturamento é o valor total das vendas da empresa, ou seja: todo o dinheiro que vem das operações  do negócio é enxergado como o faturamento. Já o lucro é o faturamento menos os custos e despesas da empresas, ou seja: o dinheiro que fica após o pagamento dos gastos do negócio. 

3. Garantias

Você sabia que nem todo empréstimo é realizado apenas dando os bens da empresa como garantia?

Mas, se não precisa de garantias, como é aprovado?

Em um empréstimo sem garantias, são realizadas análises da empresa e também do dono ou dos sócios  Com uma avaliação de crédito automatizada, são consultadas mais de 2 mil fontes de crédito públicas e proprietárias.

4. Documentos

Já tenha em mente que alguns documentos serão pedidos, então, é bom estar com tudo prontinho quando for o momento de enviar.

Documentos da Empresa

  • Última alteração do contrato social (completo com assinaturas e carimbos da junta comercial) ou Requerimento de Empresário;
  • Comprovante de endereço da empresa. O comprovante deve estar no nome da empresa ou de um dos sócios;
  • Extratos bancários completos das contas da empresa dos últimos 90 dias.

Documentos do Dono da Empresa

Ahh, se você tem sócio(s), deve enviar os documentos de cada um!

  • Identidade;
  • CPF dos sócios;
  • Comprovante de renda (declaração completa do Imposto de Renda + recibo de entrega do Imposto de Renda);
  • Comprovante de residência.

Se você é casado(a) em comunhão de bens (total ou parcial), é necessário enviar as seguintes informações:

  • Nome completo do cônjuge
  • CPF do cônjuge
  • E-mail do cônjuge

5. Pagamento antecipado

A cobrança de qualquer valor antes de um empréstimo é uma prática proibida por lei. Não importa o nome que é dado: taxa de análise, adiantamento ou então uma forma de garantia para que o dinheiro seja liberado. É um pagamento antes do empréstimo ser realizado? Então, é uma cobrança que não pode ser feita!

Também é super importante pesquisar sobre as empresas, segurança sempre em primeiro lugar!  Ver o endereço, fotos da empresa, páginas nas redes sociais, comentários e avaliações de clientes para desviar de possíveis fraudes.

Nunca faça depósitos antes de ter o valor do empréstimo estar em sua conta. Esta prática é ilegal no Brasil, então fique atento para não entrar em uma fria! 

Curtiu nosso artigo? Então, que tal compartilhar nossas dicas com seus amigos e acompanhar nossas redes sociais?

ver tudo sobre: guia financeiro