O lançamento de produto é um momento complexo para uma empresa, principalmente para os Gerentes de Produto. Você quer que seja um sucesso e atue como um trampolim para novos negócios na sua empresa.
Para que isso aconteça, sua equipe precisa decidir quais estratégias executar e quais abandonar.
Para saber que estratégias são essas, continue lendo!
O que é um plano de lançamento de produto?
Um plano de lançamento de produto é um documento que detalha as tarefas e a linha do tempo para fazer os usuários interagirem com seu novo produto ou um novo recurso.
A criação de um plano de lançamento de produto tornará mais fácil identificar seus objetivos, definir sua estratégia e designar tarefas para diferentes equipes e membros.
Esse documento pode parecer muito complicado, mas com um bom criador de roadmaps online, você pode implementar sua estratégia de lançamento e alinhar toda a sua organização em torno de um objetivo.
Como criar o roteiro de lançamento de produto
Ao preparar o próximo lançamento de produto, comece definindo o público-alvo, faça pesquisa com clientes e, em seguida, avance de forma constante por todas as outras ações-chave, como adicionar marcos, metas e tarefas. Aqui, estão nossas principais dicas para o sucesso de um lançamento de produtos.
Comece com pesquisa de cliente
O lançamento de produto exige feedback de alto nível de várias pessoas, principalmente dos clientes.
Embora isso possa parecer uma tarefa trabalhosa, o lançamento não estará completo sem perguntar a seus clientes o que pensam sobre os seus produtos e o que eles gostariam que você fizesse de forma diferente.
Você já teve clientes que não ficaram satisfeitos com o funcionamento de um produto? Isso acontece justamente porque muitos empreendedores não estão atentos ao contexto e à gestão do seu negócio. Algumas soluções no mercado, como a conta PJ digital, podem ser grandes aliadas de gestão, já que permitem que você tenha o controle financeiro da empresa na palma da mão, com todo gerenciamento feito direto do celular ou computador.
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Saber o que deixa os clientes felizes ajudará você a organizar seu lançamento e o desenvolvimento do produto em si. Veja esse exemplo abaixo, de um mapa da jornada do cliente. Um gráfico como esse pode ser o ponto de partida para a criação do seu roteiro:
A pesquisa com os clientes vai ajudar também a posicionar corretamente o seu produto. Você pode apresentar visualmente o ponto de encontro entre os pontos positivos dos seus produtos anteriores e as necessidades que os seus clientes ainda não sentem que foram supridas. Isso vai ajudar a definir em quais aspectos focar os esforços de marketing. Para isso, um diagrama de Venn é o tipo de recurso ideal:
Crie metas de lançamento de produto
Com a pesquisa do cliente concluída, você também precisa pensar sobre os tipos de objetivos que deve delinear para o roteiro do seu produto. Mergulhe na análise de seu produto para descobrir quais metas de marketing e de vendas atingir. Em seguida, liste os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para cada meta e quais recursos você precisa, quanto esforço e horas de trabalho são necessários para atingir os objetivos.
Organize seu modelo de roteiro de produto
Usar um modelo de roteiro pode ajudá-lo a visualizar sua estratégia e economizar tempo. Depois de escolher um formato de roteiro que atenda às suas necessidades, você pode adicionar a identidade da sua marca.
De acordo com as estatísticas mais recentes, o branding de alto nível é uma necessidade para as comunicações internas e externas da empresa. E isso é particularmente importante para lançamentos, uma vez que geralmente envolvem funcionários e clientes além de ajudar a construir a imagem da sua empresa.
Paleta de cores do roteiro
Recursos visuais como ícones e cores ajudam melhor na retenção das informações. Usar um conjunto de cores contrastantes em seu roteiro fará com que as informações se destaquem e ajudará as pessoas a lembrarem melhor dos pontos importantes.
Usar uma paleta de cores do seu modelo de marca também é uma forma eficaz de adicionar personalidade ao seu roteiro. Você também pode usar cores para demarcar seções ou fases do lançamento do produto. Isso tornará mais fácil para seus leitores achar a informação mais relevante para eles.
Veja como esse roadmap de marketing usa as cores para destacar tarefas e períodos, por exemplo:
Crie um índice de plano de lançamento de produto
Um índice fornece uma breve descrição do que é seu plano e quais ideias você está procurando implementar. Ele também descreve as várias fases do lançamento. Você pode escolher mostrar isso de várias maneiras: como um índice padrão, uma linha do tempo, um mapa mental, um gráfico, uma tabela ou outros tipos de diagramas.
Para qualquer um que esteja lendo seu plano, um índice ajudará a entrar no projeto e lhes dará uma visão geral do terreno antes de começarem a trabalhar.
Adicionar destaques às metas
O ser humano moderno está cada vez mais ocupado e sobrecarregado de informações e, como resultado, nossa capacidade de atenção diminuiu.
Um roteiro de produto provavelmente cobrirá muitas informações, então, se quiser prender a atenção do leitor, você precisa torná-lo mais atraente. Adicione hierarquia visual ao seu roteiro, identificando os pontos nos quais você precisa que os leitores se concentrem e destacando-os.
Adicione CTAs
Os roteiros de produtos têm seções que são relevantes para alguns membros da equipe, mas não para outros. Mas você não quer que os membros da equipe que não estão envolvidos em todas as etapas do lançamento do produto percam prazos ou resultados importantes e é por isso que você precisa incluir frases CTA no seu roteiro.
Em vez de se concentrar em uma meta final – o lançamento do produto real – divida suas fases em metas menores e inclua uma chamada para cada uma delas.
Para cada fase do projeto, inclua uma seção sobre o que precisa ser alcançado ou produzido até o final. Incluindo CTAs, cada etapa do caminho fará com que o objetivo final pareça mais realizável, ao mesmo tempo que torna o seu roteiro relevante para aqueles que podem não estar envolvidos em todos os aspectos do lançamento.
Visualize os cronogramas de lançamento de produto
Uma ótima maneira de estruturar seu roteiro é criando um infográfico de linha do tempo para mostrar cada etapa do lançamento do seu produto com a quantidade de tempo necessária para cada fase.
Outra forma de projetar visualmente a evolução do lançamento de produto é através de um diagrama de Gantt. Esse tipo de recurso visual apresenta tarefas, equipes envolvidas e prazos de maneira fácil de editar e visualizar, sendo bastante adequado para a gestão de projetos, como o lançamento de produto. Veja um exemplo:
O gráfico de Gantt é uma ótima maneira de mostrar um projeto em alto nível para que todos tenham uma compreensão clara do que precisa ser alcançado e quando. Além disso, ao ter metas claras para todos os envolvidos, você torna o processo de avaliação de desempenho mais previsível e presente na mente das equipes.
Crie checklists
Além dos cronogramas, as checklists também são uma das grandes ferramentas de gerenciamento de produto para usar no planejamento do roadmap do produto. As listas dividem um projeto enorme, como o lançamento de um produto, em tarefas menores que podem ser realizadas e editadas quando concluídas.
Uma lista de verificação exigirá algum trabalho para ser criada, pois precisa que objetivos maiores sejam divididos em seus menores componentes. Mas, uma vez decidida essa parte, fica muito mais fácil para todos os envolvidos no projeto gerenciar sua carga de trabalho.
As listas de verificação também tornam o trabalho do Gerente de Produto melhor; ele não precisará mais checar com os colegas se as tarefas foram ou não concluídas. Uma rápida olhada na lista de verificação dirá tudo o que você precisa saber.
Inclua datas a serem atualizadas
Um projeto tão grande quanto o lançamento de um produto exigirá o envolvimento de muitas pessoas de diferentes departamentos. Nem todos terão conhecimento de uma eventual mudança organizacional ou atualizações feitas no plano – e todos nós sabemos que os planos estão constantemente sujeitos a mudanças.
Você não quer que alguém trabalhe com informações redundantes, mas, dificilmente, pode enviar e-mails para cada pessoa sobre toda pequena mudança. É por isso que um roteiro de lançamento de produto bem-sucedido precisa ter uma seção que inclua a data da última atualização. Isso não precisa ser muito grande ou interferir no seu design.
E, é claro, mantenha seu roteiro flexível para poder abordar rapidamente todas as mudanças ao longo do caminho, especialmente se você trabalha em um ambiente ágil.
Crie uma Matriz RACI
Além disso, é importante lembrar que todos estão olhando para este documento e para seu fluxo de trabalho. E um aspecto fundamental das habilidades de gerenciamento de produto é garantir que todos estejam cientes do seu papel o tempo todo.
Para isso, uma Matriz RACI é a ferramenta ideal, pois é um modelo de gestão desenvolvido justamente para que todos saibam a sua função dentro de uma organização ou projeto.
Adicionar uma pequena observação sobre a data da última atualização tornará mais fácil o trabalho de todos e evitará o incômodo de coordenar intermináveis trocas de e-mail. Isso também ajudará você a gerenciar sua campanha de e-mail de lançamento de produto.
Com algumas tarefas principais, você pode criar um plano de lançamento de produto que seja sucinto, informativo e orientado a objetivos.
E aí, entendeu como funciona um lançamento de produto? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você! =)
¹MaisBiz está sendo disponibilizado gradativamente e está sujeito a análise.
Este artigo foi escrito pela equipe da Venngage.
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