19 jan 2023

Gerencie a situação do seu CNPJ para não cair nas armadilhas das dívidas empresariais

leitura de 8 min
Gerencie a situação do seu CNPJ para não cair nas armadilhas das dívidas empresariais

Pedir um empréstimo PJ para seu negócio pode ser uma excelente opção para obter capital de giro de curto prazo e expandir sua empresa. No entanto, é essencial saber gerenciar essas dívidas corretamente e fazer os pagamentos dentro do prazo para que isso não afete a situação do seu CNPJ. Caso contrário, isso pode causar problemas financeiros graves, afetar a saúde financeira da sua empresa, aumentar o risco de insolvência e prejudicar a sua reputação. Mas não é só isso, todos os tipos de dívidas em atraso podem prejudicar a sua saúde financeira. Por isso, vamos falar sobre a importância de manter as contas em dia e não ficar inadimplente.

Leia mais: saiba como evitar a inadimplência financeira.

Existem diversas opções de empréstimo PJ. Na Biz, avaliamos a sua empresa para poder oferecer as condições mais adequadas para o seu contexto.

Peça agora o seu BizCred, crédito PJ da Biz, e veja as condições indicadas para você.

peça BizCred

Aprenda a maximizar as vantagens e minimizar os riscos do seu empréstimo, além de fazer a gestão correta das suas contas para evitar dívidas e a negativação do seu CNPJ.

Preparado? Vamos nessa!

Como evitar o impacto negativo das dívidas na situação do seu CNPJ

As dívidas impactam diretamente a situação do seu CNPJ e podem afetar negativamente o fluxo de caixa futuro da sua empresa, comprometendo seus investimentos, despesas operacionais e capacidade de manter sua empresa funcionando de maneira saudável. Aprenda como evitar o ciclo de endividamento e como sair dele, mantendo o fluxo de caixa disponível e evitando novas dívidas para pagar as antigas.

Para começar, criamos uma planilha de fluxo de caixa gratuita para você usar e controlar o caixa da sua empresa.

Quando você contrai dívidas, você está comprometendo uma parte significativa do seu fluxo de caixa futuro para pagar os juros e as chamadas amortizações dessas dívidas. Isso significa que você terá menos dinheiro disponível para investir em novos projetos, cobrir despesas operacionais e manter sua empresa funcionando de maneira saudável.

Além disso, as dívidas podem fazer com que sua empresa entre em um looping de endividamento. Quanto mais dívidas você tiver, mais difícil será pagá-las e menor será o seu fluxo de caixa disponível. Isso pode fazer com que você precise contrair novas dívidas para pagar as antigas, criando um ciclo vicioso que pode ser difícil de sair.

Situação CNPJ pode ser administrada.

Conheça os riscos associados à negativação

Ter dívidas compromete diretamente a situação do seu CNPJ. Isso porque a empresa que não faz seus pagamentos em dia tem o CNPJ negativado no Serasa, essa condição é o que chamamos de “ter nome sujo”. Ter o CNPJ negativado traz diversas consequências ruins para o seu negócio.

1) A situação do CNPJ pode reduzir seu score de crédito

Primeiramente, isso pode afetar a capacidade da empresa de obter novos empréstimos e investimentos, pois reduz o score de crédito reduzindo também a confiança.

O score de crédito é uma avaliação quantitativa do risco de crédito de uma pessoa ou empresa. Ele é calculado com base em uma variedade de informações de crédito, como histórico de pagamento, limite de crédito, renda e endividamento. Os scores de crédito são geralmente usados ​​por instituições financeiras, como bancos e empresas de cartões de crédito, para avaliar a capacidade de uma pessoa de tomar emprestado e pagar de volta. Eles também podem ser usados ​​por outras empresas, como seguradoras e provedores de serviços públicos, para avaliar a probabilidade de inadimplência.

Os scores de crédito variam geralmente de 300 a 850, sendo que quanto maior o score, menor é o risco. Com o score baixo, as instituições financeiras e os investidores serão relutantes em emprestar ou investir dinheiro em uma empresa com CNPJ negativado.

2) Danos à reputação associados à situação do CNPJ

Similarmente, a reputação da empresa também sofre danos com as suas dívidas e a negativação no Serasa. A má situação do seu CNPJ afeta sua capacidade de atrair e reter clientes e funcionários. Consequentemente, isso também pode afetar a confiança dos consumidores e parceiros comerciais, fazendo com que eles evitem contratar e trabalhar com a empresa a depender da situação do CNPJ.

3) Insolvência

Nos casos mais graves, as dívidas também podem aumentar o risco de insolvência. Se sua empresa não conseguir pagar as dívidas, pode ser obrigada a enfrentar processos judiciais e até mesmo a falência. Além de prejudicar seriamente sua reputação e sua capacidade de conseguir novos investimentos ou parceiros comerciais, se sua empresa é obrigada a falir, é provável que você perca tudo o que tem investido nela.

Para verificar a situação da sua empresa, você pode fazer uma consulta do seu CNPJ no Serasa e verificar se existem dívidas ativas em nome da empresa.

Leia mais: os melhores investimentos para pessoa jurídica.

Aumento de custos e dificuldade de competir com CNPJ negativado

Outra desvantagem de ter dívidas no seu CNPJ é que elas podem aumentar o custo da sua empresa. Isso porque, em geral, o atraso do pagamento gera multas e encargos financeiros que precisam ser pagos, o que aumenta seus custos operacionais. Dessa forma, a capacidade de competir com outras empresas é prejudicada, afetando sua rentabilidade.

Além disso, muitos fornecedores têm o costume de consultar o CNPJ dos clientes no Serasa antes de uma negociação. E, dependendo da situação, caso o CNPJ tenha restrições ou esteja negativado, isso pode fazer com que o fornecedor desista da compra ou restrinja as formas de pagamento.

A situação do seu CNPJ limita sua liberdade de decisão

Por fim, ter dívidas também pode afetar sua liberdade de decisão. Quando sua empresa tem dívidas, seus credores têm uma certa influência sobre as decisões que você toma, o que pode limitar sua capacidade de agir de acordo com os interesses da sua empresa.

Alternativas para financiar seus projetos e investimentos

Quando se trata de financiar novos projetos e investimentos, existem diversas alternativas para empresas. Uma delas é o capital de risco, onde investidores apostam no potencial de crescimento de sua empresa e, em troca, recebem uma participação nos lucros futuros. Outra alternativa é o crowdfunding, em que várias pessoas contribuem com pequenas quantias de dinheiro para financiar seu projeto ou empresa. Também é possível buscar financiamento através de programas governamentais ou instituições financeiras especializadas em financiamento para pequenas empresas, como a BizCapital.

Além disso, é importante lembrar que é possível financiar seus projetos e investimentos com fontes de renda próprias, como a venda de ativos ou a redução de despesas.

É importante avaliar todas as opções disponíveis e escolher a que melhor se adequa à sua situação e aos objetivos da sua empresa tendo sempre a saúde financeira e uma boa situação do seu CNPJ como prioridades.

Leia mais: como divulgar minha empresa de forma gratuita.

Por tudo isso, é essencial que você tenha uma gestão financeira organizada e pague suas contas sempre em dia, para deixar sua empresa no azul, sem inadimplência e com boa reputação.

O app de gestão financeira da Biz oferece diversas funcionalidades que ajudam na sua rotina financeira. Como exemplo, a área de contas a pagar reúne os pagamentos da sua empresa e envia lembretes próximos às datas de pagamento, além de permitir o cadastro do débito automático, para não precisar se preocupar com as datas de vencimento.

baixe grátis

Artigo escrito pelo ChatGPT sob orientação de Isadora Clark.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no InstagramFacebookLinkedinTwitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

ver tudo sobre: guia financeiro