Nas últimas semanas a equipe da Biz esteve viajando pelo Brasil buscando entender melhor a cabeça do nosso cliente, aquele empresário que mata um leão por dia para manter seus negócios funcionando. Quando nos aproximamos dessa rotina diária de cada empreendedor país à fora percebemos que suas batalhas eram muito parecidas àquelas vividas pelos nossos parceiros.
Os parceiros também têm que buscar alternativas para encontrar novos clientes que precisam de empréstimos para suas empresas. Mas não acaba aí, o parceiro de sucesso Biz deve também garantir que seu cliente atenda aos pré requisitos para a solicitação do crédito empresarial.
A Jornada do Parceiro…
Numa dessas viagens conversei com o Pedro Valadares, parceiro que atua em Goiânia, Goiás. Ele me contou que depois de bater de porta em porta em um bairro comercial da cidade apresentando as possibilidades para se conseguir um empréstimo para empresas locais, percebeu que perdia muito tempo com negócios que não estavam preparados para se endividar naquele momento. Os empresários não se sentiam confiantes de que poderiam vir a ter condições de pagar as parcelas acordadas.
“Passei vários dias tentando oferecer empréstimos para empresas que não queriam e nem sequer poderiam fazer dívidas no momento. Ou até empresas que ainda precisavam regularizar suas situações no Serasa para que pudessem ser aprovadas ao solicitar um empréstimo.”
Esta é uma situação comum para diversas empresas que, mesmo em situação financeira delicada, insistem em pegar um empréstimo no momento errado e pelas razões erradas, fazendo com que isso vire uma verdadeira bola de neve de complicações.
Mas qual o momento para um empréstimo empresarial?
Já falamos em artigos anteriores e em um recente webinar que o melhor momento para pegar empréstimos empresariais é quando você vê uma oportunidade de crescimento ou uma possibilidade de redução de custos significativa para a empresa. É importante cautela ao pegar empréstimos em situações críticas, pois isso pode apenas postergar uma situação ruim que já aconteceria de qualquer maneira.
Você, como parceiro, certamente não quer ver o seu cliente em situação pior do que quando você o encontrou a primeira vez para falar de crédito.
Por isso é importante que o parceiro esteja atento para o real motivo do empréstimo empresarial.
Por que a empresa precisa de crédito?
Numa dessas conversas que o Pedro teve com um de seus clientes, ele identificou uma oportunidade de crescimento. O cliente era um pequeno restaurante de sucesso, localizado em um bairro razoavelmente tranquilo de sua cidade. O bairro cresceu, novos prédios e condomínios de casas foram erguidos e os novos moradores não demoraram para descobrir a qualidade do restaurante.
Na conversa com Pedro, o cliente relatou a sua vontade de expandir o restaurante para fazer entregas na região. Foi aí que Pedro, como um bom parceiro, teve a ideia de sugerir que ele pegasse empréstimo para fazer uma reforma e aumentar o espaço físico do estabelecimento, contratar novos funcionários e equipar sua cozinha. Hoje com os diversos serviços de entrega como o IFood e o Rappi, essa possibilidade de ter um serviço de entregas se tornou mais factível.
O objetivo do cliente do Pedro era que aqueles R$ 30 mil que ele solicitou virassem R$ 60 mil no final do empréstimo através de vendas para novos clientes em bairros próximos que viriam por esse novo serviço de entrega do restaurante.
Conclusão
Claro que as empresas que solicitam empréstimo na Biz são analisadas para entendemos a situação financeira dela. mas um fator muito importante é saber qual o verdadeiro motivo da solicitação de crédito.
Caso você queira saber mais sobre nossa política de crédito e os motivos que levam a uma maior aprovação, acesse o nosso guia do parceiro.
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