A expansão da empresa é um dos principais focos de todo empreendedor que quer sucesso para o negócio. O sonho de crescimento rápido e saudável faz parte da vida de quem trabalha na gestão de negócios. Você é empreendedor e quer fazer a sua empresa crescer? Confira nesse artigo 5 passos fundamentais que vão te fazer chegar no seu objetivo!
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Brasil tem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos. Dentre todos eles, 99% são representados por micro e pequenas empresas, que geram quase 15 milhões de empregos formais. (Fonte: G1)
Diante da importância dessas empresas para as atividades econômicas do nosso país, queremos ajudar esses tantos pequenos empresários brasileiros a encontrar oportunidades e ampliar a sua participação no mercado.
Quando o assunto é expansão empresarial, as primeiras perguntas que aparecem na cabeça dos empreendedores são: Como identificar o momento certo de expandir a empresa? Como colocar o plano de expansão empresarial em prática? Como garantir que a expansão da empresa vai trazer resultados positivos para o meu negócio?
Pensando em responder todas essas perguntas, vamos mergulhar no tema sobre como a expansão empresarial pode te ajudar a atingir o resultado ideal para o seu negócio.
Afinal, o que é expansão empresarial e qual é a sua importância?
Você já deve ter se deparado com um momento que a sua empresa parece já ter atingido o máximo de crescimento que o seu modelo de negócios é capaz de gerar. Bom, pelo menos daquilo que estava previsto no seu planejamento estratégico e nos seus próximos planos de ação. Se a sua empresa ainda não chegou nessa fase, calma, provavelmente esse dia ainda vai chegar.
É nesse momento que os empresários pensam na expansão da empresa como solução.
A estratégia de expansão empresarial, assim como o próprio nome diz, é o processo de expandir a sua empresa para novos horizontes. Isso inclui não só abrir novas filiais, mas também criar um novo produto ou serviço, fazer uma fusão, adotar novos canais de venda, entrar em novos mercados, além de diversas outras formas de ampliar o impacto da sua empresa nos seus atuais e na conquista de novos clientes. Tudo isso com o objetivo de tornar o seu negócio mais lucrativo e rentável.
Dentre os motivos para se fazer uma expansão, um dos principais é procurar dar mais visibilidade ao negócio e se destacar dos demais concorrentes. E é só com um plano bem traçado e planejado, que a sua empresa consegue dar os passos necessários para aumentar o seu espaço, atrair mais clientes e vender mais, ainda mais diante de um mercado muito competitivo.
Como criar um plano de expansão da empresa em 6 passos?
É muito importante que uma empresa, mesmo em momentos com resultados positivos, esteja sempre pensando lá na frente, em qual será seu próximo passo. Dessa forma, ter a urgência de se reinventar e arranjar maneiras criativas de evoluir o modelo de negócio como parte da cultura, pode fazer o seu resultado ser surpreendentemente positivo. Afinal, não podemos esquecer que outros concorrentes no mercado também continuam a crescer para tentar atingir grandes resultados.
Nesse cenário, expandir a empresa é uma solução cheia de vantagens, como vimos no tópico acima. No entanto, por outro lado, é uma tarefa que demanda certos cuidados. Assim como todos os planos de ação que você vai colocar em prática na sua empresa, esse também deve vir acompanhado de um planejamento cuidadoso, somado a uma boa visão de futuro. Isso porque, com a sua empresa atingindo novos patamares, é necessário ter o seu negócio e o mercado nas suas mãos. Você pode não conseguir controlar os rumos por completo, mas saber a direção já é meio caminho andado.
Leia mais: como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio
Mas, como como colocar isso em prática? É isso que vamos te contar nos 6 passos fundamentais para todo empreendedor que quer fazer um plano de expansão empresarial. Vamos lá?
Passo 1: Ter o seu negócio nas suas mãos
O primeiro passo não só para colocar em prática qualquer nova estratégia, mas para garantir um bom funcionamento da sua empresa, é ter o seu negócio na suas mãos. Ou seja, conhecer todos os números, processos, resultados e especificidades que fazem parte da gestão do negócio. Quando um empreendedor conhece profundamente a sua empresa, a jornada para novos horizontes se torna muito mais rápida e simples.
Conheça seus funcionários, todas as entradas e saídas do seu negócio. Os custos fixos e variáveis, todos os seus planos de ação e planejamentos financeiros, orçamentários ou estratégicos. A sua margem de lucro e seus investimentos. Enfim, todos os componentes de uma gestão empresarial completa. Ainda, tenha em mente as suas forças e as suas fraquezas.
Passo 2: Conhecer seus objetivos e fazer um bom planejamento financeiro
O segundo passo fundamental para uma estratégia de expansão empresarial de sucesso é saber exatamente o lugar que você quer chegar. Assim, traçar o objetivo e os detalhes do caminho a ser percorrido até chegar na linha de chegada para a conquista do seu sonho.
Vamos supor que os seus planos de expansão da empresa incluem abrir uma nova filial em outro bairro da sua cidade. Se você conhece o seu objetivo, entende que a ampliação da estrutura vai demandar uma série de novas demandas, que incluem encontrar um imóvel para alugar, contratar funcionários e investir em marketing para atrair clientes, por exemplo.
Para isso, diante de tantas frentes que geram novos gastos, é muito importante que todos os seus passos sejam fundamentados em um bom planejamento orçamentário e financeiro. Dessa maneira, será possível abrir uma nova filial sem ter grandes surpresas e garantir um crescimento sustentável da sua empresa.
Quer saber como fazer um planejamento super completo para o seu negócio? Confira no nosso post com 7 dicas fundamentais na hora de criar o seu.
Passo 3: Avaliar oportunidades e ameaças do mercado
Agora que você tem a sua empresa nas suas mãos e já conhece os possíveis resultados e riscos do seu novo objetivo, é hora de olhar para fora de casa. É fundamental entender todas as forças externas que podem impactar no seu negócio quando tomar a decisão de investir em novos ambientes.
Essa olhar para as oportunidades e ameaças que a sua empresa pode enfrentar no ambiente externo, somado à análise de forças e fraquezas apontadas como fundamentais no primeiro passo, forma a Análise Swot. Também conhecida como matriz FOFA, é uma ferramenta muito importante para conhecer a sua empresa e o mercado que está inserida.
Assim, na medida que o empreendedor considera tudo que contribui e também o que pode dificultar na sua estratégia de expansão da empresa, ficará muito mais fácil traçar o seu plano estratégico de ação.
Passo 4: Investir em marketing e no seu cliente
Com um plano de ação e um planejamento financeiro a serem realizados, qual é o papel do investimento em marketing no momento de expandir a empresa? É muito simples, nós já sabemos que os clientes serão sempre os protagonistas de qualquer um dos nossos passos, certo?
Então, durante esse processo, é preciso se atentar tanto para aqueles clientes que a sua empresa já conquistou, quanto para aqueles que vão começar a te conhecer devido às últimas mudanças. Portanto, antes e durante a expansão da sua empresa, lembre-se de montar a sua estratégia de marketing, investir na presença digital, trabalhar as suas redes sociais. Encontrar vários canais para se aproximar e comunicar de forma clara e próxima com os seus clientes. No final das contas, são eles que fazem a diferença nos resultados do seu negócio.
Passo 5: Ter capital para fazer investimentos
Por último, mas não menos importante, tenha o capital necessário para fazer toda essa mudança e evolução na sua empresa.
Após ter em mente a estimativa de gastos que a sua empresa vai ter durante o plano de expansão empresarial, certifique-se que essa quantia não pode ser encontrada no seu caixa. Se não tiver a quantia necessária disponível, uma boa solução é procurar fontes de financiamento de capital externo.
No próximo tópico, nós vamos te mostrar que solicitar um empréstimo empresarial para expandir o negócio pode ser uma ótima opção para empreendedores que precisam do capital de giro.
Como conseguir empréstimo para investir na expansão da empresa?
Na falta do capital necessário para a expansão da empresa, você pode contar com o crédito empresarial. Embora, mesmo no mundo de negócios, o empréstimo seja ainda muito visto como instrumento para sanar dívidas e prejuízos, a verdade é que pode ser um excelente meio de garantir que o próximo plano de ação da sua empresa seja colocado em prática.
Com todos os passos que tratamos para ter sucesso no plano de expansão empresarial e conhecimento do destino certo para o investimento, o financiamento pode colocar a sua empresa mais perto do seu objetivo.
Para quem quer um empréstimo rápido, sem aquela famosa burocracia e sem surpresas, a nossa dica é: conheça e pesquise sobre as fintechs. A onda das fintechs popularizou uma modalidade de crédito que vem se expandindo com a demanda de micro, pequenas e médias empresas. Trata-se dos empréstimos online, cujo propósito é facilitar a mediação entre o credor e o cliente.
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E aí, aprendeu como expandir seu negócio? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂