Se você empreende ou pretende empreender, provavelmente já se perguntou como calcular margem de lucro, certo? Ela é um importante indicador de sucesso do seu negócio e, aliada ao capital de giro e liquidez, por exemplo, a margem de lucro ajuda a entender se a sua empresa está crescendo e evoluindo.
É por esta razão que entender o que são as margens de lucro líquido e margem de lucro bruto, poderá te ajudar a entender, de uma vez por todas, quais clientes ou produtos estão contribuindo para o crescimento do seu negócio.
Mais que isso, neste texto você terá acesso a conceitos que certamente ajudarão você a tomar a melhor decisão na hora de comprar e vender os produtos que sua empresa precisa e oferece.
Quer saber por onde começar? Então, vem com a gente!
O que é margem de lucro de um produto ou serviço
O lucro de uma empresa representa a diferença entre o valor de venda e os custos e despesas incluídos na prestação do serviço ou na produção de determinado bem. A conta pode parecer óbvia, mas é preciso ter cuidado para que a conta seja precisa.
Para saber o volume correto de lucro, é importante que você leve em consideração os custos indiretos e despesas relacionadas às etapas produtiva e de estocagem, por exemplo.
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Para calcular o custo total, direto e indireto de um bem, você deverá levar em consideração eventuais custos com armazenagem e transporte. Vamos falar disso mais adiante.
Se você souber cada custo e cada despesa que a sua operação tem, será fácil saber quanto o bem ou serviço deixa de lucro para o seu negócio.
Como calcular margem de lucro
Dando mais um passo nessa análise, saber o volume de dinheiro que “sobra” para a empresa não é suficiente. Para um bom acompanhamento do crescimento do seu negócio, é importante que você saiba qual a margem de lucro presente em cada operação.
Vamos imaginar que você venda um produto A, cuja receita seja igual a R$100,00, e os custos embutidos no bem são de R$80,00. Neste caso, o lucro associado a este produto será de R$20,00. Agora, imagine que você venda também um produto B por R$20,00, e os custos associados a ele somam R$10,00, Aqui, o lucro desta operação será igual a R$10,00.
Além do volume do lucro, existe uma importante diferença entre as duas operações com relação à margem. A margem do produto A é igual a 20%, já a margem do produto B é igual a 50%. Em termos de rentabilidade, o produto B é melhor para a empresa.
Para calcular a margem de lucro você precisa dividir o lucro, obtido através da conta (receitas-despesas), pela receita. Vamos aos cálculos:
Produto ou serviço A:
100,00 – 80,00 = 20,00
20,00 ➗100,00 = 0,20
0,20 x 100 = 20%
Produto ou serviço B:
20,00 – 10,00 = 10,00
10,00 ➗ 20,00 = 0,5
0,5 x 100 = 50%
Assim, você pode estabelecer que a margem do produto A é igual a 20%, enquanto a margem do produto B é igual a 50%.
Leia também: como fazer a gestão de custos da sua empresa
Margem de lucro bruto x margem de lucro líquido
Já sabemos, então, o que é margem de lucro. Agora, precisamos entender a diferença entre margem de lucro bruto e margem de lucro líquido.
Até aqui, o que vimos foi a margem de lucro bruto, que considera apenas os custos diretos ligados à produção do bem ou prestação do serviço.
A margem de lucro líquido levará em consideração os custos indiretos, como despesas e impostos, por exemplo. Esse exercício é importante para saber, de fato, quanto é que “sobra” para a empresa.
Para simplificar, vamos atribuir uma alíquota de imposto de 10% e despesas que somam 5% do total do custo direto dos produtos A e B antes dos impostos.
Produto ou serviço A:
100,00 – 60,00 – 10,00 (impostos) – 3,00 (despesas) = 27,00
27,00 ➗100,00 = 0,27
0,27 x 100 = 27%
Produto ou serviço B:
20,00 – 10,00 – 2,00 (impostos) – 0,50 (despesas) = 7,50
7,50 ➗ 20,00 = 0,375
0,375 x 100 = 37,5%
Leia mais: como calcular o capital de giro líquido da sua empresa?
É lucro ou rentabilidade?
Tão importante quanto saber sobre margens de lucro bruto e líquido, é saber o que, de fato, traz rentabilidade para o seu negócio. Caso você atenda diversos clientes com produtos ou serviços variados, é fundamental observar a rentabilidade de cada um deles.
Por diversos motivos, como força de contrato, um cliente pode entregar margens de lucro menores ou maiores para a sua empresa.
É relevante que você entenda quais são os clientes que entregam uma margem de lucro que atenda à sua expectativa e, portanto, que contribuíram para o crescimento do seu negócio. O mesmo conceito vale para os produtos.
A rentabilidade é um indicador de retorno, ou seja, a partir do valor inicialmente investido, é possível descobrir se o seu negócio está rendendo ou não.
Por exemplo, se o investimento que você fez na empresa foi de R$10 mil e o lucro total que sobrou ao final foi de R$1,5 mil, calcula-se: (R$1.500,00 ➗ R$10.000,00) ×100. Assim, a rentabilidade anual desse empreendimento é de 15% ao ano.
Perceba que a rentabilidade não aborda o conceito dos custos e despesas, mas do investimento. Assim, com os indicadores de lucro e rentabilidade, você saberá se o seu negócio está crescendo de forma saudável e, ainda por cima, trazendo retorno.
Como expandir seu negócio
O sonho de todo empreendedor é de que sua empresa cresça de maneira sustentável. Por isso, quando chega o momento em que o seu negócio parece já ter atingido o máximo de crescimento que ele é capaz de gerar, a expansão empresarial pode ser uma ótima estratégia para que sua empresa continue gerando cada vez mais lucro.
Dentro de um plano de expansão, você pode incluir a abertura de novas filiais, criar um novo produto ou serviço, fazer uma fusão, adotar novos canais de venda ou entrar em novos mercados, por exemplo. Tudo isso, claro, com o objetivo de tornar o seu negócio mais lucrativo e rentável.
E para crescer, é preciso muito planejamento, um plano de expansão bem estruturado e capital para fazer todos os investimentos necessários. Neste momento, o empréstimo PJ pode ser uma boa alternativa para você.
“Antes de decidir se é o momento para pedir crédito PJ, o empreendedor precisa estar atento, principalmente, à fase atual do seu negócio. O empréstimo empresarial deve ser visto sempre como um facilitador de crescimento para a empresa, desde que seja sempre bem planejado e estruturado para caber nas contas. Afinal, a ideia é que ele ajude os negócios a lucrar, não a se endividar ainda mais”, explica Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital.
Empréstimo PJ online para expansão do negócio
As fintechs mudaram totalmente o paradigma do crédito PJ e, hoje, já é possível ter acesso ao dinheiro em apenas algumas horas. No geral, as fintechs realizam uma análise mais personalizada do cliente, levando em consideração o histórico de cada negócio e suas necessidades, a estabilidade financeira, o tempo de mercado e o faturamento médio mensal. Assim, elas conseguem estabelecer condições e taxas de juros mais atrativas ao empreendedor.
A BizCapital, por exemplo, acaba de anunciar o novo limite máximo aos clientes da linha de crédito PJ. A partir de agora, a empresa oferta até R$400 mil (o dobro do teto anterior) para empresas que tenham, pelo menos, 12 meses de CNPJ ativo.
“Nosso propósito é, e sempre foi, oferecer recursos e soluções (como crédito PJ e conta PJ digital) para que as pequenas empresas possam crescer sem a burocracia e a dificuldade do sistema financeiro tradicional. Com o novo limite de R$400 mil, conseguimos contribuir ainda mais com o crescimento dos empreendedores brasileiros, mantendo a simplicidade e o senso de urgência que existem desde o nascimento da Biz”, comenta Francisco Ferreira, CEO e cofundador da BizCapital.
Na BizCapital, você pode solicitar até R$400 mil de BizCred, empréstimo PJ online, com parcelamento em até 24x e taxas a partir de 1,99% ao mês. Para fazer uma simulação agora, é só clicar no botão abaixo:
E aí, entendeu como calcular margem de lucro? Então, compartilhe essa informação com sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
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