14 set 2021

Aprenda agora como emitir nota fiscal

Aprenda agora como emitir nota fiscal

Se você empreende ou pretende empreender, provavelmente, já teve dúvidas sobre como emitir nota fiscal e manter um bom controle financeiro, certo? Esse controle viabilizará seu planejamento e, por isso, é importante manter os recebimentos em dia para que você saiba quando acionar o processo de cobrança de sua empresa.

Quer saber mais? Então, vem com a gente!

Como emitir nota fiscal

Antes de falarmos sobre a importância do controle das notas fiscais, precisamos responder uma pergunta que parece trivial: o que é nota fiscal?

A nota fiscal, ou simplesmente NF, mostra a troca de titularidade de ativos entre empresas e/ou pessoas.

Quando uma empresa realiza uma venda para outra empresa ou um consumidor final constituído como pessoa física, ela está informando ao fisco que aquele produto está mudando de mãos, criando obrigações fiscais para a empresa que emitiu a NF.

Para emitir uma nota fiscal eletrônica, basta solicitar a autorização na Secretaria da Fazenda do estado ou local em que a sua empresa está registrada, seguindo o passo a passo abaixo:

1 – Acesse o site da prefeitura da sua cidade;

2 – Faça o login com as suas informações;

3 – Preencha todos os campos com atenção;

4 – Clique em “Criar nota”;

5 – Preencha os campos que serão solicitados;

6 – Clique em “Emitir”.

E pronto! Sua nota ficará disponível para consulta e você poderá baixar ou enviar para o seu cliente caso seja necessário.

Nesse processo, embora a emissão de uma NF seja simples, é sempre bom contar com a ajuda de um contador que seja especialista no assunto para não sobrar dúvidas.

Leia também: como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio

Importância do controle de receitas

Além de ser um importante documento que registra a troca de titularidade de um bem, a prestação de um determinado serviço e o volume de recursos devidos ao fisco pela pessoa jurídica, a nota fiscal é uma aliada na gestão financeira de uma empresa.

Ao emitir uma NF, é fundamental que ela seja registrada em controles internos do empreendimento, seja em um software mais robusto ou até mesmo uma planilha de Excel. Caso você ainda não tenha um controle específico, chegou a hora de criá-lo.

Algumas informações não podem faltar nesse registro, como:

  • Data de emissão da NF;
  • Valor a receber;
  • Data prevista de recebimento ;
  • Dados da empresa que irá te pagar os valores. 

Tendo todas essas informações registradas, você terá o controle de dois processos importantes: o fluxo de caixa e a cobrança.

Impacto no fluxo de caixa

O devido controle de suas receitas e conhecimento do quanto e quando o dinheiro irá entrar contribuirá para a saúde financeira de seu negócio. 

O fluxo de caixa é um beneficiário direto desse processo, afinal de contas, ele é alimentado com previsões de receitas e despesas para que você possa estruturar seus gastos e investimentos. 

Vale lembrar que, se o software não for integrado ao seu fluxo de caixa, o ideal é que o lançamento manual dessa receita seja previsto o quanto antes para que não haja esquecimentos.

Processo de cobrança

Nem sempre a data combinada com parceiros para os recebimentos é cumprida e, por isso, é preciso manter o controle atualizado.

Com ele, ficará fácil identificar quando uma NF está vencida e se sua empresa não recebeu os valores. Nesse momento, é hora de colocar em prática seu processo de cobrança.

Por fim, além da importância para seu planejamento financeiro e controles financeiros, a soma de NF emitidas representa o faturamento do seu negócio, fator que será relevante para a tomada de empréstimos, financiamentos e benefícios bancários.

Leia mais: como reduzir custos na empresa

Como manter a saúde financeira

Algumas soluções, como a conta PJ digital, podem te ajudar a organizar as finanças da sua empresa de maneira fácil e sem burocracias, sendo possível controlar as entradas e saídas de dinheiro diretamente pelo celular. 

A BizConta, conta PJ digital da BizCapital, por exemplo, permite que você faça a gestão financeira do seu negócio em um só lugar, além de disponibilizar o envio e recebimento de TED e Pix sem custos, mensalidade grátis e abertura em apenas alguns minutos. 

E sabe o melhor? Até o fim de setembro de 2021, a emissão de boletos na BizConta será totalmente gratuita (estando sujeito a análise a partir de 25 boletos emitidos, por questões de segurança). Para conhecer mais sobre os benefícios que a BizConta pode oferecer ao seu negócio, é só clicar no botão abaixo.

E aí, aprendeu como emitir nota fiscal e fazer o controle de receitas da sua empresa? Então, compartilhe essa informação com sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

ver tudo sobre: guia financeiro