22 maio 2020

Soluções de Crédito para Varejistas: qual é a melhor opção?

Qual o melhor tipo de crédito para varejistas? Confira todos os detalhes e escolha o que melhor encaixa na necessidade da sua empresa!
leitura de 5 min
Soluções de Crédito para Varejistas: qual é a melhor opção?

Fazer um negócio de varejo bem sucedido em meio a uma concorrência tão qualificada e pulverizada é um grande desafio nos dias de hoje. Mas algumas estratégias podem fazer a diferença. Será que contar com a ajuda de soluções de crédito para varejistas contribui para o desenvolvimento do negócio? É o que vamos tentar responder neste post. Então, acompanhe com a gente até o final e descubra qual pode ser a melhor opção para o seu empreendimento!

Nesse cenário, pensar em um financiamento pj para investir no negócio pode ser fundamental para conquistar um dos grandes objetivos de todo empreendedor: o crescimento sustentável.

Todo empreendedor quer ver sua empresa vendendo bem, de forma consistente e segura. Afinal, de que adianta fazer grandes investimentos no negócio, ficar inadimplente e ter problemas no futuro? Sendo assim, saber qual a melhor opção de crédito buscar para investir no negócio pode ser a decisão mais inteligente a ser tomada. 

Quais são as opções de Crédito para Varejistas mais comuns no mercado?

Crédito baseado nas vendas com cartões de débito e crédito

As vendas utilizando maquininhas de cartões de débito e crédito permitem que o varejista consiga obter crédito com base na antecipação de recebíveis de vendas parceladas, assim como com o histórico de faturamento registrado, que possibilita fazer projeções sobre as perspectivas de vendas futuras.

Para ficar mais claro, vamos explicar quais são essas possíveis formas de crédito para varejistas:

Antecipação de Recebíveis

Antecipar recebíveis nada mais é do que adiantar o recebimento de valores que só seriam destinados à empresa no decorrer do pagamento das parcelas de uma compra.

Ou seja, por meio dessa operação, o varejista pode receber de uma vez o dinheiro total das vendas parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes mesmo de ser cobrado do cliente.

Essa alternativa permite que empreendedor tenha dinheiro em caixa no curto prazo, para que a empresa tenha capital de giro e possa cobrir despesas mais urgentes do negócio, evitando a contração de dívidas que poderiam se tornar uma bola de neve.

Uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis é que, por ser uma operação garantida pelas duplicatas de uma venda, a empresa pode embolsar um dinheiro que já seria destinado a ela. Possibilitando a cobrança de juros menores do que outras opções de crédito.

Crédito fumaça

Com os serviços de adquirência, além de ser possível dar como garantia os recebíveis já constituídos, o varejista pode, também, dar como garantia os seus recebíveis a constituir. Ou seja, aquele recebível que se estima receber.

Com base no histórico da empresa é possível fazer projeções que determinam um limite de crédito sadio para o fluxo de caixa da empresa. Ou seja, um valor que possa ser pago sem comprometer as finanças. Nesse modelo, a garantia do crédito são suas vendas, caso o cliente não pague a parcela, o valor é descontado dos recebíveis do cartão de crédito que possuir.

Essa modalidade possibilita que o empreendedor pegue um empréstimo com base na performance do negócio e que o pagamento seja feito com base no retorno dos investimentos feitos com o crédito obtido.

A principal vantagem dessa opção de crédito é que as parcelas podem ser variáveis de acordo com as suas vendas, o cliente paga menos quando vende menos, permitindo maior previsibilidade e transparência para o fluxo de caixa da empresa.

O que é muito importante saber nesse tipo de operação de crédito com garantia de recebíveis futuros:

Para conceder o crédito é imprescindível ter uma garantia sobre esses recebíveis futuros. E o que isso significa? Que o empreendedor terá uma trava nesses recebíveis, acordado com a empresa credora. Nós já falamos sobre assunto no nosso post sobre Trava Bancária.

Crédito com fornecedores

É bem comum os empreendedores conseguirem negociar com seus próprios fornecedores, comprando a prazo, parcelados em um número determinado de vezes ou com carência (pagamento futuro), por exemplo com o pagamento da primeira parcela em 60 ou 90 dias. Por isso, é sempre bom ter essa carta na manga na hora de negociar com o fornecedor.

Crédito com clientes

Você sabia que é possível negociar com o próprio cliente da loja? Se o cliente compra uma cartela com 10 tickets vale-almoço, por exemplo, ele está financiando o restaurante. Sempre que um cliente paga adiantado para um produto que ele recebe no futuro, ele está financiando o varejista. 

Crédito sem garantias

O empreendedor também poderá contar com a solução de crédito para empresas sem garantias reais. Essa também é uma boa opção para quem precisa de capital de giro rápido, com processos fáceis e ágeis.

Mas, então, qual é a melhor opção de crédito para varejistas?

Chegar a uma conclusão de qual é a melhor opção de crédito para as necessidades da empresa vai depender do planejamento financeiro a da gestão de cada negócio.

O crédito fumaça, por não estar atrelado a um valor fixo de recebíveis, pode dar ao empreendedor a chance de obter um valor maior de empréstimo. Essa necessidade vai depender do objetivo pelo qual o varejista está precisando do dinheiro. Então, é muito importante ter um uso específico para o dinheiro de um crédito PJ.

A BizCapital é uma Fintech focada em ajudar pequenas e médias empresas a realizarem seus projetos, oferecendo o capital que elas precisam para crescer. Se você ainda não conhece o crédito para capital de giro da Biz, basta entrar no nosso site e entender como fazer o seu pedido sem complicações: bizcapital.com.br

ver tudo sobre: guia financeiro