Você já ouviu dizer que “o olho do dono é o que faz engordar o gado”? Essa frase significa que você deve estar atento a cada detalhe da sua empresa para que ela cresça e se desenvolva, mas essa prática pode não ser tão vantajosa se você não souber exatamente para onde olhar. E é aí que entram os indicadores de desempenho!
Chegou a hora de colocar em prática esse importante aliado do planejamento estratégico. Saibao que são indicadores de desempenho e como eles podem ajudar o seu negócio.
Vem com a gente!
O que são indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho, muito conhecidos pela sua sigla em inglês, KPIs (Key Performance Indicators), são métricas que fornecem informações sobre a performance do seu negócio.
Se o planejamento estratégico é o grupo de objetivos que a sua empresa busca alcançar, os KPIs servem para que seu negócio não se perca no caminho e, mais que isso, torne-se cada dia mais competitivo, produtivo e preparado.
Leia também: como definir o público-alvo da sua empresa
Exemplos de indicadores de desempenho
São muitos os indicadores de desempenho que você pode usar a favor da sua empresa e eles podem ser personalizados para avaliar a forma como você produz e entrega o seu produto ou serviço para o público final.
Apesar da possibilidade de definir indicadores que medem o desempenho de cada negócio em particular, algumas categorias de KPIs são amplamente conhecidas e utilizadas. Veja alguns deles:
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade estão ligados diretamente à área produtiva da empresa.
Se falamos de um negócio intensivo em capital (negócios que demandam grande volume de dinheiro para a sua operação e para realizar suas vendas), um KPI é a produtividade das máquinas por hora, por exemplo. Se a empresa usa mão de obra, o indicador pode ser a capacidade produtiva dos trabalhadores por hora.
O mesmo se aplica à empresa que depende de um telemarketing ativo para realizar vendas. Sabendo que quanto mais ligações são feitas, maiores são as chances de converter potenciais clientes em compradores, é possível avaliar a quantidade de ligações realizada por hora e a taxa de conversão dessas pessoas em clientes.
Indicadores de qualidade
Esta categoria de indicadores de desempenho está muito conectada com a primeira e é muito importante observá-la de perto.
Você acha que adianta produzir a quantidade desejada, que atende aos objetivos do planejamento estratégico, se uma parcela importante dessa produção apresenta algum tipo de defeito ou algo similar?
Adianta fazer centenas de ligações por dia, com uma conversa que não agrada o potencial cliente e, consequentemente, ter uma taxa de conversão que está abaixo do esperado?
A resposta para as duas perguntas é não.
É preciso usar indicadores de qualidade para garantir que tudo isso seja feito de maneira eficiente e, assim, proporcionar uma boa experiência para o público que você deseja alcançar.
Indicadores de capacidade
Sabendo o quanto a empresa consegue produzir em bens ou oferecer em serviços e quanto, de fato, pode ser entregue a partir dos dados ligados à qualidade desta produção, será possível avaliar os indicadores de capacidade de desempenho.
Esses indicadores avaliam a capacidade de resposta de uma empresa diante de uma determinada demanda.
Indicadores estratégicos
Os indicadores estratégicos são o pilar do planejamento estratégico.
A partir desses indicadores, será possível medir o quão à frente das metas e objetivos definidos no planejamento o negócio se encontra.
A partir daqui, caso os indicadores mostrem um resultado que não contempla os objetivos da empresa, ou seja, estejam abaixo do que se pretende no longo prazo, o empresário pode ajustar a rota para que sejam alcançados.
Outros indicadores
Como foi dito anteriormente, existem diversos indicadores de desempenho além dos que estão contidos nas categorias apresentadas acima.
A empresa pode contar com indicadores ligados à lucratividade ou margem de contribuição, da mesma forma que pode usar indicadores ligados ao volume médio de faturamento por cliente – o chamado ticket médio. Para entender mais sobre esse assunto, leia sobre os conceitos de re-sell, cross-sell e up-sell clicando aqui.
Por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) mede o que está sendo investido em prospecção de novos clientes, como ações de Marketing e Vendas. Esse indicador calcula o valor gasto por cada novo cliente adquirido. Criamos uma planilha exclusiva para ajudar você com esse cálculo:
Como você viu, existem muitas categorias e indicadores que vão auxiliar a sua empresa a tomar o melhor caminho rumo ao sucesso.
Relatórios e o plano de ação
Vale lembrar que os esforços para implementar e acompanhar esses indicadores – super importantes para a gestão de sua operação – vão alimentar alguns relatórios gerenciais de seu negócio.
Em pouco tempo, esses relatórios vão permitir que você identifique gargalos ou pontos de melhorias em sua produção, processo de vendas ou em qualquer outro departamento onde os indicadores forem implantados.
O melhor de tudo é que, em poder dessas informações, você vai aumentar o domínio dos processos e assuntos da empresa e, com isso, poderá tomar decisões diárias sobre seu negócio e elaborar planos de ação confiáveis para cada um dos pontos identificados.
Leia também: como precificar um produto ou serviço
Crédito PJ como aliado do seu negócio
Assim como a definição dos indicadores de desempenho, é importante que o planejamento estratégico da sua empresa inclua, também, um planejamento financeiro. Ter o fluxo de caixa saudável é um ponto-chave para manter qualquer negócio a todo vapor.
Neste contexto, solicitar um crédito PJ pode ser uma boa alternativa para a sua empresa, desde que o empreendedor planeje e entenda a fase atual do seu negócio para garantir o crescimento saudável a médio e longo prazo com o recurso.
Por isso, solicite o empréstimo empresarial no momento certo e no lugar certo. As fintechs, por exemplo, oferecem empréstimos de forma rápida, sem burocracia e totalmente digital, onde as taxas são dispostas em uma simulação de crédito para que a empresa possa se programar tranquilamente.
Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, fintech de soluções financeiras para pequenas e médias empresas, explica: “O empréstimo PJ não só impulsiona o crescimento, como também alivia o caixa atual da empresa. Dessa forma, você não mexe no dinheiro que tem e aproveita o crédito para investir no que precisa para avançar com seu negócio.”
E aí, aprendeu como definir os indicadores de desempenho do seu negócio? Então, compartilhe esse conteúdo com sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.