A indústria têxtil é a responsável por transformar fibras em fios e fios em tecidos, para que se tornem produtos de uso final. Segundo um estudo realizado pela FIEMG, existem mais de 9 mil empresas do ramo no Brasil, que empregam quase 250 mil pessoas em todo país. Nesse contexto, os empreendedores do setor precisam estar atentos às principais dicas de gestão para o seu negócio.
Quer saber por onde começar? Então, vem com a gente!
Dicas de gestão para quem está começando
Empreender não é tarefa fácil e a jornada pode ser ainda mais desafiadora na indústria têxtil e de confecção, um dos setores mais dinâmicos e competitivos no Brasil. Por isso, é muito importante que você, que está iniciando e quer permanecer no mercado da indústria têxtil por um longo tempo, saiba que melhorar a gestão faz parte deste processo.
Fique atento nas mudanças em seu segmento
Acompanhar o mercado e o que as outras empresas têxteis estão fazendo é fundamental, uma vez que as tendências mudam constantemente e em uma velocidade impressionante. Hoje em dia, a informação está muito mais acessível do que há um tempo atrás, portanto, use e abuse das revistas de moda, blogs especializados e influenciadores.
Construa uma marca única para torná-lo referência
Uma marca forte que cria uma conexão genuína com o seu público se destacará em um mercado tão competitivo como o de confecções. Portanto, analise os interesses e necessidades do seu público-alvo, que tipo de moda você faz e no que ela se diferencia da concorrência.
Mantenha um controle adequado das finanças da sua empresa
As margens praticadas na indústria podem ser bastante apertadas, principalmente frente à concorrência internacional. Logo, mantenha um controle claro dos custos de produção e matérias-primas, como mão de obra, despesas comerciais, marketing, comunicação, depreciação e amortização.
Faça uma boa gestão do processo produtivo
Para uma boa gestão dos processos produtivos da sua indústria, é importante que você tenha um mapeamento claro de todas as etapas, dos gargalos e como cada etapa se conecta com a outra. Integrar as atividades da fabricação do produto contribuirá para o melhor resultado do seu negócio, além de evitar retrabalhos.
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Desafios para quem já está na indústria têxtil
Uma empresa que já está posicionada em um mercado, vai se deparar com desafios diferentes daqueles que uma empresa iniciante enfrenta. Então, ainda que as dicas anteriores sejam úteis também para um empreendedor veterano, existem outros pontos que devem ser observados:
Reveja o propósito da sua marca
Você sabe qual o propósito da sua marca? Sua empresa produz somente para gerar lucros ou há algo maior que guia o seu negócio? As marcas de hoje precisam transmitir um propósito se quiserem se destacar e os consumidores estão mais exigentes a cada dia. Uma boa ferramenta para entender sobre o assunto é o Golden Circle.
Fortaleça a relação com a sustentabilidade
As empresas estão cada vez mais sendo cobradas pelas externalidades que causam. Em outras palavras, qual o impacto que sua empresa causa no meio ambiente e na sociedade? Você está garantindo que os resíduos gerados pela sua produção não impactem negativamente rios mananciais, lagos e biomas? É por isso que o tema ESG está na agenda de investidores e grandes empresas.
Invista em tecnologia
A tecnologia é um elemento essencial na indústria. As chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) causaram uma revolução na maneira como as empresas produzem e comercializam seus produtos e serviços. Por exemplo, a automação industrial, um dos elementos principais da Indústria 4.0, já é uma realidade em países como Alemanha e China. Com o avanço da tecnologia 5G, o Brasil também seguirá essa tendência e sua empresa precisará acompanhar as mudanças.
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Simplifique a gestão financeira da sua empresa têxtil
Uma etapa muito importante para toda empresa é a abertura da conta PJ. No mercado, existem diversas opções disponíveis, que atendem necessidades diferentes de acordo com a natureza de cada negócio.
Como você viu acima, a tecnologia deve ser vista como aliada do empreendedor. Não à toa, a conta PJ digital é uma grande tendência nos últimos anos, já que ela oferece os mesmos recursos da conta PJ tradicional, só que de maneira 100% online. Nesse caso, todas as transações, como TED, Pix, checagem de saldo e emissão de boletos são realizadas através do seu smartphone.
Na BizConta, conta PJ digital da BizCapital, por exemplo, a abertura da conta é feita em apenas alguns minutos e, depois disso, você já consegue realizar todas as transações disponíveis na conta com tranquilidade, além de ter o controle financeiro da sua empresa na palma da sua mão.
Na BizConta, você não paga taxa de abertura e mensalidade, e ainda faz TED e Pix grátis para enviar ou receber. Ah, e clientes que já solicitaram BizCred, crédito PJ da Biz, criam a BizConta em minutos. Baixe o app e finalize o preenchimento dos seus dados:
E aí, gostou das dicas para melhorar a gestão da sua empresa têxtil? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você 🙂
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.