Uma empresa é composta por pessoas e tecnologias que interagem para executar uma série de atividades e atingir objetivos. Essa é a essência de um planejamento operacional que, por sua vez, depende de um planejamento estratégico para que possa ser elaborado.
A seguir, mostramos o que é um planejamento operacional, como ele depende do planejamento estratégico e o que você precisa saber para montar o seu.
Quer saber mais? Então, vem com a gente!
O que é um planejamento operacional
O planejamento operacional tem como objetivo definir as ações que serão executadas para que a empresa atinja os seus objetivos. Além das ações, é comum que o planejamento operacional seja acompanhado de prazos e responsáveis. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o progresso e cobrar os responsáveis pelos resultados.
O planejamento operacional busca responder algumas perguntas-chaves, como:
- Quais tarefas precisam ser divididas?
- Quais os recursos necessários para executar as ações?
- Quem ficará responsável pelas tarefas?
- Qual o prazo de conclusão das metas?
Respondendo essas perguntas, o seu planejamento operacional definirá concretamente e de maneira prática um caminho para atingir os objetivos e metas do negócio.
Para fazer um planejamento eficiente, você pode começar com uma planilha de orçamento da sua empresa. Por isso, criamos um modelo para você preencher.
Planejamento estratégico é o primeiro passo para o planejamento operacional
As informações que servirão de base para o seu planejamento operacional são aquelas definidas no planejamento estratégico. A estratégia de qualquer empresa busca responder três questões-chave:
- Qual jogo vamos jogar: em qual mercado a empresa atua ou pretende atuar.
- Por que jogamos esse jogo: qual a missão da empresa ou o seu propósito para atuar nesse mercado.
- Como vamos vencer esse jogo: qual caminho você seguirá e como espera captar clientes para fazer sua empresa crescer.
Respondidas essas perguntas estratégicas, o próximo passo será definir os objetivos e os resultados-chave. Também chamamos essa metodologia de OKRs, do inglês, Objectives and Key Results. Os objetivos buscam responder “onde queremos chegar”, enquanto que os resultados-chave respondem “como saberemos que chegamos lá”.
Vamos a um exemplo:
Sua empresa busca fidelizar os clientes atuais para que eles continuem comprando na sua loja, física ou e-commerce.
Esse é um bom objetivo. Mas como saber se você alcançou esse objetivo? É preciso definir uma métrica, algo como “50% dos nossos clientes recompraram em nossa loja” ou talvez “75% da nossa base de clientes recompraram nos últimos três meses”. Mas, lembre-se: é preciso ter as ferramentas necessárias para medir fielmente a métrica definida.
Note que se trata de um resultado esperado que dará a dimensão de como chegar até o objetivo de fidelizar os clientes. Agora, a pergunta é como atingir esse objetivo e esse resultado-chave? É aí que entra o planejamento operacional.
Leia mais: aprenda a fazer o planejamento estratégico da sua empresa de forma eficiente.
Como fazer o seu planejamento operacional
Portanto, o primeiro passo para fazer o planejamento operacional é você ter um planejamento estratégico bem definido. Ambos andam juntos. Sem um planejamento estratégico a empresa pode falhar na direção, enquanto, sem um planejamento operacional a empresa pode falhar na execução.
Leia mais: saiba como aumentar a produtividade da sua empresa.
Com a estratégia da empresa em mãos, podemos partir para a construção do plano de trabalho. O planejamento operacional de uma empresa deve se basear em, pelo menos, quatro pilares:
1) Tempo
Cada pessoa envolvida no planejamento operacional deve estimar quanto tempo leva para executar as tarefas e também definir os prazos de início e término. Dessa forma, é possível estabelecer os prazos adequadamente de acordo com o que será feito para atingir os objetivos da empresa ou, se for o caso, definir outras atividades mais produtivas.
2) Finanças
Já abordamos o tema “planejamento financeiro” aqui e aqui. O planejamento financeiro deve andar lado a lado ao operacional, pois ambos buscam responder quanto dinheiro será necessário para executar as atividades ou o projeto, de onde vêm os recursos e, se for o caso, quanto vai gerar de receita. Aproveite a nossa planilha de orçamento para ajudar com essa etapa.
3) Recursos financeiros
Precisamos definir quem vai executar cada tarefa a partir das habilidades necessárias para essas tarefas. Assim, vamos ponderar se há a necessidade ou não de contratar as pessoas certas (é preciso conciliar essa decisão com o planejamento financeiro), além de estabelecer quem vai gerenciar a equipe.
4) Indicadores de desempenho
Por fim, além dos resultados-chave definidos no planejamento estratégico, precisamos definir quais as métricas de desempenho para cada atividade. O que chamamos comumente de Key Performance Indicator (KPI) ou indicadores de desempenho ajudam a liderança a acompanhar o trabalho, avaliar a direção e redefinir rotas, caso necessário.
Agora que você já sabe como fazer um planejamento operacional para atingir os objetivos da sua empresa, é a sua vez!
E, não esqueça: no app da Biz, você simplifica a gestão financeira da sua empresa e pode organizar todos os seus pagamentos de um jeito simples e prático, além de fazer o seu pedido de crédito PJ direto do celular.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.
Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube. Segue a Biz, vai!