14 jan 2023

Como fazer um planejamento operacional e estratégico

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leitura de 6 min
Como fazer um planejamento operacional e estratégico

Uma empresa é composta por pessoas e tecnologias que interagem para executar uma série de atividades e atingir objetivos. Essa é a essência de um planejamento operacional que, por sua vez, depende de um planejamento estratégico para que possa ser elaborado.

A seguir, mostramos o que é um planejamento operacional, como ele depende do planejamento estratégico e o que você precisa saber para montar o seu. 

Quer saber mais? Então, vem com a gente!

O que é um planejamento operacional

O planejamento operacional tem como objetivo definir as ações que serão executadas para que a empresa atinja os seus objetivos. Além das ações, é comum que o planejamento operacional seja acompanhado de prazos e responsáveis. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o progresso e cobrar os responsáveis pelos resultados

O planejamento operacional busca responder algumas perguntas-chaves, como:

  • Quais tarefas precisam ser divididas?
  • Quais os recursos necessários para executar as ações?
  • Quem ficará responsável pelas tarefas?
  • Qual o prazo de conclusão das metas?
planejamento estratégico = definir as tarefas e recursos necessário, escolher os responsáveis e determinar prazos

Respondendo essas perguntas, o seu planejamento operacional definirá concretamente e de maneira prática um caminho para atingir os objetivos e metas do negócio.

Para fazer um planejamento eficiente, você pode começar com uma planilha de orçamento da sua empresa. Por isso, criamos um modelo para você preencher.

Planejamento estratégico é o primeiro passo para o planejamento operacional

As informações que servirão de base para o seu planejamento operacional são aquelas definidas no planejamento estratégico. A estratégia de qualquer empresa busca responder três questões-chave:

  • Qual jogo vamos jogar: em qual mercado a empresa atua ou pretende atuar.
  • Por que jogamos esse jogo: qual a missão da empresa ou o seu propósito para atuar nesse mercado.
  • Como vamos vencer esse jogo: qual caminho você seguirá e como espera captar clientes para fazer sua empresa crescer.

Respondidas essas perguntas estratégicas, o próximo passo será definir os objetivos e os resultados-chave. Também chamamos essa metodologia de OKRs, do inglês, Objectives and Key Results. Os objetivos buscam responder “onde queremos chegar”, enquanto que os resultados-chave respondem “como saberemos que chegamos lá”.

Vamos a um exemplo:

Sua empresa busca fidelizar os clientes atuais para que eles continuem comprando na sua loja, física ou e-commerce.

Esse é um bom objetivo. Mas como saber se você alcançou esse objetivo? É preciso definir uma métrica, algo como “50% dos nossos clientes recompraram em nossa loja” ou talvez “75% da nossa base de clientes recompraram nos últimos três meses”. Mas, lembre-se: é preciso ter as ferramentas necessárias para medir fielmente a métrica definida.

Note que se trata de um resultado esperado que dará a dimensão de como chegar até o objetivo de fidelizar os clientes. Agora, a pergunta é como atingir esse objetivo e esse resultado-chave? É aí que entra o planejamento operacional.

Leia mais: aprenda a fazer o planejamento estratégico da sua empresa de forma eficiente.

Como fazer o seu planejamento operacional

Portanto, o primeiro passo para fazer o planejamento operacional é você ter um planejamento estratégico bem definido. Ambos andam juntos. Sem um planejamento estratégico a empresa pode falhar na direção, enquanto, sem um planejamento operacional a empresa pode falhar na execução.

Leia mais: saiba como aumentar a produtividade da sua empresa.

Com a estratégia da empresa em mãos, podemos partir para a construção do plano de trabalho. O planejamento operacional de uma empresa deve se basear em, pelo menos, quatro pilares:

1) Tempo

Cada pessoa envolvida no planejamento operacional deve estimar quanto tempo leva para executar as tarefas e também definir os prazos de início e término. Dessa forma, é possível estabelecer os prazos adequadamente de acordo com o que será feito para atingir os objetivos da empresa ou, se for o caso, definir outras atividades mais produtivas.

2) Finanças

Já abordamos o tema “planejamento financeiro” aqui e aqui. O planejamento financeiro deve andar lado a lado ao operacional, pois ambos buscam responder quanto dinheiro será necessário para executar as atividades ou o projeto, de onde vêm os recursos e, se for o caso, quanto vai gerar de receita. Aproveite a nossa planilha de orçamento para ajudar com essa etapa.

3) Recursos financeiros

Precisamos definir quem vai executar cada tarefa a partir das habilidades necessárias para essas tarefas. Assim, vamos ponderar se há a necessidade ou não de contratar as pessoas certas (é preciso conciliar essa decisão com o planejamento financeiro), além de estabelecer quem vai gerenciar a equipe.

4) Indicadores de desempenho

Por fim, além dos resultados-chave definidos no planejamento estratégico, precisamos definir quais as métricas de desempenho para cada atividade. O que chamamos comumente de Key Performance Indicator (KPI) ou indicadores de desempenho ajudam a liderança a acompanhar o trabalho, avaliar a direção e redefinir rotas, caso necessário.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento operacional para atingir os objetivos da sua empresa, é a sua vez!

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André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

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