09 fev 2022

Saiba o que é e-commerce e confira dicas para usá-lo a seu favor

Saiba o que é e-commerce e confira dicas para usá-lo a seu favor

Nos últimos anos, principalmente no período da Covid-19, muitas pessoas recorreram às compras  pela internet. Um estudo revelou que o e-commerce brasileiro cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta registrada em 20 anos. Por isso, é importante entender o que é e-commerce e como seu negócio pode alavancar as vendas com o comércio digital.

Para ajudar você, empreendedor, preparamos esse material que mostra a evolução dessa “nova” forma de comprar e vender, além de estratégias para e-commerce que vão permitir que o seu negócio tire o máximo de proveito dessa realidade.

Vem conferir!

O que é e-commerce

Já era possível ver um forte processo de amadurecimento dos canais de compras pela internet. A chegada da pandemia apenas acelerou um movimento que já vinha ganhando musculatura há alguns anos.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de 2017 já mostrava que a maioria dos brasileiros têm preferência por comprar pela internet.

As lojas online permitem que o vendedor disponibilize uma quantidade muito maior de produtos, se compararmos aos ambientes físicos. Quem tem um ponto de vendas sabe que um dos principais desafios é encontrar mais espaço para novas mercadorias.

Além da questão física, a mudança de hábito dos consumidores brasileiros e o uso crescente da internet fez a criação de e-commerce praticamente dobrar entre 2014 e 2017. Em 2014, o Brasil contava com cerca de 360 mil sites de vendas online ativos. Em 2017, esse número saltou para cerca de 600 mil.

Depois deste crescimento visto entre 2014 e 2017, foram necessários apenas mais três anos para que o número dobrasse novamente. Em 2020, o número de sites de e-commerce havia alcançado a marca de 1,3 milhão.

Dados da BigData Corp mostram que, em 2014, os canais de vendas digitais representavam cerca de 2% de todos os sites do país. Já em 2019, a participação do e-commerce no total de sites ativos havia alcançado a marca de 7%.

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O impacto da pandemia sob o e-commerce

As medidas de isolamento social ajudaram em dois movimentos importantes: o primeiro, de crescimento das lojas que atuam 100% no ambiente digital, e o segundo, das empresas que têm loja física, mas optaram por expandir os seus canais de atuação. Nos dois casos, o crescimento foi significativo.

Em 2021, o número de sites de e-commerce somou 1,6 milhão, um crescimento de 22% em relação ao ano de 2020. Apenas a título de curiosidade, o crescimento anual de 2020 em relação a 2019 já havia sido de 41%.

Apesar do significativo aumento no número de sites e do crescimento do faturamento do setor, em 2021 os sites de e-commerce representavam apenas 6,2% do número total de lojas do setor varejista, o que mostra o tamanho do espaço que ainda existe para o crescimento deste tipo de negócio.

Agora, é preciso ficar de olho na concorrência. A pandemia obrigou as grandes empresas a investirem cada vez mais em canais online. Ainda segundo dados do BigData Corp, em 2019, apenas 2,2% dos sites eram considerados “grandes”, com fluxo mensal de visitas superior a 500 mil. Em 2021, a participação dos grandes sites saltou para 9,9%.

Ainda assim, os sites “pequenos”, com menos de 10 mil visitas mensais, representavam cerca de 83% do total de páginas de e-commerce do país no ano passado.

Características do e-commerce no Brasil

Assim como é observado no restante das atividades econômicas do Brasil, os sites de varejo digital estão muito concentrados na região Sudeste.

Em 2021, o estado de São Paulo concentrava cerca de 52% dos sites de e-commerce do país, seguido por Minas Gerais, (7,2%) Rio de Janeiro (6,6%) e Espírito Santo (1,3%).

Alguns movimentos, ainda em estágios iniciais, mostram que estamos no caminho de uma diminuição da concentração geográfica desses negócios. Em 2018, por exemplo, o estado de São Paulo concentrava mais de 60% dos negócios.

Números divulgados pela NeoTrust, atualizados até 2020, indicam que o Nordeste é a região brasileira que tem apresentado o maior ritmo de expansão.

Um levantamento realizado pela NeoTrust mostra que, em 2020, houve ganho de mais de 20 milhões de consumidores únicos nos sites de vendas online. Com este crescimento, o varejo digital soma cerca de 43 milhões de consumidores únicos, representando um aumento de quase 40% em relação ao ano de 2019.

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6 dicas para construir um e-commerce de sucesso 


1) Se você estiver pensando em montar a sua plataforma de vendas online, fique tranquilo: você não precisará fazer cursos ou treinamentos para colocar o seu site em funcionamento. 

Algumas empresas oferecem alternativas com excelente custo-benefício, com pacotes que já entregam estruturas pré-definidas que podem ser facilmente alteradas para atender o interesse do seu público.


É importante reservar uma verba para momentos de expansão do seu negócio, como a criação de e-commerce, por exemplo. Caso não tenha esse recurso, uma boa alternativa é obter um empréstimo PJ.

Com BizCred, crédito PJ da Biz, as condições são calculadas individualmente de acordo com o perfil do seu negócio e a resposta do pedido sai em minutos. No BizCred, você pode solicitar até meio milhão de reais, com pagamento em até 36 meses. Para fazer uma simulação agora, clique abaixo:


2) Não se esqueça de que os seus produtos estarão em um ambiente virtual, onde seus  potenciais clientes conseguem avaliar, com muita facilidade, se eles estão mais caros ou mais baratos comparado aos concorrentes. Portanto, fique atento aos preços e invista na experiência do cliente.

3) Disponibilize várias opções de canais para o seu cliente entrar em contato, seja pelas redes sociais, pelo site e até pelo telefone. Um bom relacionamento fidelizará o seu cliente e atrairá mais público.

4) Fique de olho nas datas comemorativas de cada mês. Assim, você consegue fazer ações digitais específicas para os seus clientes. Essa é uma das estratégias para e-commerce mais efetivas. 

Para ajudar você a se planejar para as principais datas comemorativas do ano,  preparamos um calendário exclusivo com diversas dicas de gestão para o seu negócio. Baixe grátis aqui:

5) Uma forma de se aproximar do seu cliente é usando as redes sociais. Um estudo da BigData Corp mostra que cerca de 70% dos sites de vendas online tiveram presença nas redes sociais em 2021. 

É por esse motivo, também, que você precisa adaptar o seu site aos dispositivos móveis. Cerca de 87% das pessoas realizaram suas compras online por meio do celular no ano passado.

6) Acompanhe dados sobre seu funil de vendas, veja a quantidade de pessoas que entram no seu site e quantas delas fizeram pesquisas ou clicaram em algum produto. Tudo isso pode contribuir na captação de uma grande quantidade de clientes em potencial.

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E aí, entendeu o que é e-commerce e criar um e-commerce de sucesso? Então, compartilhe essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você =)

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”

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